“Sonhe, essa é a coisa a fazer/Você encontrará sua cota de memórias lá” (…) Sonhe, e pode se tornar realidade”. Estes são trechos de “Dream” cantada por Frank Sinatra (1915-1998), um dos maiores ícones da música e eterno apaixonado por Nova York. E o sonhar sempre foi a mola propulsora de Anderson Birman, o mestre criador da Arezzo há 51 anos – comemorados neste mês de setembro -, empresário que tem seu nome na História da Indústria Calçadista do Brasil. Agora é chegada a vez da brasileiríssima Arezzo, a maior marca de calçados da América Latina, também abraçar os Estados Unidos. Alexandre Birman, CEO e CCO do Grupo Arezzo&Co – maior maior house of brands de moda do país -, e que tem em Anderson seu “grande mentor”, está em Nova York com o time da Arezzo e deu o start a mais um grande passo para a marca, que passa a comercializar seus produtos em 35 estados e mais de 100 pontos de venda norte-americanos e com o primeiro ponto físico em uma das lojas de departamento mais famosas do mundo: a Macy’s, localizada na Herald Square, 151 West 34th Street, em Nova York. A potência da ação da Arezzo nos Estados Unidos e o processo de globalização são sinônimos de inovação, perseverança e muito trabalho de todo um time.
A realização de um sonho. Com 51 anos de história, um êxito a Arezzo USA na Macy’s. Eu não poderia estar mais orgulhoso das minhas origens: a marca verdadeiramente brasileira criada pelo meu pai, agora levando nosso estilo pioneiro, inovador e vanguardista para o exterior. Um novo capítulo começa agora!” – Alexandre Birman
NEW YORK, NEW YORK: “I WANT TO BE A PART OF IT“
Quando se fala em “conhecer” um lugar novo, um espaço ou território, costuma-se “lançar olhares”. Estes trazem, por óbvio, o alcance visual de um local. Propomos, então, uma outra perspectiva: o importante reconhecimento de lugar ao caminhar. Os passos também são os responsáveis por acarinhar o lugar que se chega. São eles que permitem um reconhecimento local e primário de espaço. É assim que a Arezzo vem acariciando suas novas cidades e territórios. Agora, a marca alcança 35 estados norte-americanos e mais de 100 pontos de venda e uma pop-up store vibrante na Macy’s, em Nova York. Alexandre Birman faz com que o solo dos Estados Unidos “abrace” a arte alinhavada pelo pai.
Fundada em 1972, em Belo Horizonte (MG), pelos irmãos Anderson e Jefferson Birman, a Arezzo começou fabricando calçados masculinos, mas logo os sócios optaram em mudar o rumo e focar no público feminino. Assim foi criada a Anabela, sandália que conquistou as mulheres do Brasil de Norte a Sul há mais de meio século. O calçado marcou época, mudou a trajetória da empresa e da vida dos fundadores, gestores e de toda a companhia. “Somente através da história, é possível criar o presente”, pontua sempre Anderson Birman. E a trajetória da marca transcendeu o Belo Horizonte das Minas Gerais, tendo ela própria este atual, e belo, horizonte. Quando Anderson Birman levantava os seus olhos para os montes, sempre teve a Deus como seu protetor, mantenedor e alerta – tal como diz a Palavra: “Deus não dorme”.
CAMINHO, VERDADE E VIDA
#RUMO A 2154! #BORA PRA CIMA
Alexandre Birman sempre posta em suas redes sociais as hashtags “Rumo a 2154” e “Bora pra cima”. Ele lembra que a Arezzo já nasceu com um DNA “guerreiro”. E ele tem uma passagem extremamente emocionante ao relembrar a linha do tempo ao lado do pai: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de esperança e longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”. Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), tão mineiro quanto a Arezzo, estabeleceu sua vida em palavras e fez delas um reino de verdade. A Arezzo, uma empresa que nasceu familiar, edificou um reino de amor.
Inclusive, e partindo dessa premissa, a beleza dos panoramas não invisibiliza os percalços do caminho. Não foram poucas as crises e dificuldades que o setor calçadista enfrentou. Mas um olhar ao futuro fez nascer um lema de garra e muito, muito trabalho na Arezzo. Algo que Alexandre comunga. Por ouvir-lhe as palavras e praticá-las, mantém essa prerrogativa firme na rocha.
A certeza nasce da crença. A fé do cristão vem da própria experiência. Ela apenas existe, como tudo na vida que se estabelece de forma insofismável. É sob este paradigma que nasceu a Arezzo. Anderson Birman edificou a sua casa sobre a rocha, razão pela qual não se dobrou a nenhuma das intempéries às quais foi desafiado em sua história: “Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão em todas as épocas”, já dizia Allan Kardec (1804-1869). A certeza da posteridade se alinha à fé e dessa misteriosa alquimia solidificou-se uma marca, que 51 anos após a sua fundação, segue, trazendo na figura de Alexandre Birman, seu filho, um alicerce sólido para enfrentar os desafios que surgem na jornada para alcançar sonhos. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:3). Além de Deus, a certeza que os move é a fé e um sonho. Que venha o tempo! Bora pra cima!
AREZZO USA
A marca terá uma pop-up store exclusiva na Macy’s com opções variadas dos clássicos da marca, como loafers, botas de cano alto, mary janes e saltos de bico fino. “A internacionalização da Arezzo acontece no ano que completa 51 anos e reforça a relevância dessa marca pioneira e tão inovadora, que agora expande a atuação e se conecta com ainda mais mulheres pelo mundo”, diz Luciana Wodzik, diretora de marca da Arezzo.
A fábrica, em Campo Bom (RS), já tomou medidas em prol do meio ambiente, como a redução da produção de itens não recicláveis, estabelecendo como objetivo a fabricação de 100% das embalagens a partir de materiais reutilizáveis e/ou biodegradáveis até 2024, além de rastrear e certificar 77% de sua cadeia de fornecedores em questões socioambientais. Além disso, está focada na sustentabilidade e busca se posicionar como líder no setor, introduzindo novos modelos de gestão de negócios para oferecer ao cliente experiências mais enriquecedoras.
Costumo sempre lembrar que desde a sua criação, em 1972, a Arezzo se mantém focada na atemporalidade de suas peças, aposta na importância de aprender, viver e compartilhar com a sua cliente. É enriquecedor demais ter tanta importância na vida das mais variadas gerações. Pluralidade de mulheres que se olham com carinho e valorizam suas histórias repletas de representatividade, que alinhavaram em um trabalho contínuo para romper as barreiras dos estereótipos cristalizados pela sociedade. Exemplos de empoderamento, criatividade, diversidade e possibilidades. Livres, leves e soltas mergulham sempre em momentos de descobertas e intensa expressão. Seguem caminhos ouvindo o coração, enfrentando as adversidades sem perder a motivação e esperança. São essas as mulheres Arezzo.
Quando se fala sobre o futuro, a Arezzo não está apenas se referindo a si mesma, mas também ao futuro do planeta. Ela está comprometida com a inovação, ações voltadas para questões sociais e ambientais e a adaptação constante às principais tendências do mercado para atender às necessidades da nova geração de consumidores. Além disso, em suas coleções podemos observar a integração de elementos tecnológicos, sinalizando um compromisso com múltiplos futuros, à medida que vemos iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de ideias e aplicação de estudos de futuro em todo o mundo.
Artigos relacionados