Arezzo lança coleção inspirada na cidade italiana que deu nome à label, revisitando raízes e olhando para o futuro


Batizada ‘Arezzo in Arezzo’, a coleção é inspirada na cidade na região da Toscana, na Itália, e é o start de uma série de homenagens que começaram esta semana no Brasil, com a presença do prefeito de Arezzo, Alessandro Ghinelli, e serão encerradas no mês de junho com uma exposição na cidade italiana. O mineiro Anderson Birman – um dos maiores empresários do país e que tem sua chancela na História da Indústria Calçadista -, mestre criador da Arezzo, marca gigante fundada há 52 anos, recebeu o título, em 2009, de Cidadão Honorário da Cidade de Arezzo

Predestinação: “a destinação antecipada aos grandes feitos”; “a crença de que tudo o que acontece é planejado ou decidido antecipadamente por uma força superior e que o homem nada pode fazer para modificar tais planos ou decisões”. Ou simplesmente, uma motivação poderosa que toca aqueles que descobrem suas missões no mundo, e vão adiante, construindo caminhos a fim de realizar seus propósitos. É bonito, é místico, é espiritual, mas extraordinário mesmo é quando a tal ‘predestinação’ encontra a ação rumo à realização, porque isso se torna sucesso e crescimento exponencial. E assim aconteceu na vida de Anderson Birman – um dos maiores empresários do país e que tem sua chancela na História da Indústria Calçadista -, mestre criador da Arezzo, marca gigante fundada há 52 anos. E acompanhamos esta semana a alquimia entre passado, presente e futuro com o lançamento da coleção de acessórios batizada “Arezzo in Arezzo”.

No livro “A Cada Passo”, lançado ano passado, o mineiro Anderson Birman revela como se deu a escolha do nome da marca: “Eu e minha primeira esposa, Lucinha, estávamos sentados no sofá, assistindo ao programa de Flávio Cavalcanti na TV Tupi – que, ao lado de Chacrinha, era um dos mais famosos apresentadores brasileiros na década de 1970. Pegamos um livro sobre a mesa que tinha o mapa da Itália e percorremos com os dedos os pequenos nomes impressos na página. Na época, usava-se cidades italianas para dar nome às marcas de sapato, como Milão, Roma e Firenze. Precisávamos encontrar um que fosse foneticamente agradável e que ainda não estivesse associado a sapatos – eu pensava. Depois de alguns minutos olhando para aquela página, um nome se destacou: Arezzo. Soava bem. Gostamos. Estava escolhido”. Em 2009, Anderson Birman recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Arezzo.

Coleção Arezzo in Arezzo

Coleção Arezzo in Arezzo

Assim começou a história da Arezzo e a linda trajetória de Anderson Birman e, em seguida, a jornada do seu filho Alexandre Birman, hoje à frente de um dos maiores conglomerados de moda, CEO e CCO do Grupo Arezzo&Co – que se uniu ao Grupo SOMA e se torna a maior plataforma fashion da América Latina batizada Azzas 2154. É sobre paixão e legado! E é sobre a “Arezzo in Arezzo”, criação de peças clássicas, partindo do mergulho em suas raízes e em total sinergia com a identidade da grife. O primeiro evento de lançamento contou com a presença do prefeito da cidade de Arezzo, Alessandro Ghinelli, nesta terça-feira (dia 21), na loja da Rua Oscar Freire, em São Paulo. A coleção inspirada na cidade que deu nome à marca faz parte de uma série de homenagens que começaram no Brasil e serão encerradas no mês de junho com uma exposição na cidade italiana.

#RUMOA2154 simboliza uma das mensagens mais lindas de pai para filho e do alinhavar sempre futuros. Alexandre Birman contou esta história: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.

Não nasci sapateiro, mas me tornei um com muito trabalho e dedicação. Se alguém perguntar para o meu filho Alexandre, que hoje dirige os negócios, “O que você é?”, ele vai responder: “Eu sou sapateiro”. Eu também. A única coisa que sei fazer na vida é sapato. E isso tem sido bastante coisa nas últimas cinco décadas. O suficiente para construir, modernizar e vislumbrar planos de longuíssimo prazo para a empresa que se tornou a líder do setor no Brasil – Anderson Birman no livro “A Cada Passo

Anderson Birman, Alexandre Birman e Alessandro Ghinelli (Foto: Divulgação)

Considerada “a nobre senhora da Toscana“, guardando tesouros importantes como afrescos, monumentos históricos, e uma das mais prósperas da região, reconhecida pela produção de joias. É pátria de um dos grandes artistas do Renascimento, Giorgio Vasari (1511-1574) e contém belezas arquitetônicas e artísticas importantíssimas. Uma curiosidade que encanta também é ter sido cenário do filme A Vida é Bela, do ator e diretor Roberto Benigni.

Que honra homenagear essa cidade que deu nome à marca e agora se torna uma coleção icônica, com os símbolos e referências desse destino, que guarda tradições medievais e belas histórias a serem descobertas  – Alexandre Birman

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Os modelos da coleção “Arezzo in Arezzo” são clássicos e primam pela atemporalidade. Podemos “viajar” sensorialmente ao apreciarmos a cidade de Arezzo estampada nas palmilhas, que trazem elementos marcantes como o cavalo, o brasão e detalhes como a coroa e a arquitetura da Piazza Grande, envolvidos em um losango formado por dois A’s. As peças também contam com metais, como a biqueira inspirada nas lanças dos cavaleiros da Idade Média durante os tradicionais torneios.

Coleção Arezzo in Arezzo

Coleção Arezzo in Arezzo

Alexandre Birman é inspirado pela grande potência e verve empreendedora do seu pai, Anderson Birman, mas também por princípios passados de gerações a gerações da família. E foi pela trajetória que vem construindo que foi escolhido “Person of the Year” (Personalidade do Ano) pela Brazilian-American Chamber of Commerce. se juntar à seleta lista de líderes fundamentais para a relação Brasil-Estados Unidos. O prêmio é realizado anualmente pela organização, que desempenha um papel importante na facilitação do comércio e nos investimentos bilaterais entre os dois países. A festa realizada em Nova York, na semana passada, para mil líderes do comércio mundial. “Foi com o sentimento de solidariedade, empatia e compaixão, que recebi essa honraria, e com a certeza de que o que me trouxe até aqui, foi meu ofício, que aprendi ainda criança: sou um sapateiro. Esse momento tão especial teve um significado mais profundo e cabe a nós juntos, nos mobilizarmos incansavelmente para a reconstrução do Rio Grande do Sul com recursos financeiros, ajudas humanitárias, nosso amor e esperança. Agradeço a todos que de perto ou longe participaram dessa emoção comigo. Juntos pelo Rio Grande do Sul”, frisou Alexandre Birman.