Moda & Beleza

Cecconello é responsável por criar calçados que são puro desejo e já fazem a cabeça (e os pés) de famosas ao redor do mundo. Vem saber mais!

Scarpins, flats, sapatilhas, sandálias e boots da Cecconello bombam o verão com suas estampas ousadas e a blogger Thássia Naves é a maior entusiasta da grife. E tem novidade boa: o preview de inverno já está disponível no e-commerce! Oba!

Publicado em 04/02/2016 | Por Karina Kuperman

“Os sapatos devem ser a extensão do corpo feminino”. Essa frase é de Anderson Furlanetto, o designer da Cecconello. Só a afirmação já bastaria para provar a filosofia da marca que é respeitar as curvas e a personalidade de cada mulher, imprimindo o DNA inconfundível da Cecconello com mistura das tendências internacionais que bombam nas passarelas fashion ao redor do mundo. Os leitores de HT provavelmente já viram as criações de Furlanetto pelos pés das famosas em nossos editoriais exclusivos, como Suzana Pires, que usou uma charmosa bota ‘over the knee’ da coleção ‘Fall 16’ e Mahany Pery, que, em um ensaio color crash supermoderno, calçou a plataforma black stripes da marca. Como se não bastasse, basta entrar no Instagram da Cecconello para ver que a grife está nos pés das mais descoladas: passando por Grazi Massafera, Ágatha Moreira, Thássia Naves e tantas outras famosas apaixonadas pelas criações irreverentes.

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Com mais de 50 mil seguidores no Instagram e 500 mil na página da marca no Facebook, a Cecconello investe forte na interatividade com as consumidoras. Marcelo Böhm, diretor de marketing da marca, explicou que o universo online é fundamental nessa comunicação. “Acredito que a internet hoje é a grande aposta da maioria das marcas. A Cecconello passou por uma transformação nesses últimos cinco anos e a internet tem sido o grande apoiador dessa mudança. A possibilidade de comunicar e interagir com seu público é muito positiva para construção de marca e produto. Nossas redes sociais são hoje nosso principal meio de comunicação com as consumidoras e tem nos dado muitos resultados positivos. O Facebook da marca conta com mais de 500 mil fãs e não pára de crescer. Já no Instagram, conseguimos abranger nosso alcance através de parcerias com blogueiras. A Thássia Naves é uma das parceiras da marca e atinge mais de dois milhões de usuários. Um ponto importante que as redes sociais nos ensinaram foi que realmente no mundo digital não há limites, quando falamos, falamos com o mundo todo”, analisou.

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Com tanto apelo na internet, a Cecconello criou até mesmo uma revista online e, depois de muito sucesso, veio o aplicativo exclusivo da marca, que, atualmente, está disponível na App Store e no Google play. “A revista foi um projeto ousado para a marca, que se comunicava com a consumidora apenas através do canal multimarcas. Com a velocidade que as redes sociais se espalhavam na época, percebemos a necessidade de criar um vínculo direto com nossa consumidora, para que ela estivesse por dentro das novidades da marca. Quando comemoramos 30 anos, a primeira edição da revista foi lançada e tronou-se sucesso absoluto, o que manteve o trabalho até hoje”, lembrou. Depois de analisarem dados e concluírem que mais de 60% dos acessos no site e e-commerce da marca eram por tablets e smartphones, a Cecconello resolveu atender (ainda) melhor seu público: “O aplicativo surgiu um pouco mais tarde justamente por causa da mobilidade. Esses estudos nos fizeram ver a crescente desse público dentro do nosso segmento. Por este motivo, resolvemos lançar o aplicativo, onde a consumidora também possa ter acesso direto aos produtos e novidades da marca. Hoje, você pode inclusive comprar através do nosso app”, disse Marcelo.

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A cartela de cores da Cecconello é extensa e vibrante (Foto: Reprodução/Instagram)

E haja o que comprar! Com seis lançamentos por ano – dois no inverno e quatro no verão, a proposta da Cecconello é ter sempre novidades a oferecer. Por isso, a marca trabalha também com coleções especiais de datas comemorativas, como Dia das Mães e Namorados. O verão 2016 repleto de estilo da marca trouxe uma mistura ousada de floral, listras e poás e o alto verão coroou a tendência mix de estampas com a multicolor geométrica – que não sai dos pés das mais antenadas. “O verão é a cara do Brasil. Seja por termos um clima tropical predominante na maioria dos estados ou pela diversidade cultural que permite a criação de um mix amplo de produtos. Nesta estação, o grande diferencial foi o mix de estampas, que deixou a coleção irreverente e colorida. No lançamento do alto verão, a estampa multicolor geométrica foi o grande atrativo. O poá com fundo colorido também se tornou o must have da temporada. Falando em modelos, posso dizer que as gladiadoras são as mais requisitadas. Na Cecconello elas ganharam um trabalho de trançado handmade nas versões de salto alto e flat”, explicou.

