No Brasil, o projeto +Estampa, da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) já é unanimidade e referência quando o assunto é a criação de padronagens inovadoras e exclusivas. Por isso, agora, a iniciativa coordenada pelo consultor do Núcleo de Design da associação, Lucius Vilar, irá ganhar o mundo. Como já adiantamos por aqui, esta edição do Salão de Design e Inovação de Componentes, que apresentou as apostas do Inverno 2018 em São Paulo nos últimos dois dias, também celebrou a internacionalização do +Estampa em parceria com a Abit. “Com o mesmo conceito do Inspiramais, este projeto está sendo exposto em duas feiras fora do Brasil. Então, esse mesmo formato poderá ser visto no Colombiatex, na Colômbia, e na Première Vision de Paris”, disse a superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães.
Para entender como será este processo, Lucius Vilar explicou e destrinchou a notícia da internacionalização do +Estampa. Nesta edição do evento, o projeto apresentou as criações para o Verão 2019, que terá a palavra Resistência como conceito. Como pilares de criação, o trabalho desenvolvido nesta iniciativa passeou pelas temáticas de ruptura, teatro e América Latina. “Então, dentro desses temas, a gente foi atrás de referências de miscigenação, cores, bordados, desenhos e ilustrações no âmbito da arte. No caso da moda, também buscamos inspirações que pudessem nos ajudar na construção deste conceito”, explicou.
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Assim, para fora do Brasil, o projeto +Estampa irá traduzir em cores, formas e texturas algo que é intrínseco a nós: a cultura latina. “Nós estamos falando de uma temática que entendemos bem, que é a América Latina. Muitas vezes, quando eles querem fazer isso, acabam desenvolvendo um produto sem a vivência que nós temos de todos os dias. Então, de certa forma, eu acho que estamos apresentando o nosso universo da maneira com que vivemos ele diariamente”, analisou Lucius que também irá trabalhar a temática do protesto na proposta de Resistência. “A gente utiliza toda uma parte conceitual para protestar do nosso jeito como designers. E podemos fazer isso com frases, letras e bordados. Esta foi a maneira que encontramos para fazer este protesto e sermos resilientes e resistentes”, completou.
Outro ponto importante deste processo de internacionalização do projeto +Estampa estará no trabalho desenvolvido na Colômbia. De acordo com o coordenador da iniciativa, o país não possui hoje estúdios que produzam a criação e o desenvolvimento das estampas em um mesmo local. Aliás, seja na Colômbia, no Brasil ou em diversos outros países, a tecnologia tem sido um importante aliado desta produção autoral de estampas. “A impressão, cada vez mais, vem para todas as bases de tecidos com uma qualidade digital brilhante. Desde a edição passada, eu já destaco que as coleções estão ficando mais estampadas a cada temporada. Só hoje, eu já recebi a visita de diversas marcas brasileiras que estão interessadas em novas estampas”, contou o consultor da Assintecal que apontou a consequência deste avanço na tecnologia. “Como a qualidade de impressão está crescendo, consequentemente o número de estúdios desenvolvendo novas estampas também aumenta”, comemorou.
E, se o número de novas padronagens está crescendo, o incentivo ao trabalho autoral também. Só nesta edição do Salão de Design e Inovação de Componentes foram 12 estúdios de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina expondo suas criações de estamparia para o Verão 2019. Em comum, essas padronagens destacaram desenhos enormes e bordados riquíssimos, como apontou Lucius Vilar. Em relação à cartela, o resultado também foi algo bem intenso. “A gente tem tons de vermelho, rosados, amarelo e verde. Será um verão muito forte. O tempo todo nós estamos trabalhando uma proposta exagerada, no bom sentido, seja na modelagem, na cartela de cor ou nos bordados. Está tudo bem maximizado”, adiantou.
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