Arezzo&Co: uma experiência imersiva e sensorial durante o sell in das coleções Alto Verão 24. Let the summer begin!


Vinte e quatro horas depois de divulgar o balanço do segundo trimestre de 2023, que, além de apontar o crescimento de receita, revela que o Grupo teve o maior dia de vendas de toda a sua história no sábado que antecedeu o Dia das Mães, Alexandre e todo o time do Grupo Arezzo&Co inauguraram a Schutz Haus; a Casa Birman, em São Paulo, e realizaram mega eventos emocionante de sell in para parceiros, multimarcas e franqueados. Vem conferir tudo!

“Eu gosto de desafios. Não tenho medo. Temos que arregaçar muito as mangas e seguir em frente. Experimentem acordar cedo e sentir o gás que isso proporciona”. Esta foi a resposta de Alexandre Birman, CEO e CCO do Grupo Arezzo&Co, quando perguntado, certa vez, sobre qual seria a força motriz de sua vida. À época, o Grupo batia recorde de vendas em plena pandemia, lançando mão da total disruptura com o mainstream e a criatividade ressignificando o modo de comunicar, vender seus produtos, empreender, experimentar novas tecnologias com a união do seu time. Três anos se passaram e, coincidentemente, na manhã desta segunda-feira, eu vi uma foto na rede social do empresário, por volta das 6h, na qual ele lia um livro e foi possível observar a seguinte frase: “Só podemos transformar o mundo à nossa volta mudando-nos ante a nós mesmos. Tudo pode acontecer”. E, com essa adrenalina, se lançarmos um olhar exclusivamente para os últimos oito dias, é emocionante ver o pulsar da alta potência de  Alexandre Birman e de todos os que integram o Grupo Arezzo&Co, maior house of brands de moda do país. Vinte e quatro horas depois de divulgar o balanço do segundo trimestre de 2023 – que, além de apontar o crescimento de receita, revela que o Grupo Arezzo&Co teve o maior dia de vendas de toda a sua história no sábado que antecedeu o Dia das Mães -, Alexandre e todo o time do Grupo Arezzo&Co inauguraram a Schutz Haus, em São Paulo. Em seguida, foi a vez da Casa Birman. E mais: realizaram mega eventos de sell in Alto Verão 24 para parceiros, multimarcas e franqueados.

Acompanhei o encontro com mais de 600 representantes de multimarcas, realizado na terça-feira, em São Paulo, e batizado “Let the summer begin!“, com uma infinidade de criações inovadoras das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Vicenza e BriZZa Arezzo e Alme. “Bom dia parceiros, essa rede que faz o nosso coração pulsar mais forte, que leva nossas marcas para milhares de pontos de venda, milhões de clientes por esse Brasil maravilhoso que temos. Bom dia, bem-vindos ao nosso lançamento de Alto Verão, que representa o fechamento com a chave de ouro para esse ciclo do ano de 2023, que tem sido um grande sucesso”, ressaltou Alexandre Birman.

Alexandre Birman fala para centenas de representantes de multimarcas (Foto: Divulgação)

Ele parabenizou “esse time incrível” e frisou que o momento era “muito importante para a gente mostrar a nossa força.Temos produtos para todos os perfis de mulheres, todas as categorias de produtos para o Alto Verão 24, para o Natal… são peças com excelente custo-benefício”. E acrescentou: “Eu me sinto muito orgulhoso de poder hoje, de uma forma bastante estratégica, coordenar um time. A estrutura da Arezzo&Co é composta por sete mil e oitocentas pessoas que estão contribuindo para a nossa construção. Eu tenho o privilégio de trabalhar com nove diretores-executivos. Se eu somar o tempo que esses nove estão juntos comigo dá uns 100 anos. Um século de trabalho. A gente bate um bolão. Desde a pré-pandemia até agora, agosto de 2023, praticamente três anos e meio, a Arezzo transformou, revolucionou esse espetáculo multimarcas”.

