Be. Colônias para Dia dos Pais: O reforçar laços e as memórias afetivas são os melhores presentes para uma família


Acredito que presentear alguém com um perfume requer muito amor ou amizade. Dividir esse prazer, com o pai, então, é sinal de imenso afeto. No fundo, estamos entregando um pouco da nossa essência, daquilo que nós somos, compartilhando gostos, pensamentos, crenças, memórias afetivas, acolhimento. E já que estamos em contagem regressiva para o Dia dos Pais, as dicas são a Marinho (vetiver, lavanda e limão) e a Verde Escuro (musk, baunilha, lavanda e citrus). A primeira por seu aroma profundamente amadeirado, enquanto a Verde Escuro representa a força do musk, combinado com o aroma doce e quente da baunilha

Conheço a Be. Colônias desde o lançamento, no ano 2000, começando pela Verde, que foi a primeira e instantânea paixão, graças ao frescor e cheirinho bom pós-banho proporcionados pela mistura de lavanda e musk. De lá para cá, a empresária carioca Anna Beatriz Londres criou mais sete essências, quase todas com nomes de cores, para todos os públicos. Todas as Be. Colônias têm a autoralidade como chancela, não são testadas em animais, possuem lavanda na composição de suas fórmulas e matérias-primas premium. A filosofia da marca? “A Be. Colônias acredita que não adianta cuidar do corpo sem cuidar da alma, dos valores e da
essência. Quem sabe exatamente como se cuidar, também sabe cuidar do mundo em que vive. Este é o nosso pilar e assim construímos a marca Be. com fragrâncias não testadas em animais e feitas para o seu dia a dia”.

E já que estamos em contagem regressiva para o Dia dos Pais, as dicas são a Marinho (vetiver, lavanda e limão) e a Verde Escuro (musk, baunilha, lavanda e citrus). A primeira por seu aroma profundamente amadeirado, enquanto a Verde Escuro representa a força do musk, combinado com o aroma doce e quente da baunilha. Elas vão estar com 20% de desconto no site da marca.

Be. Verde Escuro

Acredito que presentear alguém com um perfume requer muito amor ou amizade. Dividir esse prazer, com o pai, então, é sinal de imenso afeto. No fundo, estamos entregando um pouco da nossa essência, daquilo que nós somos, compartilhando gostos, pensamentos, crenças, memórias afetivas, acolhimento.

Be. Marinho

E a minha memória afetiva é plural, diversa. Todos os meus sentidos estão em alerta para, assim que acionados, me proporcionarem viagens ao que já vivi, a situações pelas quais passei, a lembranças de um passado que pode ser longínquo, mas parecem estar acontecendo no momento presente. A memória afetiva-olfativa é fortíssima.

Por isso as misturas de essências ao mesmo tempo arrojadas e clássicas de Be. Colônias, com suas alquimias poderosas e únicas, me levam de volta à infância (quando percebia os perfumes dos adultos) e à adolescência (quando já escolhia minhas próprias fragrâncias). Esse mix de juventude e tradição faz bem à alma.

Ao todo o portfólio Be. Colônias tem oito opções: Limonada (lavanda, jasmim, limão e tangerina), Chá Verde (lemongrass, rosa branca, lavanda, gengibre e chá verde), Amarela (lavanda, eucalipto e sândalo), Azul (verbena e lavanda) e Laranja (tangerina, lima e lavanda), além da Verde, da Marinho e da Verde Escuro, de que já falamos acima. Elas vêm em spray (100ml) e em versão roll on (10ml) – geladinhas, uma delícia, que cabe na bolsa seja ela do tamanho que for, próprio para renovar o perfume ao longo do dia, embora as colônias contem com um fixador bastante eficiente.

 HISTÓRIAS DE FAMÍLIA

Na casa da empresária Anna Beatriz Londres era comum produzir as colônias que a família usava. E quando ela decidiu dar um tempo no trabalho em lojas de design de interiores para criar os filhos Luiz Fernando Couto e Luiz Roberto Couto. Os meninos foram crescendo e os perfumes que eles usavam começaram a chamar a atenção de todos na escolas como as crianças mais cheirosas. Entusiasmada, em 2000, Anna Beatriz decidiu criar sua empresa. Os perfumes eram produzidos no lavabo de casa, no bairro carioca do Jardim Botânico, com um processo doméstico e tal qual uma alquimista. Hoje, a Be. é uma das principais marcas autorais no Brasil.

Um momento importante para a Be. aconteceu em 2005, quando, já certificadas pela Anvisa, as colônias passaram ser vendidas em perfumarias. Hoje, a empresa está em 200 pontos de venda espalhados por todo o Brasil, incluindo farmácias. Em 2020, com a pandemia de covid-19, a grife investiu muito em seu e-commerce, que responde atualmente por mais de 10% das vendas.

Anna Beatriz continua sendo a responsável pela criação de todas as fragrâncias de lançamento e é a conselheira da marca. Os filhos Luiz Fernando e Luiz Roberto acompanharam toda a trajetória empreendedora da mãe e hoje, além de sócios, ocupam os cargos de diretor de marketing e diretor financeiro, respectivamente.