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Ainda assim, cada lançamento conta com mais de 150 modelos – entre flats, sapatilhas, scarpins, sandálias e boots. “O mix da Cecconello foi ampliado. Hoje, a consumidora procura por sapatos diferenciados mas gosta de usar muitas vezes. Ou seja: o sapato, por mais arrojado que seja, pode ser atemporal e ter diversas ocasiões de uso. Isso é algo que eu vejo mudando muito na moda, principalmente no ramo de sapatos femininos. Antes, os sapatos para festas eram em brilho ou cetim. Hoje, usar uma flat ou até mesmo um sneaker combinando com um traje elegante faz de você uma fashionista. É uma adaptação das ocasiões de uso com questões de conforto e também de estilo”, garantiu.

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Além das criações de Anderson Furlanetto, a marca faz parcerias de co-branding bem-sucedidas com outras etiquetas cheias de bossa como a Skazi e o designer Carlos Bacchi e coloca nas prateleiras produtos que viram sucesso absoluto de vendas. “A parceria de co-branding com a Skazi começou em uma reunião informal no Minas Trend Preview e hoje já estamos na segunda edição. O desejo de apresentar ao mercado um produto moderno e para uma clientela exigente fez com que Eduardo Amarante, diretor criativo da Skazi, procurasse uma marca a altura da sua. E encontrou! Com a responsabilidade de co-criar uma coleção-cápsula, ambas as marcas participaram do processo criativo e o resultado foi sucesso absoluto, tanto nas vendas quanto na divulgação”, contou Marcelo. Com o designer de vestidos de festas não foi diferente: “Carlos Bacchi assinou uma coleção-cápsula com a Cecconello que, além de levar seu nome, imprime uma característica muito pessoal sua: o handmade. A linha assinada por ele é hoje a linha premium da Cecconello e os modelos de python verdadeira são o grande must have”, disse. E as parcerias não param por aí: “Temos o co-branding de ‘runaway’. Ou seja: colaboramos na criação de modelos exclusivos para desfiles de grandes estilistas e marcas como Faven, Mabel Magalhães e Nuno Velez”, destacou Marcelo.

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Para as mais ansiosas: o preview do Fall2016Winter já está nas lojas online e disponível para compra! “A próxima coleção já está aí! São dez modelos de boots e sandálias de salto alto e super ousadas. Será uma temporada que revisitará o jeans, animal print e o suede. Cores como borgonha e camel serão as mais vistas na coleção. O grande lançamento será na primeira semana de março e estará disponível em lojas multimarcas e na loja online. Prepare-se para se surpreender!”, adiantou Marcelo.


E tem mais? Teeemmm! Não é só o lado criativo que bomba na Cecconello. A marca se preocupa com as gerações futuras e, como prova disso, assumiu o compromisso social com instituições como a Fundação Abrinq, pelos direitos da criança e do adolescente, e com a Fundação Semear, que realiza ações de responsabilidade social no exercício da cidadania. Mais do que isso: a Cecconello participa do projeto “Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz”, um programa de gerenciamento de resíduos industriais. “Todos os resíduos gerados na fabricação de nossos calçados são enviados para co-processamento. Esta técnica é usada para destruir resíduos industriais de maneira responsável e definitiva, sem a criação de passivos ambientais e garante total eliminação, trazendo segurança com emissão de certificados de destruição térmica e proporcionando o fechamento do ciclo sustentável de todo o processo”, explicou Marcelo, destacando que a sustentabilidade vai além. “Atentos ao bem-estar dos colaboradores e índices de energia, as lâmpadas incandescentes foram substituídas por LED, visando redução de calor, redução real nos custos com energia e maior eficiência de iluminação. A iluminação por meio de LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele de nossos colaboradores, plantas e também aos produtos fabricados”, disse.

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A Cecconello atua no varejo multimarcas desde 1985 e, atualmente, distribui para mais de 1.500 lojas só no Brasil. Além disso, os calçados da marca estão presentes em mais de 50 países em todos os continentes. “O mercado internacional está em plena expansão, principalmente para Cecconello. A exportação hoje é responsável por quase 40% da nossa produção”, garantiu Marcelo, adiantando que vem novidade por aí: “Ainda este ano, planejamos abrir nosso e-commerce internacional, o que possibilitará a compra de produtos Cecconello em qualquer destino do mundo”, contou. Quem vive em terras nacionais também pode se animar: “A intenção da marca é abrir sua flagship store até 2017 para estabelecer um canal direto com suas consumidoras além do nosso e-commerce”, adiantou Marcelo. Nós, do site HT, já estamos ansiosos!

Onde encontrar:
https://www.lojacecconello.com.br/

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