Aos 63 anos, Tommy Hilfiger prepara biografia e declara: “Eu sempre acreditei que o melhor está por vir”


Dono de uma das marcas mais icônicas do Estados Unidos, o estilista já declarou falência aos 25 anos, mas se reinventou e, hoje, está por trás de um império fashion que completa três décadas de existência

*Com João Ker e Rillen Rymes

Tommy Hilfiger conquistou seu espaço no mundo da moda, além de ter se tornado figura presente na cultura pop como um grande incentivador. Com um império inquestionável e em constante ascensão, o icônico designer publicará uma biografia com a editora Ballantine Books no segundo semestre deste ano, coincidindo com o aniversário de 30 anos da sua marca homônima.  O livro irá traçar um panorama geral da vida de Tommy, indo de sua infância ao atual estado da marca.

Tommy Hilfiger (Foto: Richard Phibbs  Divulgação)

Tommy Hilfiger (Foto: Richard Phibbs Divulgação)

Americano nascido em Elmira, Nova York, o designer começou a trabalhar com roupas aos 18 anos, comprando jeans em Nova York, customizando as peças e revendendo-as em uma lojinha de sua cidade até se tornar dono do império que mantém atualmente. “Refletindo sobre as minhas experiências na indústria de moda pelos últimos 30 anos, tem sido uma jornada incrível cheia de momentos chaves que definiram minha carreira e vida pessoal”, comenta o estilista, hoje com 65 anos. “Eu sempre acreditei que o melhor está por vir, até o momento: essa é a aventura da vida”.

Claro que, como boa figura da moda,Tommy Hilfiger também passou por altos e baixos na carreira, como acontece com os maiores nomes da indústria. Apenas sete anos depois de ter entrado para a moda, Hilfiger já havia conquistado sua própria loja, mas também declarado falência aos 25 anos. Depois disso, o descendente de irlandeses desenhou para várias lojas da parte alta de Nova York, e chegou a ser convidado a trabalhar como assistente de grandes designers como Calvin Klein e Perry Ellis, propostas que foram recusadas por Tommy, que tinha ambições maiores àquela época. Já em 1985, ele fundou a Tommy Hilfiger Corporation, (NYSE:TOM) e, em 1992, a marca conquistava seu espaço entre o público masculino, com a assinatura marcante do estilista que mistura influências pop com o estilo da Costa Leste americana.

Tommy Hilfiger (Foto: Annie Leibovitz | Divulgação)

Tommy Hilfiger (Foto: Annie Leibovitz | Divulgação)

O designer se envolveu intensamente com o universo musical, patrocinando diversas turnês e artistas, como Aaliyah, David Bowie, Rolling Stones, Beyoncé e Britney Spears. Em 2012, Tommy foi anunciado como o consultor de estilo do “American Idol” papel que já havia desempenhado em 2005, no programa “The Cut”, que mostrava 16 competidores lutando por uma vaga no grupo Hilfiger. Em 2006, após uma série de quedas nas vendas, Tommy vendeu sua companhia por mais de U$1,6 bilhão para o grupo de investidores Apax Partners e, em 2010, a marca foi revendida para a Phillips-Van Heusen, a mesma que abriga a Calvin Klein. Uma coisa é certa: histórias boas do universo fashion não faltarão pelas páginas dessa biografia.

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