Claudia Simões fecha 2015 com estilo e conversa com HT sobre decoração e casa com personalidade: “Acredito que isso seja bastante uma extensão da moda”


À frente da Claudia Simões Casa, a empreendedora e empresária fala sobre a conjugação da atitude pessoal para o interior de um ambiente, dá dicas para Natal e Réveillon e ainda revela qual o cantinho preferido de seu próprio lar

É no número 476 da Rua Visconde de Pirajá, esquina com a Garcia D’Ávila, e bem no coração de Ipanema, onde Claudia Simões tem a sua loja Claudia Simões Casa, de artigos para cama, mesa, banho e decoração. O endereço é o mesmo no qual a empresária manteve por mais de três décadas a grife Claudia Simões de moda, vestindo mulheres sofisticadas, com muita brasilidade e qualidade ímpar de seus produtos. Mas há pouco mais de um ano, após uma conversa com a filha, Maria Claudia, surgiu a ideia de investir em uma outra vertente de estilo. “Costumo brincar que é mais ou menos a mesma intenção. No entanto, ao invés de fazer a moda para as pessoas vestirem, optei por incentivá-las a vestir suas casas”, comenta Claudia em conversa com HT. E, em um ano em que a maioria do país se viu em crise ou com dificuldades de venda, ela conta que o resultado da Claudia Simões Casa foi tão positivo que lhe proporcionou muita esperança para 2016.

Fachada da Claudia Simões Casa em Ipanema (Foto: Reprodução)

Fachada da Claudia Simões Casa em Ipanema (Foto: Reprodução)

Mas isso não é nenhuma surpresa para quem acompanha a bela carreira de Claudia. Quando estreou com sua marca de moda no Fashion Rio, em 2009, a primeira fila de seu desfile trazia nomes que iam de Maria Clara Gueiros e Milena Toscano a Glória Maria e Samara Felippo. Nas coleções, uma elegância indescritível que não deixava de lado a sensualidade, ao mesmo tempo em que conseguia traduzir a mulher contemporânea e seus desejos com excelência, criando coleções elogiadíssimas. E é com essa filosofia de criar beleza e exercer sua criatividade que ela tem tocado a Claudia Simões Casa. “Adoro criar jogo de cama, guardanapo e detalhes diferentes na decoração. Eu crio todos os acessórios e tenho prazer de ver na loja, porque faz o diferencial. Ao mesmo tempo, adoro a moda e vestir as pessoas, mas, nesse momento, estou levando isso para o lado da casa, o que está me fazendo muito bem”, conta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Claudia ainda explica que a casa é uma extensão natural do estilo pessoal de alguém e o importante é diversificar na decoração da mesma forma que é possível inovar em um closet. “Na casa, você troca menos os móveis. Então, geralmente, há uma neutralidade nas cores. Em compensação, na cama, mesa e banho há um lado fashion com o qual você pode brincar”, observa, dando ainda dicas sobre as diferentes fases e oportunidades para apostar na decoração. “Para o Réveillon, por exemplo, você pode conjugar a cama com lençóis brancos e adicionar um tom terroso, que é bem bacana. Eu estou em um momento de cores mais pasteis e também posso apostar nisso na minha casa. Acredito que seja bastante uma extensão da moda”, avalia.

Claudia Simões sobre as vantagens da decoração: "Você tem uma certa quantia de dinheiro para gastar com um vestido e não é preciso muito mais do que isso para mudar a sua casa" (Foto: Reprodução)

Claudia Simões sobre as vantagens da decoração: “Você tem uma certa quantia de dinheiro para gastar com um vestido e não é preciso muito mais do que isso para mudar a sua casa” (Foto: Reprodução)

Para ela, ainda há uma grande vantagem no que diz respeito ao investimento de uma decoração, principalmente se comparada com a moda. “Você tem uma certa quantia de dinheiro para gastar com um vestido e não é preciso muito mais do que isso para mudar os acessórios da sua casa. Não precisa trocar os móveis. Compra uma colcha fixa para a cama. É mais prático. Bastam algumas almofadas coloridas no sofá, um jogo americano com azul marinho para a mesa, por exemplo, e você consegue mudar as cores e a energia. Isso é o legal de poder vestir a casa sem mudar os móveis para dar uma cara diferente com um custo que não é alto”, analisa.

