Hoje é dia de homenagear um dos maiores empresários desse país: Anderson Birman, que completa 67 anos e nasceu no Dia de Nossa Senhora dos Navegantes (também conhecida por Nossa Senhora das Candeias, da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança) e, no sincretismo Iemanjá. Homem de fé, de garra e que, bem cedo ganhou a mais linda das cartas do filho, Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co, fazendo uma sinergia com a história de vida de Anderson e a fundação da Arezzo e os 10 anos de IPO com valorização de 325% das ações durante o período. Conheço Anderson há anos e se você quisesse vê-lo sorrindo bastava percorrer a fábrica de calçados ao lado dele, as lojas e as feiras de componentes para fabricação de calçados. Anderson pegava cada calçado e contava desde a escolha do couro até moldes e costuras. E os papos com os amigos calçadistas do Sul? Ah, os olhos brilhavam e não tinham hora para acabar.
Inspirado na garra de seu pai, Anderson Birman, Alexandre sempre pontua que tem “olhos de tigre” para seguir em frente e com um verdadeiro mantra: “Rumo a 2154”. Ele lembra que a Arezzo já nasceu com um DNA “guerreiro”. Eu já contei aqui a história sobre 2154, mas vou relembrar com as palavras do próprio Alexandre: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.
Deixo vocês com a carta de Alexandre e, abaixo, as conquistas do Grupo que também serão celebradas hoje. Parabéns, Anderson!
“Pai, hoje completamos 10 anos do nosso IPO e você seus 67 anos de idade. Motivo para agradecer e celebrar. Imagino a emoção ao ver a construção do seu legado ao longo dessa jornada.
Para quem nasceu em Manhuaçu (MG) – e, ao 8 anos de idade, vendia “os ovos quentinhos de galinha da vovó” e, aos 18 anos, com seu irmão e seu pai, começou a fazer sapatos em uma garagem, criando uma marca e pesquisando nomes de cidades italianas, chegar até aqui não foi uma tarefa fácil.
Nossas conquistas são fruto de muito trabalho e muita dedicação, regados de muita paixão que, baseados nos nossos inabaláveis princípios de envolvimento, transparência, paixão, união, flexibilidade, desafio e contando com a dedicação de um time aguerrido que não foge à luta, foi capaz de gerar resultados incríveis.
O valor que geramos vai muito além dos números. Imagine quantos passos femininos foram dados nos últimos 10 anos, nos mais de 150 milhões de pares vendidos. Quantos casamentos, batizados, viagens, e passeios proporcionamos para nossas fiéis clientes.
Desde a abertura do nosso capital na B3, a bolsa do Brasil, nossa ação na ARZZ3 valorizou 325%, enquanto o IBOV valorizou 79,4%. Tivemos 37 trimestres de crescimento, passamos de 303 lojas monomarca para 808, ampliamos o canal multimarcas de 1.573 clientes para 5.527 clientes e, o melhor, tínhamos 705 acionistas e hoje temos 34 mil sócios.
Em 2020, nossa competência e resiliência foram colocadas em cheque e, mais uma vez, demonstramos nossa capacidade, além de resultados surpreendentes, a família cresceu. Agora, nossos sapatos e bolsas ganharam novos companheiros – camisetas, bermudas, calças – com o Pica-Pau mais charmoso do mundo e novas mentes brilhantes que têm como base da motivação a ambição de construir um mundo melhor. E iremos!
Meus parabéns por tudo o que você e, em nome de todos, meu muito obrigado pelo seu exemplo e seus ensinamentos!
Aos nossos fornecedores, clientes, consumidores, colaboradores, investidores, analistas, nossa gratidão pela confiança ao longo dessa caminhada.
Que possamos, a cada dia, fortalecer nossas raízes para nunca esquecer nosso passado e crescer nossas asas.
Agora que temos um Pica-Pau (kkkk) para voar ainda mais alto! Rumo a 2154!
Te amo, Pai!
PS: Meu muito obrigado à B3 por ser palco desse show e apoiar o empreendedorismo no Brasil”.
