Arezzo&Co: Alexandre Birman fala sobre macro ações que fizeram grupo bater recorde de vendas online na pandemia


Antes da crise provocada pelo coronavírus, a estimativa é de que a Arezzo&Co detinha cerca de 35% do marketshare do segmento de calçados, passando para mais 50% no pós-pandemia. No dia 27 de abril, o grupo vendeu um volume quatro vezes maior em relação à Black Friday de 2019, que tinha sido o recorde. Durante live no Instagram, o empresário revela ainda os planos de investimento em sustentabilidade em toda a região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, onde está localizada a fábrica dos calçados e acessórios

Muito tem se discutido sobre o novo cenário desenhado para a moda pós-pandemia. Mas o que vimos no aqui e agora do Grupo Arezzo&Co foi a total disruptura com o mainstream e a criatividade ressignificando o modo de comunicar, vender seus produtos, empreender, experimentar novas tecnologias do mundo digital com engajamento, união, esperança. Verdadeiros antídotos que combateram qualquer possibilidade de interferência com o suprir os desejos das/dos consumidores das sete marcas do grupo: Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri, Fiever, Alme e Vans. E ontem, direto da fábrica em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, lá estava Alexandre Birman, CEO do Grupo, dividindo em live com o mais democrático público suas ideias e ideais em sinergia com todo o seu time que saiu vitorioso no inovar contra qualquer efeito desse momento mundial.

Estamos em plena “Era da Empatia e da Sustentabilidade”, da Quarta Revolução Industrial, na qual empresas estão se adaptando cada vez mais à tecnologia para atender um consumidor consciente, provocando uma mudança na forma de adquirir produtos. O foco é mudar o mindset de todos os profissionais da área de moda, da criatividade até a produção final. No entanto, não é de hoje que o Grupo Arezzo&Co está em sinergia com este movimento global. Assim como seu pai, Anderson Birman, fundador da Arezzo em 1972, Alexandre comunga com o tempo para refletir, adquirir autoconhecimento e se unir ao próximo. Tempo do respeito, da inclusão, da diversidade, da resiliência, de se sentir confortável. É a legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de todos e para todos.

Inspirado na garra de seu pai, Anderson Birman, Alexandre tem olhos de tigre para seguir em frente e com um verdadeiro mantra: “Rumo a 2154”. Na live, ele lembrou que a marca já nasceu com um DNA “guerreiro”. Eu já contei aqui a história sobre 2154, mas vou relembrar com as palavras do próprio Alexandre: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.

Durante a live, quando perguntado sobre qual seria a força motriz de sua vida, ele é direto: “Eu gosto de desafios. Não tenho medo. E o que é ser realizado? Dormir toda noite sabendo que eu fiz o meu melhor. Posso ter errado, me atrapalhado, tomado decisões que não devia. Mas quando isso acontece, eu volto atrás e faço melhor”. Ele conta que, religiosamente, acorda 5 e pouco da manhã e só encerra a jornada do dia às 23h11. “Temos que ter sangue no olho, arregaçar muito as mangas e seguir em frente. Experimentem acordar cedo e sentir o gás que isso proporciona”, pontua.

Alexandre lembra que o lançamento esta semana da plataforma de marketplace batizada ZZ Mall – reunindo as marcas do grupo e também disponibilizando produtos de outras marcas e categorias, além de conteúdo de comportamento, lifestyle e beleza – estava previsto para daqui a três anos, mas acabou acontecendo em três meses em virtude da pandemia de Covid-19: “Vai ser o maior e melhor site de compra de moda do Brasil”, dispara, animado, sobre a iniciativa, verdadeiro ecossistema com curadoria de produtos, serviços e conteúdos com as principais tendências e lançamentos do universo da moda.

Em tempo: O Grupo Arezzo&Co divulgou que a plataforma já nasce com uma base de 10 milhões de clientes cadastrados, sendo 3 milhões ativos que fizeram compras nos últimos 12 meses. No Instagram, os seguidores das marcas somam cerca de 13 milhões de pessoas. O ZZ Mall será lançado em fases – começa com o e-commerce próprio e vai expandindo para diversas frentes – dentre elas marketplace e serviços. Em setembro, a expectativa é de que o ZZ Mall abra espaço para outros 10 parceiros e categorias, ampliando o portfólio de produtos para jóias, produtos de beleza, homewear e itens de decoração para a casa.

Na parte de serviços, a ideia é que a plataforma passe a estimular a economia circular, disponibilizando produtos second hand das marcas do grupo, onde as clientes poderão vender, entre elas, seus calçados e bolsas usados, e ganhar créditos para comprar no e-commerce ou receber o dinheiro do produto que vendeu. Nos próximos meses, também serão disponibilizados conteúdos de moda, decoração e outros.