Outro ponto primordial no que diz respeito à decoração e à facilidade com que é possível inovar no ambiente caseiro: uma vez que a moda vai e vem com temporadas, a casa tem suas peças básicas que podem servir como ganchos, a partir dos quais é possível gastar pouco e mudar muito. “Agora, no verão, é tudo colorido. No inverno, as cores são mais neutras. Mas, de qualquer forma, você não perde as peças. É igual ao que fazemos com nossas roupas. No closet, você sobe as que não vai usar em determinada temporada e desce as que serão primordiais no dia a dia. Não há perda, porque você pode aproveitar tudo. E ainda tem a possibilidade de levar para uma casa de campo, ou praia”, explica.

Essa característica de atemporalidade também foi um fator fundamental no que diz respeito às vendas da Claudia Simões Casa. Mas a empreendedora ainda vai além e faz uma análise comportamental dos brasileiros em um dos períodos mais difíceis na recente história econômica do país. “Acho que a decoração é fundamental, principalmente em ano de crise e insegurança, quando você fica mais em casa e dá muito valor ao seu espaço. Aquela mesma vontade de compra que você tem quando vai a uma loja para ver um vestido novo também existe para arrumar a sua casa e dar uma cara nova para o seu quarto, por exemplo. Eu vi as pessoas extremamente abertas a quererem mudar e inovar. Tenho observado também que a mesa passou a ser muito valorizada e estamos trazendo alguns modelos exclusivos de toalhas, jogos americanos, caminhos de mesa e porta-guardanapos para a loja. Foi um trabalho novo, diferente, que superou o que eu esperava, e me deu aprendizado para esperar algo melhor para o próximo ano”, conta sobre a sua experiência à frente do novo negócio.

Claudia Simões com a filha, Maria Claudia Simões, com quem teve a ideia de investir no ramo da decoração (Foto: Reprodução)

Claudia Simões com a filha, Maria Claudia Simões, com quem teve a ideia de investir no ramo da decoração (Foto: Reprodução / Vera Donato)

Em época de fim de ano, quando a casa costuma estar mais cheia do que o usual e é sempre bom receber visitas com uma cara nova, Claudia Simões não deixa de dividir com HT as dicas primordiais para uma decoração infalível, sem precisar gastar muito. “O primeiro item a mudar é o sofá. E, se você acha que precisa de uma cor ou clima de verão, temos umas almofadas lindas, além de umas estampas de corais super bonitas, que também dão uma alegria para a sua sala. Agora, de repente, se quiser dar um upgrade no quarto, não há nada mais legal do que colocar na sua cama e dos seus filhos um cobre-leito, com almofadas em cima para proporcionar uma energia positiva para o Ano Novo”, revela.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É pensando exatamente nessa renovação para o próximo ano que Claudia investiu nas suas coleções de Natal e Réveillon, já atentando para o momento do mercado em que as vendas estão em alta e a decoração se torna essencial para quem recebe os familiares e amigos. “Nós apostamos bastante nas toalhas de lavabo natalinas, nas toalhas de mesa e nos jogos americanos. Fizemos também uns kits para presentear super legais, com uma cesta própria para lavabo, com sabão líquido, toalhinha etc. Comprando o kit, você ganha o desconto de 15%”, explica. E para aqueles que não querem apenas redecorar seu próprio ambiente, mas também procuram por um presente para um amigo ou familiar, Claudia tem a recomendação infalível: “Aposte em um kit com toalha de lavabo. Todos gostam. Agora, para alguém que você ame, não há nada melhor que um lençol ou jogo de cama com 400 fios. Vai ser uma delícia sentir o conforto”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois de tanto conversar sobre decoração e as infinitas possibilidades de inovar em beleza para cama, mesa e banho, HT pede para Claudia compartilhar qual é o lugar que ela mais gosta de ficar em casa e o motivo. “É o meu quarto. E aprecio muito o visual da minha cama. Gosto dela fofa, com muitas almofadas e travesseiros, e sempre mudo a cor. Apesar de eu ter aquela cadeira própria para descansar e ler, adoro uma cama. Também gosto de ter uma manta para me cobrir, mesmo quando estou na cadeira”, revela, provando que entende do assunto e que não perde o estilo onde quer que esteja.