Antes do desfile que marca seu retorno à SPFW, Amir Slama bate um papo com HT e fala sobre a inspiração no universo fitness e no personal trainer Rodrigo Sangion


Amir, que teve um hiato na participação das semanas de moda, explicou o retorno: “ O formato do evento para mim vinha perdendo o sentido profissional, já que o tempo de colocação do produto no varejo estava muito distante do lançamento em um momento que as mudanças neste sentido se aceleraram”

Prestes a desfilar sua moda praia na São Paulo Fashion Week, que começou hoje, domingo, o estilista Amir Slama bateu um papo com HT e falou sobre o seu retorno às passarelas do evento. “Na realidade, eu tive um hiato nas participações nas semanas de moda, mas, 15 dias após o meu desligamento da Rosa Chá, já estava novamente trabalhando com moda. Criando e assinando sucessivas coleções para a C&A, e redes italianas, até que desenhei o projeto com a marca Amir Slama. Abrimos duas lojas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, e iniciamos um trabalho de difusão nacional e internacional”, destacou ele, que traz uma coleção focada no mundo fitness e inspirada no personal trainer Rodrigo Sangion, que, aliás, estreia no mundo da moda.

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Amir Slama e Rodrigo Sangion (Foto: Thiago Teixeira)

Unir o universo fashion ao lifestyle fitness foi a ideia inicial de Amir e as peças foram desenhadas para valorizar o corpo masculino. As linhas retas e formas geométricas do beachwear da marca serão desfiladas por 20 modelos sarados – dentre eles, os meninos adeptos da Mahamudra, como Erasmo Viana, Rodrigo Lima e Lucas Gil. Além dos esportistas, Caian Maroni, top da Givenchy, também riscará a catwalk na próxima quinta-feira. O destaque, claro, ficará por conta de Rodrigo Sangion, que é dono da academia Les Cinq Gym e fará seu début nas passarelas. “A preparação está intensa, com dieta e treino duas vezes por dia”, confessou o personal. “Claro que, para não fazer feio, marquei umas aulas de passarela com Namie Wihby. Estou muito ansioso. Sempre gostei de moda, mas não tinha pensado ainda em ter uma coleção ao inspirar alguém. Quanto a desfilar: eu já tinha me apresentado fora do país, mas em um concurso fitness model, nunca propriamente como modelo”, contou.

Além de desfilar, ser inspiração para uma coleção de um grande estilista é uma senhora estreia, não? “Realmente. É uma grande oportunidade e estou muito feliz. Sugeri que as peças valorizassem o corpo do homem que treina e falamos também sobre cores e tecidos”, contou Rodrigo, que sempre foi apaixonado por esportes, fez faculdade de educação física e, há cinco anos, compete no meio. “Me sinto honrado e feliz pelo fato de um estilista consagrado homenagear a área. Tenho grande admiração e respeito pelo Amir e seu trabalho e sou muito fã de suas criações”, declarou.

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Rodrigo Sangion (Foto: Reprodução)

Falar sobre cuidado com o corpo é também um reflexo do lifestyle com o qual Amir vem se aproximando a cada dia. “Por todo o momento fitness que pessoalmente venho vivendo. Foi um universo que passou a me chamar muito a atenção. Esportes que até então não percebia passaram a me encantar. Assim foi com a Mahamudra e, na sequência, a Les Cinq com o método Rodrigo Sangion”, explicou. Então só veremos modelos sarados e trincados? “Não diria que isso, mas a estética que busco para apresentar a coleção é a de homens que se preocupam com a forma física. Não como obsessão, mas com cuidados e com uma vida mais saudável. O mercado não pede e muito poucos homens têm barriga sarada. A verdade é que a barriga ‘sarada’ é um desejo de um grupo de pessoas, seja homens ou mulheres. Pessoas que cuidam da alimentação e fazem atividade física para se sentirem bem. Antes de ser para os outros, é algo para si mesmos”, ressaltou ele, que, ao ser perguntado sobre o desfile de Alexandre Herchcovitch para uma marca fast-fashion que levou modelos mais baixas e outras plus-size para a passarela, explicou a diferença entre o conceitual e o comercial. “Tudo depende do objetivo do desfile. Certamente esse teve uma preocupação extremamente comercial. Já na semana de moda os conceitos mudam, e você verá o mesmo estilista apresentando sua coleção de outra forma”, afirmou.

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O retorno de Amir ao evento fez com que sua marca gerasse um enorme burburinho. “Quando se trabalha com moda, a expectativa é o alimento do estilista. Os anos de carreira são interessantes, porque mesmo parecendo cheio de experiência, a sensação do novo sempre é forte e nos desafia”, disse. Voltar ao evento após a mudança do formato também foi um passo programado: “O formato do evento para mim vinha perdendo o sentido profissional, já que o tempo de colocação do produto no varejo estava muito distante do lançamento em um momento que as mudanças neste sentido se aceleraram. Com a velocidade da comunicação, redes sociais, etc, o novo passou se dissipar muito rapidamente. Moda é desejo que, se não for atendido rapidamente, ‘envelhece’ e o interesse se perde. É um novo (nem tão novo assim) dinamismo, que temos que acompanhar”, analisou. E é interessante para a moda praia não ter mais a divisão de estações, Amir? “Isso é, na verdade, um reflexo do aquecimento global e do movimento globalizado dos consumidores, que estão sempre em movimento. Nosso verão e inverno são alternados com as estações do Hemisfério Norte”, destacou.

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Amir Slama (Foto: Reprodução)

Se a coleção masculina é inspirada no mundo fitness, a feminina não fica atrás em termos de boas referências. “Carnaval of love”, o nome, já adianta por si só. “Misturei uma Brigite Bardot carioca, o carnaval de rua dos anos 30 e 40, o espírito do teatro de revista e uma dose de anos 70 para a coleção”, adiantou Amir. O desfile terá styling assinado por Yan Acioli, que faz sua estreia no backstage da semana de moda brasileira. “Ele é um antigo conhecido e o convidei. Temos uma relação de irmãos. O Yan é uma pessoa encantadora, focada e com uma percepção ímpar para a moda”, elogiou. Com tantos talentos reunidos, quem tem dúvidas de que será puro sucesso?