Batô Batô conquista o mercado fashion com batas e kaftans e dá o start no Carnaval nesse Alto Verão com linha pós-praia deluxe que virou estilo de vida


As sócias Diana Lins de Noronha, Joanna Tanure e Marta Maciel Brandão Machado sabem que a grife já é um fenômeno e garantem: continuam com a filosofia de exclusividade por preço justo. “Queremos que seja aquela peça fácil de usar, simples e com bossa. Criamos em cima do que queremos vestir. Em como estar arrumada, descontraída e estilosa com uma roupa que tenha um preço legal”, disse Joanna

Estilo o ano inteiro e com um ar de Verão. É assim o lifestyle da Batô Batô, marca das sócias Diana Lins de Noronha, Joanna Tanure e Marta Maciel Brandão Machado e que, com suas batas e kaftans deluxe, chama atenção no mercado fashion. Quase três anos após a criação, a grife é sinônimo de simbiose entre moda despojada e chique e, atualmente, vai além dos beachwear e se prepara para um Carnaval colorido com peças “after beach”. Ou seja: agora, além de tudo, ainda tem aquele shortinho perfeito para o pós-praia, calças soltas que traduzem perfeitamente o espírito leve da Batô Batô, peças em plush, jaquetas, jeans e acessórios essenciais, como viseiras e as toalhas-canga que já são hit absoluto nas praias mais cool.

As sócias e idealizadoras da Batô Batô: Diana Lins de Noronha, Joanna Tanure e Marta Maciel Brandão Machado

As sócias e idealizadoras da Batô Batô: Diana Lins de Noronha, Joanna Tanure e Marta Maciel Brandão Machado

“Fizemos uma linha loungewear com modelagem solta. Para o Inverno, teremos malharia e tricô. Realmente começamos com as batas, mas vimos que as pessoas compravam uma peça e se interessavam por outras e entramos com calças, cropped, plush. A gente acompanha as tendências, mas o bestseller são realmente as batas e kaftans”, explicou Diana.

A Batô Batô faz batas e kaftans confortáveis e repletos de bossa para todas as idades e estilos (Foto: Divulgação)

A Batô Batô faz batas e kaftans confortáveis e repletos de bossa para todas as idades e estilos (Foto: Divulgação)

Quem observa o sucesso da Batô Batô talvez não saiba que a história começou como uma ação entre amigas. Fruto do trabalho conjunto entre uma publicitária e cineasta, uma bailarina e uma advogada, a marca surgiu do desejo das sócias em oferecer peças que driblassem o que viam no mercado: o valor exorbitante ou a massificação. “Por isso, nós fazemos um número limitado de peças e variedade enorme de estampas. Queríamos algo mais exclusivo por um valor bom e que não encontrássemos todo mundo na praia usando a mesma estampa”, explicou Marta, que contou, ainda, que trocou o direito pela moda depois de se casar. “Me casei supernova. Eu tinha acabado de me formar na faculdade e fui morar em Nova York com o meu marido. Senti que era apaixonada por moda e fiz um curso no Fashion Institute of Technology (FIT). Quando cheguei ao Brasil, comecei a trabalhar com eventos e, em seguida, Joanna, Diana e eu nos juntamos com a moda. Na verdade a Joanna é minha melhor amiga de infância e a Diana é prima dela. Como nós três somos da mesma idade, eu sempre conheci a Diana”, destacou.

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Enquanto Marta e Joanna são baianas, Diana é carioca… e a Batô Batô é paulista! “Falamos isso, porque a Batô Batô surgiu quando nós três morávamos em São Paulo, então partiu de lá”, explicou Joanna, endossada por Marta: “Hoje, a Joanna está em Salvador, eu, em São Paulo, e a Diana entre Rio e São Paulo. É claro que temos um olhar especial na loja, seja em Salvador, em São Paulo ou no Rio. Cuidamos de tudo juntas”, ressaltou. E o eixo Rio-São Paulo-Bahia é especial. Nós, do site HT acompanhamos o lançamento da loja no Rio. “E em outras cidades atendemos através de várias multimarcas”, disse Joanna. “Hoje, vendemos em lugares como a loja Gallerist, do Cidade Jardim, a Topshop e a Thelure, que está com uma ação agora pontual para fevereiro. E dá para comprar pelo site www.batobato.com.br também”, ressaltou Diana.

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O Instagram, aliás, é um capítulo à parte na história da marca. “As nossas fotos refletem muito vida real. Nós ganhamos muito mercado nas redes sociais, porque a cliente se identifica, vê pessoas que não são só aquelas modelos magras, secas. São fotos que têm beleza, claro, mas não é aquele padrão estipulado. Nosso maior canal de vendas é, realmente, o Instagram. A cliente olha e vê a peça e pede. Sempre que postamos, vendemos. As pessoas vêem a peça e gostam”, contou Diana. Além disso, a marca estimula a participação de suas clientes nas redes sociais. “Recebemos muita foto de cliente para postar. Fizemos o Instagram crescer muito com esse envolvimento também. É um jeito de a cliente se sentir parte integrante da marca”, explicou. Joanna foi além: “No Instagram foi onde tudo começou. Era despretensioso. Hoje, a Batô Batô representa lifestyle. Esse é o caminho”, disse. Marta acredita que o Instagram é o reflexo da proposta Batô Batô. “Na verdade, toda a nossa história foi acontecendo de uma maneira suave. A marca entrou na nossa vida despretensiosamente e cresceu. Acho que essa linguagem que fizemos do Instagram, vendendo a marca e mostrando a nossa vida, é o que queremos da Batô Batô. Não só uma marca mas um estilo de vida”, definiu.