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Se a gente pegasse uma amostragem desse Brasil, quantos CNPJs, quantos CEPs nós temos reunidos aqui nesse auditório? São milhares de municípios e eu agradeço muito a vocês que, desde 1972, quando meu pai, Anderson Birman, criou a Arezzo, o canal multimarcas é o nosso parceiro. Eu agradeço muito a dedicação, a confiança de vocês. Saibam que a nossa prioridade é atender da melhor forma esse canal multimarcas – Alexandre Birman

Milena Penteado e Luciana Wodzik (Foto: Divulgação)

Durante o evento de sell in, Luciana Wodzik, diretora executiva de marcas Arezzo&Co (incluindo Arezzo, Brizza Arezzo, Anacapri, Fiever, e Alme), e Milena Penteado, diretora executiva global da Arezzo&Co, anunciaram as novidades que veríamos na passarela nos desfiles de Arezzo, Schutz, Anacapri, Vicenza e BriZZa Arezzo. Fechando a programação, um talk com Rafa Kalimann, Malu Borges e Amanda Lopes, head de parcerias do Tik Tok Brasil.  sobre influência digital.

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AREZZO

O desfile Alto Verão da label foi permeado pelo clima dos dias de puro prazer nos grandes balneários e aquela delícia de curtir o contato com a natureza in totum. Tanto que, afirma a Arezzo: “Estes ambientes solares permitem que a mulher seja mais livre para experimentar várias versões de si. A coleção atende todas as vontades de verão desde a praia até a noite, com muitas texturas e shapes-desejo”.

Para expressar a a pluralidade, um sortimento de materiais personalíssimos que vão do crochê até a ráfia. Para a marca, a identidade da nova coleção dialoga com o “o náutico que, além de elegante, ganha uma roupagem mais moderna e atual, com interferências de rosa claro e um toque de prata, que junto ao azul e vermelho deixam tudo mais fresco”. A intenção no desfile foi apresentar um reflexo da “transição do dia pra noite nestes momentos”. Vimos desde papetes, mules minimalistas e anabelas, ícone da Arezzo por remeter ao primeiro calçado da marca fundada em 1972.

BRIZZA AREZZO

A coleção que vimos para o Alto Verão da Brizza Arezzo, com modelos de flip flop de borracha e sun sandal, “as sandálias que são a cara do verão”, além de mil opções, incluindo as bolsas, claro, traz consigo a ideia do frescor e da praia: brilhos e elementos marinhos dialogam com as texturas naturais e o toque do artesanal, o autoral… A escolha cromática varia entre o vibrante, transitando pelo hot pink e pelo pop yellow, e por tons neutros e atemporais, como o panacota e o army. 

Durante o desfile, vimos a collab La Sirène + Brizza Arezzo. E destaque para os tons metalizados e o efeito holográfico das peças. Com inspiração no fundo do mar, as sandálias e bolsas têm enfeites em formato de conchas com acabamento holográfico. Há uma profusão de amarrações no tornozelo, diferentes tipos de solados, como o square de borracha, e as solas mais tratoradas. O brilho se destaca nas sun sandals com aplicação de manta de strass com efeito furta-cor em contraste com tons neutros.

A marca lança luz para o novo modelo de sun sandal, com a gáspea estilo flip flop em uma plataforma com altura média. São dois modelos com efeito metalizado e a versão com strass se destaca na coleção.

Em tempo: o desfile contou com Rafa Kalimann, que está na campanha da coleção Verão 24, enfatizando a naturalidade feminina que permeia a Brizza Arezzo. As praias de Itacaré, Sul da Bahia acolheram a descontração de Rafa Kalimann. É sobre este matiz que se apoia a campanha de verão da marca: a Brizza Summer Club.

