Com uma técnica que mistura luxo e respeito, João Paulo Rodrigues é sucesso como beauty stylist e conta dos planos para o futuro, realizações da carreira e sonho de maquiar Sabrina Sato


Maquiador, cabeleireiro e super talentoso, o beauty stylist foi quem assinou o super editorial do site HT com a atriz Fabiana Karla e com o ator Thiago Martins. Na carreira, ele ainda acumula trabalhos com grandes nomes como, por exemplo, Fernanda Montenegro. “Foi uma experiência incrível”

“Eu sou o típico sagitariano com ascendente em gêmeos. Ou seja, sou extremamente sonhador. O meu lema sempre foi pés no chão e cabeça nas estrelas”. Para quem não entende nada de astrologia, João Paulo Rodrigues é uma tradução fiel da mistura de realidade e imaginação no mundo da beleza. Maquiador, cabeleireiro e super talentoso, o beauty stylist foi quem assinou o super editorial do site HT com a atriz Fabiana Karla e com o ator Thiago Martins. Com diversos planos para seu futuro na profissão, honrando seu ascendente em gêmeos, João Paulo também é pé no chão e se preocupa em deixar boa impressão por onde passa. Afinal, a pitada em sagitários não o deixa sair do foco.

Na carreira como beauty stylist, ele acumula diversos nomes de peso que já passaram por sua mão. Um deles, nada menos que Fernanda Montenegro, a maior dama do teatro brasileiro. Inclusive, foi a atriz o trabalho mais especial da trajetória de João Paulo Rodrigues como maquiador. “Foi uma experiência incrível ter tido contato com uma atriz com a trajetória que ela tem. Fora que foi naquele momento, quando eu estava no banheiro da Fernanda Montenegro, que eu realizei que tinha me tornado um maquiador profissional, que é o que eu sempre desejei ser”, contou João que, na esfera dos sonhos, tem Sabrina Sato e uma grande marca na São Paulo Fashion Week como ideais.

A beleza do editorial do site HT com Fabiana Karla foi assinada por João Paulo Rodrigues (Foto: Vinícius Mochizuki)

Mas quem vê João Paulo brilhando nos pincéis com grandes estrelas hoje não imagina que esta é uma história antiga. Na verdade, há sete anos, este é um diamante que o beauty stylist vem lapidando com muito estudo, experiência e, claro, talento. “Eu comecei a trabalhar com maquiagem há uns sete anos quando eu entrei para o time da MAC. Lá, eu fazia noiva, produção e cabelo. Dentro da empresa eu aprendi muito do que eu sei hoje, mas eu também tive a oportunidade de trabalhar no varejo com outras marcas de luxo, como Lancôme, Dior e Yves Saint Laurent. Foi então que eu decidi estudar para poder lapidar a minha mão, dar o meu olhar e ter a vivência que eu tenho hoje”, contou o profissional que hoje define a sua carreira com as palavras respeito, individualidade, técnica e luxo.

E este investimento em teoria foi fundamental. Hoje, mais do que dominar a técnica da beleza, João Paulo Rodrigues traz um conceito por trás de suas produções. “A minha identidade é não querer mudar o traço de nenhuma mulher. Eu não quero distorcer a imagem de ninguém e, por isso, a minha maquiagem tem acabamento luxuoso e é polida. Então, o meu trabalho é de valorizar os traços e exaltar o que tem de mais bonito”, explicou João Paulo que, através de seu trabalho, quer proporcionar felicidade às pessoas. “O que mais me encanta é poder levar autoestima, bem-estar e experiência de beleza. Eu acho que muitas mulheres não têm isso porque possuem apenas maquiadores e cabeleireiros burocráticos. E isso não as garante essa experiência de beleza”, destacou.

“A minha identidade é não querer mudar o traço de nenhuma mulher” (Foto: Reprodução)

Com ele, essa experiência de beleza vem em paralelo à própria bela identidade de cada mulher. Para João Paulo Rodrigues, uma boa maquiagem não é necessariamente aquela que te faz ficar parecida com alguma musa. E, sim, aquela que te faz sentir a própria musa. “A beleza assinada por mim sempre tem a preocupação em respeitar a intimidade e não invadir a individualidade e nem descaracterizar uma pessoa. Eu acho que o mercado hoje em dia está com uma demanda muito grande de as pessoas quererem parecer outras, e não usar a maquiagem em prol delas mesmas”, analisou.

Por falar em mercado, João Paulo Rodrigues ainda apontou os novos tempos dentro de sua profissão como beauty stylist. Para ele, a moda dos tutoriais e a febre das blogueiras descaracterizaram e desprofissionalizaram o ofício de maquiador. Hoje, empoderado de um bom kit na mão, todo mundo pode assumir status de beauty stylist. Ou não. “Todo mundo acha que ser maquiador é só ter uma caixinha de produto para trabalhar no fim de semana. Mas é muito mais que isso. Essa é uma profissão que requer estudo, esforço e que é preciso criar uma identidade por trás da marca. Então, para mim, o nosso ofício está muito desvalorizado porque todos acham que podem oferecer o serviço que um maquiador profissional tem”, disse.

Para João Paulo, hoje vivemos um cenário de desvalorização da profissão com o boom das blogueiras de beleza (Foto: Reprodução)

Por isso, para remar em um mar cheio de ondas gigantes, João Paulo Rodrigues segue investindo na carreira. Para o futuro, o beauty stylist contou que tem planos de abrir um cantinho próprio. Em um prédio comercial, João Paulo planeja inaugurar uma sala para receber, ensinar e promover beleza e bem-estar entre clientes a amigas. “Eu quero fazer meus trabalhos de tutoriais, criar meus projetos de portfólio, desenvolver tendências e descobrir novos produtos. Mas, além disso, também ter um espaço personalizado para receber mulheres que queiram aprender a trabalhar texturas e fazer um curso profissionalizante para maquiadores profissionais”, contou o maquiador João Paulo Rodrigues.