Inovação, sustentabilidade e design de qualidade são alguns dos compromissos da Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) com o setor coureiro-calçadista nacional desde sua fundação, em 1983. O que começou com um grupo de empresários visionários, como Omar Pucci, Renato Kunst, Valentino Reichert, Adão Cláudio da Silveira e Celestino Killing, atualmente se consolida como uma das principais entidades responsáveis por impulsionar a economia transformando o ramo de componentes para calçados em algo produtivo, qualificado e com repercussão internacional. “Hoje, tenho orgulho de ver a Assintecal como referência para todo o mercado calçadista brasileiro e mundial, atuando junto com as principais entidades setoriais do país, como Sebrae, Apex-Brasil, MDIC, entidades setoriais, Al-Invest e tantos outros parceiros que ajudam a promover um setor fundamental para a cadeia de calçados”, afirmou Milton Killing, presidente da Assintecal. São 35 anos nos quais a associação se dedica à consolidação deste mercado e ao desenvolvimento de pesquisas. Ao todo, mais de três mil empresas fazem parte desta associação que possui escritórios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
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A Assintecal atua em várias frentes diferentes na busca de transformar o setor através de iniciativas inovadoras. Junto aos mais de 300 associados, a associação trabalha para o crescimento competitivo e sustentável de todas as empresas do ramo, que contabilizam cerca de 1.700 companhias de componentes para calçados, ao levar novas ideia, tecnologias e suporte criativo, estratégico e financeiro. Esta ajuda é prestada através de diversos projetos, apoiados pelo Sebrae, como desenvolvimento de pesquisas, iconografia local, palestras do Conexão Inspiramais em mais de 20 pólos, rodas de inovação, workshops e projetos como Capacitação para Competitividade e Inovação, Manual Virtual para exportação, Preparação o Mercado Internacional, Programa Origem Sustentável, Sistema de Inteligência de Mercado, XRM, Showroom para marcas globais no Brasil, Original by Brasil, Start Line Conexão Internacional. “Há muitos anos que a Assintecal se debruça nos pilares do design e inovação. Agregar valor de moda ao setor de componentes é um dos nossos desafios, e que, cada vez mais, se consolida em todas as esferas do segmento de calçados”, comemorou a diretora executiva da Assintecal e do Instituto By Brasil (IBB), Silvana Dilly. Sendo assim, é uma verdadeira assistência feita à indústria visando o crescimento coletivo da cadeira produtiva.
Todos estes princípios de inovação, sustentabilidade e assistência são reunidos em apenas um lugar: no Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, o Inspiramais. “É a convergência de tudo que acreditamos e construímos nos últimos anos: do mapeamento dos polos, as necessidades de unificar a linguagem e informação de moda, todo o processo de consultorias de moda, capacitação e aprimoramento das empresas, missões internacionais e a exposição de nossa industria no mercado de moda. Hoje, o Inspiramais é o principal salão de materiais de moda da América Latina e que atrai toda a cadeia da moda, incluindo confecções, industria têxtil, setor de móveis, jóias, aviamentos. O Inspiramais faz um alinhamento de moda com todo o setor e contribui para a construção de uma linguagem de moda genuína e com identidade”, explicou Silvana Dilly. A próxima edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais será realizada nos dias 17 e 18 de julho, em São Paulo. Atualmente, o evento se consolida como o principal salão de materiais de moda da America Latina, o que atrai toda a cadeia como confecções, indústria têxtil, entre outros. “O projeto alinha todo o setor e contribui para a construção de uma linguagem genuína e com identidade”, comentou.
Quem ajuda a comandar este evento de prestígio América Latina é a superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães. É ela quem administra as inovações, parcerias e projetos do Inspiramais. Como superintendente da associação, também investe no crescimento do evento. Sendo assim, a sua gerencia é um dos principais motivos que levam ao sucesso do salão de inovações.