SCHUTZ 

A inspiração da label vêm de lugares como Mikonos, Saint Tropez, Cannes e Ibiza. De lá surgiram os insights de formas, cores detalhes e ornamentos que compõem o  desenvolvimento de Alto Verão da Schutz, norteados por três moods: Boho, Natural e Glam. Segundo a marca, o que baseia a série Boho é o mix de materiais com pegada étnica, texturas e estampas e metais trabalhados. Papetes com mix de materiais como cordões e lenços combinados a solados tratorados, são uma grande aposta. As sandálias foram concebidas com saltos blocos, clogs e flats, com riqueza de texturas como miçangas, franjas e metais trabalhados, construções mais robustas como flatforms, papetes e solados amadeirados. A riqueza de cores e detalhes é puro deslumbramento.

Já para as peças do drop Natural, a inspiração principal foi Saint Tropez. Vamos poder mergulhar em texturas como palhas delicadas, que misturam a trend náutica com couros trabalhados e um toque de brilho. Os materiais contam com profusão de juta, tranças, mix de couros, palhas e toques de cortiça. As espadrilles, flatforms, saltos blocados e as wedges marcam presença nesse tema”. 

Já o conceito da série Glam nos leva a Cannes. Os materiais e shapes, segundo a marca, refletem “sensualidade, delicadeza e sofisticação aos produtos. Lançamos mão do metalizado com diferentes texturas de couro, enfeites autorais, pedrarias e malhas brilhosas que trazem ao Glam o refresh necessário para o Alto Verão. Shapes como kitten heel, flats trabalhadas, cabedais com multi tiras delicadas e amarrações com brilho, dão o tom de sofisticação”. E todos os moods do projeto Alto Verão estarão refletidos nos sneakers.

 ANACAPRI 

O destaque para a artesania, com tramas naturais em diversas texturas e paletas para todos os gostos. Desde as cores vibrantes, passando pelos terrosos e também o metalizado. Sempre com a pegada anatômica.

A marca lança mão shapes icônicos, como o cabedal em formato H e as tiras cruzadas nas peças. Esta é a grande signature da coleção, que se orienta com a ideia de Alto Verão pulsante. Tanto através da leveza de uma caminhada na areia, como ao bem-estar dos tênis em um look esportivo. Vimos calçados e bolsas com ênfase nos tons pink, citron, assim como açafrão. Todas as possilbidades no que diz respeito à flatform são deliciosas.  

VICENZA

“O Summer Vacation VCZ fala sobre autenticidade de uma mulher que mantém a estética cool em seus looks e escolhas”. Esta é a tônica da marca. E perguntei quais as inspirações para modelos, materiais e cores que permeiam toda a coleção? “High class jewellery, flats com pedrarias e adornos na trend mermaid core, conchas e elementos do fundo do mar”.

Mais? O pilar vacation traz a tendência boho como principal estética, o mix de tons naturais e peças com formas orgânicas em acabamento metalizado. O novo boneca, com vira e acabamento natural mixado ao verniz colorido, e slides em couro natural, atanado, acabamento impecável em uma cartela que mistura cores cítricas com ráfia natural.

O desfile Alto Verão, segundo a marca, “foi idealizado com uma experiência autêntica, que traz modelos minimalistas em uma estampa com logomania como principal tema. Maxi laços aplicados ao novo e moderno kitten heel, slingbacks com a estampa da marca e uma grande aposta em salto médio com estética retro”.

 ALME 

A Alme contou com um estande e foi prazeroso ver a essência de estar ligada aos movimentos globais, pois nós não temos um segundo planeta Terra e sempre pontuo que podemos fazer a diferença. O Brasil concentra a maior biodiversidade do planeta. Dentro dessa filosofia, a marca desenvolveu um novo material feito à base de fio de garrafa pet reciclada e com textura sofisticada – o Eco PET. Ele estará presente em grande parte dos modelos, seja em detalhes ou mesmo em superfícies maiores como nas palmilhas e tiras da Sandália Rio, grande aposta.

