“Sou uma grande admiradora da moda. Acho lindo. Uma delícia se vestir, usar acessórios. Minha profissão tem disso, né?! Sou ligada. Gosto. Acompanho a moda e tenho fases de estilo ao longo da vida. Adoro mudar e amo novidades e possibilidades que a moda gera hoje para o mundo. Tudo vale, tudo pode, com bom senso”. Esta é uma das frases de Giovanna Antonelli em nossos inúmeros bate-papos sobre moda, estilo e tendências. No ar como a deliciosa vilã de “A regra do jogo”, Atena, a atriz tem provado novamente ao público brasileiro seu talento como intérprete e sua força como ícone fashion, ao mesmo tempo em que lança sua segunda coleção em parceria com a Leader, inspirando-se na profusão cultural do Marrocos para o Alto-Verão.
Na Coleção Gio Antonelli, as peças exibem a perfeita mistura entre a cultura marroquina e a pegada brasileira na moda. Vestidos longos e leves (entre R$ 89,99 a R$ 125,95), com estampas que trazem padronagens repletas de cores contrastantes e vívidas, dão liberdade e conforto ao corpo e proporcionam frescor para as temperaturas do Alto-Verão, assim como os modelos curtos e rendados (R$ 99,95) adicionam um toque feminino e delicado ao look. Na mesma pegada, saias de cintura-alta e compridas (R$ 99,95), usadas por 10 entre 10 cariocas, são umas das principais apostas para a temporada. A mandala e os desenhos dos azulejos marroquinos, dois ícones, ganham destaque em calças elegantes (R$ 95,95).
Incrementando ainda mais a linha, blusas básicas ganham o diferencial de detalhes bordados na manga, em tecido de seda (R$ 49,99); estampas de lenço com palavras alto-astral, como “Something awesome”, ou ainda repletas de mandalas (R$ 39,99); cores-chave espalhadas por modelagens arejadas em tecido devorê (R$ 29,99); ou ainda camisetas de malha com detalhes de bolsinhos (R$ 49,99). O jeans, material que nunca sai de moda, aparece em shortinhos destroyed (R$ 69,99) e calças skinny (entre R$ 79,99 e R$ 89,99).
“O Oriente sempre foi uma fonte de inspiração. Os vestidos e as saias longas, os destalhes em renda, os bordados, tudo é muito gostoso de usar”, comentou Giovanna Antonelli sobre a coleção que leva seu nome. “Fiquei deslumbrada com as cores e diversidade do Marrocos. Participar dessa nova coleção da Leader foi muito prazeroso”, observou a atriz sobre sua nova parceria com a marca de fast-fashion. Como contamos aqui, Gio também foi a estrela de uma linha lançada para o Dia das Mães da rede, na qual posou para a campanha com as filhas, as gêmeas Antônia e Sofia.
As tendências do mundo árabe, do Oriente Médio, do Sul da Ásia na moda, como já contamos aqui, são também as principais apostas do universo fashion para a estação mais quente do ano. Desde o passado e culminando nos anos 1970, a troca de mercadorias com aquelas regiões e as aberturas econômicas deram chance para a chegada de matéria-prima e, consequentemente, tendências comportamentais ao Ocidente, coincidindo com o surgimento da estética hippie, que se apropriou dos tecidos e estampas de países como Índia, Paquistão e Egito. A influência se expandiu até para o universo musical, através da viagem que os Beatles fizeram à Índia e a profusão de festivais e acampamentos hippies pelos Estados Unidos, como o Woodstock e o Taylor Camp, que também auxiliaram na popularização das tendências pela década, perpetuando-se pelos anos 2000 com a chegada da internet.
Hoje, turbantes, acessórios, pashminas, saris e até a forma como as mulheres do Oriente Médio aplicam a maquiagem se tornaram produto de um mundo globalizado, onde a troca de informações promove o intercâmbio cultural. Estilistas, como o libanês Elie Saab, ganham projeção mundial e entram para a lista de queridinhos das hollywoodianas.
