Anderson Birman, que tem sua chancela na História do setor calçadista, foi recebido com honrarias em Arezzo, na Itália


O fundador da marca de calçados Arezzo, acompanhado pelo filho Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co, Luciana Wodzik, Diretora Executiva da marca Arezzo e executivos da companhia, visitaram a cidade de Arezzo, na Toscana, e foram recebidos pela vice-prefeita. Em 2009, Anderson foi condecorado como cidadão honorário da cidade

Anderson Birman, fundador da marca Arezzo, foi recebido com honrarias na cidade de Arezzo, na Itália, ao lado do filho Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co, e de Luciana Wodzik, Diretora Executiva da marca Arezzo, além de executivos da companhia. Em 2009, Anderson foi condecorado como cidadão honorário da cidade, que deu nome à marca fundada há mais de 50 anos e, posteriormente, veio a nomear também o grupo, que hoje é a maior house of brands de moda do Brasil.

Anderson Birman entre Luciana Wodzik, Diretora Executiva da marca Arezzo, e Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co

A cidade de Arezzo tornou-se conhecida dos brasileiros com o crescimento da marca homônima e foi reconhecida pela importância que trouxe para a Comuna, que originou seu nome. Com a ascensão de Roma, tornou-se uma das mais importantes cidades do império e um grande centro comercial. É considerada “a nobre senhora da Toscana“, guarda tesouros importantes como afrescos, monumentos históricos, e uma das mais prósperas da região, reconhecida pela produção de joias e antiquários. É uma das cidades mais ricas da Toscana, e pátria de um dos grandes artistas do Renascimento, Giorgio Vasari (1511-1574) e que contém belezas arquitetônicas e artísticas importantes.

Uma curiosidade que encanta também é ter sido cenário do filme A Vida é Bela, do ator e diretor Roberto Benigni e, para os brasileiros, com certeza a ligação imediata com a famosa marca de sapatos desperta uma conexão emocional surpreendente.

Alexandre Birman, inspirado na garra de seu pai, Anderson Birman, sempre pontua que tem “olhos de tigre” para seguir em frente e com um verdadeiro mantra: “Rumo a 2154”. Ele lembra que a Arezzo  já nasceu com um DNA “guerreiro”. Eu já contei aqui a história sobre 2154, mas vou relembrar com as palavras do próprio Alexandre: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.

São 50 anos de uma empresa fundada em 1972, em Belo Horizonte (MG), que hoje integra o portfólio da gigante Arezzo&Co. Uma mega festa comemorou a data. O empresário Anderson Birman, o mestre criador da Arezzo, homem de fé, garra, com uma potente vida de empreendedorismo que faz a roda da economia girar no país, e o filho Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co, receberam os convidados em um cenário que proporcionou justamente a sinergia entre o high tech futurista e a arquitetura histórica do Copacabana Palace. A noite contou com um show exclusivo de Ivete Sangalo. Os 50 anos da Arezzo comemoram não apenas sua bonita história e o protagonismo na moda brasileira, mas o olhar para o futuro… Rumo a 2154!

A Arezzo começou fabricando calçados masculinos, mas logo os sócios, os irmãos Anderson e Jefferson Birman, optaram em mudar o rumo e focar no público feminino. De lá para cá, são 50 anos de história. Ao refletir sobre essa linha do tempo de Arezzo, Anderson Birman buscou um símbolo que representasse de forma genuína a essência da marca, e o encontrou na sandália Anabela, ícone da década de 70. O calçado marcou época, mudou a trajetória da empresa e da vida dos fundadores, gestores e de toda a companhia. “Somente através da história é possível criar o presente”, pontua Anderson Birman.

Luciana Wodzik, Diretora Executiva da marca Arezzo e Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co