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E as sócias fazem questão de renovar o estoque o tempo inteiro. “Fazemos seis blocos de ideias por ano e temos o objetivo de mudar tudo a cada dois meses. Teremos novidades na segunda semana de março e trará uma linha em tricô com tons de fluor, malha meio podrinha, bem a cara da praia, ponchos e as toalhas, que viraram um hit!”, adiantou Diana. “Mas nosso ano todo é de moda praia, basicamente, porque temos as clientes que viajam para a Europa em junho e julho e vendemos muito bem nessa época”, acrescentou.

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A coleção do segundo bloco já chega com tons quentes como laranja, vermelho, cereja. Joanna concordou e afirma: elas não se baseiam tanto em estações. “Nós vimos que vendemos o ano inteiro. Então, queríamos proporcionar novidades sempre. Por isso, criamos seis blocos como se fossem coleções-cápsula. Viciamos o público em novidades”, constatou.

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E o que as fãs da Batô Batô podem esperar para o Carnaval, meninas? “Temos estampas diferentes para usar em bloco, com tênis e uma pegada mais jovem. A bata é uma peça que se transforma. Se colocar um colar colado no pescoço dá um glamour, ao mesmo tempo se usar com um compridão de miçangas na praia, vira saída. Pode-se vestir de várias maneiras, com tênis, sandália, chinelo”, disse Diana. “Vamos fazer fotos no Pelourinho com máscara, tênis, uma pegada bem colorida de Carnaval”, contou Joanna.

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Outra linha que tem agradado todas as clientes é a Batô Batô Petit. “Começamos a criar peças pequenas por uma necessidade de mercado. Cresceu muito essa brincadeira de mãe e filha se vestindo juntas”, disse Diana. E, assim como a de adultos, a linha dos pequenos também foi despretensiosa e orgânica. “Nós temos filhas e vivemos nesse universo de mar, barco… Ficávamos pensando o que elas poderiam usar para não sentir calor, para ficar confortável e fomos vestindo de Batô Batô. A galera começou a querer também. Tenho filhos crescidinhos e as amiguinhas na escola pediam a Batô Batô para a mãe”, revelou Joanna.

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Com produção toda em São Paulo, uma loja paulista e dois ateliês, no Rio, e em Salvador, as meninas sabem que a marca já se tornou um fenômeno! “Nós realmente temos muita procura. Até para casamentos na praia. Kaftans servem perfeitamente, porque são deluxe, em materiais lindos e que não amassam”, ressaltou Diana, afirmando que o público é diversificado. “O bom é que agradamos desde uma menina de 17 anos até uma senhora de 80. é saber fazer o diferencial e plural. É um feito bacana que conseguimos. Eu acho que a moda fica cada vez mais prática e democrática. A mulher quer acordar, colocar kaftan, ir à praia e, depois, direto para o almoço, mas estando arrumada. Nossos tamanhos também são muito versáteis e trabalhamos com P, M e G”, entregou.

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Cores e estilo para o verão da Batô Batô (Foto: Divulgação)

Joanna acredita que o conforto é primordial na moda. “É algo fácil de usar, simples e com bossa. Eu crio muito em cima do que eu quero vestir. Moro na Bahia, é calor e sempre penso em como estar arrumada, descontraída e estilosa com uma peça que tenha um preço legal”, disse. E Marta entregou: o que tem bombado no verão é a bata Sara corda. “Na verdade é sempre verão na Batô Batô. Mas, a transparência tem agradado bastante nessa época. Lançamos a ‘Sara corda’, que é uma bata que define bastante a mulher brasileira e o que ela busca na roupa e tem tudo a ver com o verão brasileiro de feminilidade, sensualidade”, explicou. Diana ressaltou que, apesar de sempre buscarem inovação, alguns modelos já se tornaram clássicos: “As batas Joanna, Lucila e Sara já são hits nossos. Sempre fazemos uma releitura em todas as coleções, mas mudando estampas e cores e agregando com a linha de roupa pós-praia”, destacou.

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Com tiragens de poucas peças – cerca de 100 por estampa, a marca se firmou como queria no mercado: são roupas exclusivas e de valor justo. “Ganhamos clientes, porque as estampas acabam e surgem outras. Os modelos até saem e voltam, mas as estampas são realmente únicas”, disse Diana. Atualmente, a Batô Batô é a realização de um sonho e oferece, além de roupas, a leveza de estado de espírito de uma a grife virou febre entre as antenadas. E as sócias sabem: o contato tão próximo com as clientes é, com certeza, a fórmula do sucesso de uma grife que ouve opiniões de suas consumidores sempre. É amor de verão. E como disse Marta: “O verão dura 12 meses por aqui”.

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