E a inspiração para lançar luz ao Alto Verão parte da premissa que “é uma época muito gostosa do ano, onde aumentamos ainda mais a vontade de viajar, estar no ambiente outdoor, seja na praia, no campo ou mesmo explorando as cidades. E, para isso, precisamos de versatilidade, design funcional e, principalmente, conforto ao nosso lado. Nos inspiramos muito nas ocasiões de uso dessa persona da Alme, entendendo principalmente seus destinos e momentos. Um ambiente de muita inspiração sempre será a praia, que aparece tanto na cartela de cor, como também na inspiração dos materiais”.

A equipe de estilo também preparou uma grande novidade: a Slide Ecoa, que chega ao Alto Verão com visual marmorizado graças à tecnologia de injeção de duas cores de resíduos de EVA. A cartela de cor refrescante permeia a coleção que apresenta modelos estratégicos com muito conforto e sempre matérias-primas de baixo impacto ambiental.

A Alme fez um feat com a Arezzo para o lançamento de uma cápsula que combina as matérias-primas da eco-label com lançamento de uma cápsula que combina as matérias-primas de Alme com o design arrojado de Arezzo. “Na parceria, o modelo best-seller Lume é apresentado em seis combinações de cores inéditas, além de um modelo de bolsa campeã da marca Arezzo. O projeto estará nos canais próprios das duas marcas, além dos parceiros comerciais multimarcas assim como as franquias Arezzo.

Diretores do Grupo Arezzo&Co com Alexandre Birman (Foto: Divulgação)

O MEGA PROJETO HOUSE EM ALTA POTÊNCIA

Na segunda-feira, Alexandre Birman inaugurou a Casa Birman. As linhas do imóvel, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no Jardim Europa, em São Paulo, são modernistas, assim como seu mobiliário, que inclui peças de Sergio Rodrigues e Percival Lafer, entre outros designers. Nos anos 50, o local foi residência com projeto assinado pelo famoso arquiteto Miguel Juliano, com um legado de 500 obras, no Brasil e exterior. “Mais um momento histórico na Arezzo&Co. É um espaço que representa a alma e a essência dessa marca tão especial. A partir de hoje, os times da Alexandre Birman passam a trabalhar neste endereço”, pontua Alexandre Birman. A Casa conta um um showroom, espaço para exposições de arte, desfiles, e serviços inéditos, incluindo “um ateliê para customização das sandálias Claritas, um hit absoluto da AB, e serviço made-to-order, em atendimentos com hora marcada”. Propiciará à cliente, por exemplo, a produção de um dos modelos nos mais diversos materiais, além do desenvolvimento de uma forma de sapato sob medida visando futuras aquisições.

Casa Birman (Foto: Reprodução/Instagram)

Casa Birman (Foto: Reprodução/Instagram)

Três dias antes, Alexandre inaugurou a Schutz Haus, sonho realizado para a grife que criou aos 18 anos. “Este espaço no coração de São Paulo reúne, a partir de agora, todos os times da marca em sintonia. O projeto dá vida à autenticidade, energia e estilo que Schutz tem. Uma verdadeira realização para esta marca que criei aos 18 anos e que traduziu as tendências e oferece tudo que há de melhor em acessórios no clima always on the go!! Em breve, nossos parceiros também poderão sentir um pouco da energia desse sonho que se tornou realidade”, postou no Instagram.

