A noite desta segunda-feira foi animada para os fashionistas de plantão que circularam pelo Hammerstein Ballroom, em Nova York. Foi lá que aconteceu o Council of Fashion Designers of America, o CFDA Awards 2016 – uma das premiações mais importantes do mundo da moda organizada pelo sindicato dos estilistas norte-americanos. Entre os grandes nomes do cenário, nesta edição, a grande homenageada da noite foi a cantora Beyoncé, que subiu ao palco não para cantar, mas para receber o prêmio de ícone de moda referente ao ano que passou. Emocionada, e com look completo by Givenchy, a artista fez um discurso agradecendo os esforços de sua família.
“Eu sinto tanto amor e tanto orgulho. Obrigada por essa honra incrível. Desde que eu me lembro, a moda sempre fez parte da minha vida. Seu efeito em mim, na verdade, começou antes de eu nascer. Muitos de vocês não sabem disso, mas minha avó era costureira. Meus avós não tinham dinheiro suficiente e não podiam pagar a escola católica da minha mãe. Então, minha avó costurou roupas para os padres e freiras e fez os uniformes para os estudantes em troca de educação. Depois, ela passou esse dom para a minha mãe e a ensinou a costurar”, contou ela.
“Quando estávamos começando no Destiny’s Child, grandes grifes não queriam vestir quatro garotas negras, com curvas e do interior. E nós não podíamos pagar vestidos grifados ou de alta-costura. Minha mãe foi rejeitada em todos os showrooms de Nova York. Mas, assim como minha avó, ela usou seu talento e criatividade para dar aos seus filhos seus sonhos. Minha mãe e meu tio Johnny desenharam todos os nossos primeiros figurinos e fizeram cada peça à mão, costurando centenas de pérolas e cristais, colocando muita paixão e amor em cada detalhe. Quando usei aquelas roupas no palco, me senti como Khaleesi (personagem de “Game of Thrones”). Eu tinha uma armadura extra. Era muito mais profundo do que qualquer marca”, revelou, bastante emocionada. “Minha mãe desenhou meu vestido de casamento, de formatura, meu primeiro vestido do CFDA Awards, meu primeiro vestido para o Grammy… isso para mim é a verdadeira força da moda”, disse em seu discurso. Em anos anteriores, celebridades como Rihanna e Lady Gaga também foram agraciadas com a homenagem do grupo.
Mas a noite não parou por aí. Já os designers de moda Marc Jacobs e Thom Browne também estiveram entre os destaques da noite. No evento anual, Jacobs arrematou o título de Designer de Moda Feminina do Ano, enquanto Browne agarrou o título Designer de Moda Masculina do Ano. O título de Acessórios foi dado a Mansur Gavriel, conhecido por suas cobiçadas bolsas fundamentadas por Rachel Mansur e Floriana Gavriel. No entanto, nem só de fashionistas viveu a premiação.
Durante toda a celebração, tal como nos tradicionais prêmios de cinema, não faltaram boas piadas do presentador Joel McHale e os números musicais, neste caso com as atuações de Jennifer Hudson e do ator Michael C. Hall que prestou homenagem ao cantor David Bowie, morto em janeiro deste ano. Mas um prêmio nunca é só um prêmio, né? A estatueta atribuída pelo CFDA ainda corresponde a aproximadamente 300 mil euros, que pretendem financiar, durante um ano, os criadores emergentes que mais se destaquem. Além deste fundo, que vem acelerar o desenvolvimento das marcas em ascensão, também é nomeado um mentor para cada um dos vencedores, para que os oriente em múltiplas vertentes, desde a produção das peças à sua divulgação junto da imprensa.
No red carpet, as tops brasileiras Adriana Lima e Alessandra Ambrósio também marcaram presença no evento conhecido como o Oscar da Moda. Além delas, estiveram no CFDA 2016 as irmãs Mary-Kate e Ashley Olsen, Naomi Campbell, com um vestido mega decotado e tranças gigantes, e Olivia Wilde, que chegou orgulhosa exibindo sua gravidez.
Os indicados para cada categoria foram decididos pelo CFDA Fashion Awards Guild, uma rede composta por mais de 450 designers de membros da CFDA, bem como varejistas de moda notáveis, jornalistas, estilistas e formadores de opinião.
Confira os vencedores da noite:
Prêmio de moda feminina: Marc Jacobs
Designer de acessórios do ano: Mansur Gavriel
Estilista de moda masculina do ano: Thom Browne
Prêmio Swarovski de design: Paul Andrew
Prêmio Swarovski de moda masculina: Orley
Prêmio Swarovski de moda feminina: Brandon Maxwell
Prêmio pelo conjuntos da obra: Norma Kamali
Prêmio do Fundador: Donna Karan
Prêmio internacional: Alessandro Michele
Tributo dos diretores: David Bowie
Prêmio de Mídia: Imran Amed, editor in chief do The Business of Fashion
Artigos relacionados