Arezzo&Co celebra 10 anos de IPO com valorização de 325% das ações durante o período
Quando estreou na bolsa, em 2011, a receita do hoje conglomerado de moda era de aproximadamente R$ 700 milhões; Em 2020, ainda em meio à pandemia, o grupo atingiu o patamar de R$ 2 bilhões de receita.
A Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans, além do marketplace ZZ Mall, da plataforma de economia circular Troc e do braço de lifestyle a AR&Co, que contempla as marcas da Reserva – a própria Reserva, Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, EVA e INK -, completa, no dia 2 de fevereiro, 10 anos de Companhia aberta na Bolsa de Valores do Brasil, atual B3.
Durante a década, a Arezzo&Co registrou inúmeros marcos em sua trajetória, como a criação de novas marcas, expansão da marca Schutz para o mercado norte-americano, elaboração do seu planejamento estratégico de longo prazo, e movimentos de consolidação de mercado com o licenciamento de uma marca internacional e aquisição de um grande grupo de vestuário brasileiro, conquistando a confiança de investidores e consumidores. Prova disso é que desde a abertura de capital, em fevereiro de 2011, a base de acionistas da empresa saltou de 705 para mais de 34 mil, com forte entrada de pessoas físicas.
A solidez e crescimento do grupo ao longo desses anos também é comprovada em seus resultados financeiros. Desde 2011, a Arezzo&Co já divulgou 40 balanços, registrando crescimento de receita e EBITDA em 37 e 32 deles, respectivamente. Sendo que 2 dos trimestres de queda de faturamento ocorreram durante a pandemia, em 2020.
A celebração, com tantos dados positivos, tem um significado especial não só para a história da empresa, mas também de seu fundador, o empresário Anderson Birman, que completa 67 anos na mesma data. “É muito emocionante celebrar os 10 anos de IPO da Arezzo e mais um ano da minha vida. Passa um filme na minha cabeça de quando tudo começou, há mais de 40 anos em Minas Gerais. Agradeço ao nosso time, incansável e apaixonado, aos nossos investidores, parceiros de negócio, e, principalmente, aos nossos clientes por termos chegado até aqui”, avalia.
Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a companhia continuou investindo e antecipou planos, mostrando solidez e adaptabilidade em momentos desafiadores. Acelerou a digitalização de sua operação com o fortalecimento de suas iniciativas de integração de canais, criação do seu marketplace próprio, o ZZMall, e ferramentas desenvolvidas para impulsionar as vendas online, resultando em um crescimento de vendas no e-commerce de triple digits em relação a 2019. Como base dessa reestruturação, a Arezzo&Co inaugurou o ZZ Digital, um complexo de inovação que funciona dentro da fábrica de Campo Bom, no interior do Rio Grande do Sul.
O grupo também realizou uma de suas maiores transações desde o IPO – a aquisição do grupo carioca Reserva, por R$ 715 milhões. Com a incorporação, a empresa ampliou seu portfólio para 13 marcas, passo importante para executar a estratégia de se tornar uma house of brands. Na sequência, anunciou a aquisição de 75% do brechó online TROC, fundado em 2017 pela empresária Luanna Toniolo, em Curitiba. A transação marcou a estreia do grupo no mercado de second hand, que deve atingir cerca de R$ 31 bilhões até 2029, além de oficializar a operação do ZZ Ventures, braço de corporate venture capital da Arezzo&Co, responsável pela captação de novas startups em diversos segmentos.
“Foi um ano desafiador para o mundo inteiro, mas também inédito e marcante para a Arezzo&Co. Realizamos duas grandes transações que são marcos fundamentais para o futuro do nosso negócio, além de termos conseguido acelerar a digitalização em grande parte da nossa operação. Tudo isso em meio ao cenário extremamente instável e conturbado provocado pela pandemia”, explica Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co.
O empresário também afirma que o recorde de novas empresas estreando na bolsa de valores, especialmente durante o ano de 2020, é um movimento importante e saudável para o mercado, mas reforça que é preciso reconhecer a resiliência e solidez das empresas que já estão consolidadas nesse universo. “Trabalhamos duro para nos reinventar a cada ano, gerando valor aos nossos investidores e clientes”, diz.
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