Não precisa ser fashionista para entender que a moda tem seus ciclos e sempre dá um salto no tempo, buscando referências em décadas passadas para se reinventar de maneira contemporânea. E, nos últimos meses, o boho, o hippie chic e o folk têm sido fontes de inspirações para modelagens, tecidos e estampas, marcando uma forte presença ao longo do inverno, perpetuando-se durante o próximo verão (como já mostramos na coleção da Leader) e culminando na alta estação. Para reforçar ainda mais essa tendência, o Oriente Médio é também um dos principais destinos de exportação para a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) desde 2011, promovendo um intercâmbio cultural com o Brasil, que pode ser representado pelos R$ 9,5 milhões investidos no nosso vestuário entre 2009 e 2010.
Na coleção desenvolvida por Giovanna Antonelli para a Leader, as peças trazem inúmeras referências à cultura, indo da arquitetura daquela região à forma como as mulheres encaram a própria sensualidade em uma tradição de cuidados com a vaidade que é passada de geração para geração. Os diversos tons da medina de Marrakesh se transformam em uma ampla paleta de cores para a estação, enquanto os azulejos e a treliça muxarabi, elemento arquitetônico criado no país para dar ventilação e iluminação aos espaços, influenciaram estampas e bordados.
A ligação de Giovanna com a região começou ainda na época da novela “O Clone”, de Glória Perez, quando ela interpretou a inesquecível Jade e, tanto a Dança do Ventre exibida pela personagem – quem não lembra da cena em que ela encontra com o personagem de Murilo Benício e faz uma performance hipnotizante da Dança dos Sete Véus? – quanto os acessórios usados por ela nos pés e nas mãos se tornaram tendência inegável entre as mulheres. Mais uma faceta da atriz que tem se mantido como um dos principais nomes na dramaturgia brasileira, conseguindo sempre despertar o interesse do público por seu estilo, perpetuado com seus trabalhos de destaque. Basta recordar o pixie cut da vilã Bárbara, em “Da cor do pecado” (João Emanuel Carneiro, 2004) ou as gargantilhas de Capitu, em “Laços de família” (Manoel Carlos, 2000). Até a atual Atena, que entrou há pouco tempo para o universo televisivo, já tem causado impacto com seu estilo elegante e suas madeixas louras.
Como a própria Giovanna nos contou em entrevista, ela se considera “uma grande admiradora da moda”, e ainda entregou o que não pode faltar no seu guarda-roupa: “Calça que vista muito bem. Boca mais aberta. Alonga e afina a gente. Vestido longo e saia longa. Adoro longos. […] Estampas lindas. E básicas também”. E basta observar a coleção acima para perceber que a atriz realmente imprimiu a sua chancela nas peças, trazendo uma ampla variedade dos itens que considera indispensáveis.
Em suas redes sociais, Gio expressou o tamanho de sua empolgação ao receber em mãos o resultado de um trabalho tão cuidadoso, compartilhando com seus quase três milhões de seguidores: “Acabei de receber em primeiríssima mão da Leader! Minha nova criação. Toda a coleção já está disponível nas lojas! O catálogo também está incrível! Tudo feito com muito carinho para vocês! Estou muito feliz e cheia de orgulho desse projeto lindo, que é a minha cara e foi feito com amor”, escreveu a atriz, que se prepara para o lançamento de “S.O.S. Mulheres ao mar 2” , continuação da comédia de sucesso dirigida por Cris D’Amato, a qual integra o elenco ao lado de Reynaldo Gianecchini, Fabiula Nascimento, Thalita Carauta entre outras feras.
A nova colaboração de Giovanna Antonelli com a Leader é o ápice da tendência do Oriente Médio, e reforça ainda mais a identificação da mulher brasileira com esse estilo, em consonância com a nossa alta estação. As peças apresentadas ainda carregam a pluralidade que é uma das principais chancelas do trabalho que a rede de fast fashion tem imprimido em suas roupas, além das amplas referências culturais, que se transformam em uma linha globalizada, sem perder a pegada brazuca.
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