Schutz Haus (Foto: Reprodução/Instagram)

Inauguração Schutz Haus (Foto: Reprodução/Instagram)

A Schutz nasceu de um sonho de Alexandre de criar uma marca de calçados outdoor, em São Paulo. “Eu adorava mountain bike. Queria muito fazer uma marca que fosse para caminhada, mas com um perfil fashion. Depois de dois anos, eu fiz a primeira bota feminina. E aí caiu nas graças das mulheres de todas as idades, foi um sucesso e hoje a Schutz é uma marca que faz um trabalho maravilhoso”, nos contou certa vez. E ele acrescentou: “Sabe o que move essa locomotiva a gerar inovação? Paixão. Em tudo que a gente faz. Eu sou de Belo Horizonte e sempre sonhei em criar uma marca também voltada ao mercado internacional. Mas na Oscar Freire, 944, foi onde tudo começou. Quando eu vi esse lugar, me apaixonei. Eu não tinha nenhuma loja ainda e o local era enorme. Então, conversando com o Giovanni Bianco, diretor criativo das mais diversas campanhas do Grupo, perguntei: ‘Giovanni, eu queria muito ter uma loja na Oscar Freire, mas ainda sou pequeno’. E ele falou: ‘Alê, tem uma onda incrível de temporary store. Faz uma loja temporária e depois você vê. Faz algo tipo uma galeria de arte, toda branca’. Fiz a reforma em dois meses. Lotou”. Hoje, a Schutz também fez história na moda brasileira imprimindo sua chancela como uma das primeiras marcas de acessório a ampliar o horizonte para uma proposta full look, a Schutz proporciona às Schutz Lovers uma experiência imersiva completa.

SPOILER DO QUE VEM POR AÍ

Durante o evento de sell in para multimarcas, Luciana Wodzik, diretora executiva de marcas Arezzo, Brizza Arezzo, Anacapri, Fiever, e Alme, anunciou que as consumidoras vão ganhar a “Estação Anacapri”, ao lado de uma estação de metrô em São Paulo. “Alexandre falou para a gente: ‘Viva essa história, ande de metrô, veja o entorno’ e o resultado será um local com cinco andares, com experiências mil. E mais: vem muita novidade com a marca Arezzo pela frente!

2T23 NO GRUPO AREZZO #Borapracima #rumoa2154

O segundo trimestre de 2023 assinalou um sólido crescimento na receita do Grupo Arezzo, a maior house of brands de moda do país, ainda que o mercado externo não estivesse dos mais venturosos e tendo como base resultados históricos no mesmo período do ano passado. Todas as marcas atingiram suas metas e foram vendidos 7,2 milhões de produtos, sendo 4,4 milhões de pares de calçados, 2,1 milhões de peças de roupas e 760 mil bolsas. O período coincide com algumas efemérides importantes, como o Dia das Mães, dos Namorados e vem ao encontro da chegada do Inverno. As três datas revelaram-se muito exitosas comercialmente para o Grupo. Para vocês terem uma ideia, quando se fala nas marcas de calçados, o sábado que antecedeu o Dia das Mães representou o maior dia de vendas da história do Grupo. As marcas de vestuário também alcançaram excelentes resultados em todos os meses, com destaque para a coleção de Dia dos Namorados das marcas da AR&CO.

No mercado internacional, as ações direcionadas às marcas Alexandre Birman e Schutz vão de vento em popa. A Schutz, marca full look do Grupo Arezzo&Co, comemora intensamente a repercussão do mega projeto de internacionalização. Em junho, Alexandre Birman, estava em Nova York e cortava a fita que marcou a inauguração oficial da loja no SoHo, cujas obras foram concluídas em menos de 30 dias.

No campo discursivo, quando se conta uma história novamente, revela-se um reforço retórico. E eu já contei uma história da Arezzo para você, leitor, mas o farei novamente, porque nunca é demais falar que o Grupo Arezzo é tão visionário que, ainda que mantenha os pés firmes no chão, projete com firmeza um futuro, que também já é o hoje em ações. A Arezzo já nasceu com um DNA “guerreiro”. Alexandre Birman sempre lembra que o pai, Anderson Birman, durante a crise do Plano Collor, no país, quis trazer uma mensagem de esperança e longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer. À época, Anderson, que nasceu em 1954, fez um paralelo: “Vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. Daí a #RUMOA2154.