O Inspiramais cresce em consonância com a Assintecal
Cada edição que passa o Inspiramais impressiona pelos dados positivos e isto é possível graças ao trabalho em consonância das empresas, fornecedores e fabricantes. Além disso, o salão instiga os empresários a repensar sobre a sua própria indústria o tempo todo. “Todo o projeto é construído junto com as empresas e envolvendo fornecedores e fabricantes, num processo de integração das cadeias de moda. O Inspiramais é genuíno por pensar e refletir a construção da moda brasileira. Acho que isso legitima o evento. O Inspiramais não acontece apenas duas vezes ao ano: ele se desdobra o ano todo, com projetos, reunião das empresas, consultorias e projetos que se complementam. Envolve empresas, setores, entidades, consultores de moda, estilistas e designers, consultorias empresarias de mercado interno e externo… É todo um processo que resulta em produtos assertivos para o mercado, que respondem as necessidades do consumidor e das empresas que comercializam. Sem dúvida, o Inspiramais é o mais genuíno evento de construção de moda do país”, afirmou.
Assim como a Assintecal, o Inspiramais trabalha visando um futuro mais promissor e desenvolvido. A prova deste compromisso é que hoje o evento é o principal responsável pelo alinhamento de coleções e a reunião de fabricantes nacionais e internacionais de diversos segmentos ligados à moda em um só lugar. “O projeto está em constante evolução. Hoje faz alinhamento de coleções e reúne fabricantes nacionais e internacionais de roupas, calçados, joias, móveis e outros segmentos ligados ao Sistema Moda. O que é muito significativo. Além disso os projetos do Inspiramais já não se limitam apenas no país. Além de circular em diversos polos com projetos como o Conexão Inspiramais, projeto cada vez mais presente no mercado internacional. Sempre haverá muito a se fazer quando a industria busca inovação, designer e tecnologi”, garantiu Silvana Dilly.
A Assintecal proporciona o que o mercado quer
Os bons resultados não são apenas expressos em números, mas em palavras. Os visitantes que passeiam pelos corredores da feira reverberam opiniões positivas sobre o Inspiramais devido à capacidade de atender a demanda do evento. “É um mix de respostas. O Inspiramais tem a qualidade dos produtos, o conceito das marcas, a entrega de produtos assertivos para o mercado. Também tem informação e network. O Inspiramais tem o entusiasmo do setor. Todos que estão por lá buscam criar uma moda genuína e produtos que agreguem valor ao seus negócios. Lá tudo se conecta e expande”, comentou. A união entre a indústria e o comércio consolida a importância da Assintecal no mercado calçadista através da Inspiramais.
A necessidade do diálogo entre os diferentes segmentos da economia é um conceito primordial para o sucesso da cadeia produtiva, por isso nada mais justo do que colocar os melhores vendedores e os compradores em um mesmo local. O Inspiramais proporciona este encontro genuíno entre a indústria e os empresários e, por isso, a seleção deste público é importante para os números positivos da feira. Por isso, a Assintecal promove a vinda de profissionais do setor calçadista brasileiro para o evento. “O Inspiramais promove a vinda de profissionais e empresários do setor calçadista brasileiro durante o evento. Com a intenção de facilitar o translado e a hospedagem, a Missão Empresarial se responsabiliza por toda a organização. A mobilização acontece a cada edição e, para o Inspiramais 2019_II, grupos sairão de diferentes locais de diferentes estados”, explicou. Dessa forma, os bons resultados já são uma garantia.
Além de compradores brasileiros, a repercussão internacional deste evento é importantíssima para a divulgação do produto nacional no exterior.“Já em relação ao mercado internacional, o projeto Comprador, promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals – parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) – realiza rodadas de negócios com compradores internacionais e fornecedores de materiais brasileiros. O objetivo do projeto é trazer compradores internacionais ao Inspiramais, possibilitando fechamento de negócios e de novas parcerias para os expositores. Os empresários são selecionados com base em sua relevância no mercado global e/ou potencial de compra, para que a experiência seja a proveitosa tanto para os compradores quanto para os expositores presentes no evento”, afirmou Silvana DFilly. Graças a esta união, o Brasil exporta componentes calçadista para mais de 80 países, sendo os principais Argentina, Estados Unidos, China, Alemanha e México. A entidade já é responsável por grandes avanços da economia com apenas 35 anos, por isso ainda podemos esperar projetos ambiciosos deste grupo.
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