Na última semana, a Arezz&Co também inaugurou o hub ZZ Digital, complexo de inovação com 4 mil m² que funcionará dentro da fábrica de Campo Bom, no interior do Rio Grande do Sul. O novo espaço concretiza o processo de digitalização da Arezzo&CO, integrando os times das áreas de produto, planejamento, merchandising e tecnologia de todas as marcas do grupo, em um só local, com o objetivo de entregar a melhor experiência digital para os clientes.

O grupo também anunciou uma nova integrante da equipe – a consultora digital de vendas IZZA, um avatar 100% digital que terá como função auxiliar as demais consultoras em técnicas de venda à distância. No próximo mês, a Arezzo&Co lançará, também, a Universidade Arezzo, um centro de treinamento de boas práticas digital que capacitará o time de vendas para esse novo momento.

No mês passado, foi inaugurada no Shopping Morumbi, em São Paulo, a Arezzo Digital Store, uma experiência de compra repleta de empatia e com todas as possibilidades de Omnichannel. A label na mega era ‘high high tech’ inovadora proporciona à consumidora-protagonista mais e mais experiências completas para a jornada de compra ao contar com todos os canais da marca, consultoras digitais, espaço de experimentação e troca de experiências que integram o mundo físico e digital, sistemas de entregue/retire com área exclusiva sinalizada, prateleira infinita, que possibilita a compra do produto pelo ecommerce, na loja, caso não tenha a cor ou o tamanho desejado, além de checkout 100% móvel.

Mês passado também, Alexandre Birman, fundador da Schutz, que comemora 25 anos de criação, nos levou através da tela do computador ou do celular a uma imersão na fábrica da Schutz, antes de um desfile online seguindo os protocolos de segurança, e possibilidade de compra see now by now. Baseada no entretenimento 100% digital, a label ofereceu às clientes uma experiência disruptiva em três plataformas simultaneamente e lançou a Schutz Live Shop pautada pelo olhar do novo varejo digital e que apresenta de maneira inédita uma plataforma de live commerce via streaming.

Durante o Schutz Live Shop, a consumidora tem a experiência de ouvir da própria equipe de produto informações sobre os lançamentos, ao mesmo tempo em que os acessórios são apresentados por modelos reais em um desfile totalmente online seguindo os protocolos de segurança em tempos de Covid-19. A primeira etapa da compra também é efetivada na mesma plataforma: através de um QR Code na tela, a consumidora é direcionada para o e-commerce, onde a equipe de vendas concluirá o processo.

No pain, no gain

Aos 44 anos, Alexandre comenta que divide sua paixão pelos calçados com o triatlo, esporte de resistência que combina natação, ciclismo e corrida, e que nele encontra o combustível primordial para a sua motivação: “Treinos são terapias e as pancadas do trabalho geram resiliência na vida de atleta. A conexão de esporte com negócios é total e as melhores ideias surgem durante os treinos. É um hobby sadomasoquista (risos). O sofrimento é tanto que se aprende a se dar bem com ele, é o tal o tal do ‘no pain, no gain‘, de se sentir confortável em ambientes tensos. É pressão pura”.

E qual seria a maior realização de sua vida? “Meu maior sonho é criar um Brasil melhor para meus filhos, para a nova geração. Sou um grande apaixonado pelo meu país, mas sempre procurei não me envolver em questões políticas. Só que percebi que o empresário que não dedicar tempo e energia a essas questões nunca vai conseguir mudar o Brasil. Então, estou começando a bater papo e me reunir com pessoas legais…”, revela.

Quase no finalzinho da live, Alexandre conta que trabalha para que a fábrica em Campo Bom, no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, seja referência mundial em economia circular e desperdício zero. Além disso, vai colaborar com toda a região com projetos que estimulem a sustentabilidade. Só para lembrar: a Arezzo foi uma das primeiras empresas a cooperar e estimular indústrias à adoção do certificado Origem Sustentável. Com a reformulação do Programa de Origem Sustentável, o Brasil tem o primeiro setor coureiro-calçadista mundial inteiramente certificado – de ponta a ponta – alinhando-se a iniciativas internacionais e oferecendo oportunidades de inserção em novos mercados e maior competitividade. O reposicionamento do programa, além de otimizar os níveis de certificação e revisar os indicadores, busca maior assertividade. É a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com padrões de sustentabilidade do mercado internacional.

Olhos de tigre e vontade de fazer acontecer

O CEO do Grupo Arezzo&Co ainda deixou uma mensagem sobre como todos podem empreender e ter a chancela de um bom trabalho: “Tem que ter tesão no que faz. No meu caso, em fazer sapatos. Acordar com frio na barriga, com vontade de fazer acontecer. Você não constrói nada sem motivação. E tem que vir de dentro para fora e não de fora para dentro. Se você não está motivado no seu trabalho, você está no lugar errado. O caminho é muito duro, espinhoso. Pois isso encontre sua real motivação. Por isso, não contrato ninguém com olhos de tainha, mas com olhos de tigre. Quem realmente é adaptável à dança dos negócios”, frisa.