Quem começou no ramo foi o avô italiano Nicolla Colella, que trabalhava como alfaiate e teve uma fábrica de roupas por cinco décadas. Há cinco anos, Bruno Colella invadiu o mercado masculino da moda à frente da marca BRNC, uma alfaiataria que produz peças clássicas e modernas ao gosto do cliente. Mais recentemente, o estilista decidiu investir também na marca italiana de óculos de sol Heliophilia. Segundo Bruno, A BRNC foi criada com o objetivo de trazer um olhar mais contemporâneo sobre a alfaiataria tradicional masculina. “A gente carrega um ‘know how’ de família que é incorporado em uma marca mais jovem de alta costura”. Além disso, a grife quer ajudar os homens a desenvolverem um senso mais maduro sobre seus próprios estilos. “É um facilitador para os homens se acharem em um mercado de moda que pode ser, muitas vezes, complexo. A moda masculina ainda é para o brasileiro, culturalmente falando, um tabu”, explica.
Além da vontade de unir o novo ao clássico, a marca procura também reestabelecer vínculos, como existia antigamente, entre alfaiate e cliente. “Acho importante a relação mais próxima do homem com os profissionais – barbeiros, mecânicos etc. Essa relação se perdeu durante um tempo, então acho que surgiu uma necessidade natural de resgatar isso, essa confiança”, afirma. Segundo Bruno, a proposta tem dado certo e o mercado tem se expandido. “O público mais exigente, que gosta da alta costura, ficou à deriva no momento da explosão da fast fashion no mercado da moda. A alfaiataria é um ramo que vem crescendo. Tanto atraindo um público que já estava acostumado com esse tipo de serviço, quanto um público mais jovem que busca uma peça mais confortável, com um caimento adequado e uma mão de obra melhor”.
A ideia é oferecer, além de um produto personalizado e exclusivo, uma experiência para os clientes. “Eles participam de todo o processo, desde a escolha dos tecidos, linhas, número de botões até o acabamento. Tudo é desenvolvido especialmente para cada um”, conta. O processo de produção de um terno dura 40 dias e são necessárias três visitas do cliente à alfaiataria. Na primeira, os clientes são medidos e escolhem os tecidos e os detalhes da peça. As outras duas visitas, de 15 em 15 dias, são para as provas. “Tudo para garantir o melhor caimento possível”. Os tecidos das calças, coletes, camisas, paletós e ternos variam entre algodão, linho, 100% lã fria e lã com seda – tem para todos os gostos e ocasiões!
Agora, Bruno aposta em outro segmento: óculos de sol. Além da paixão pelo acessório, o estilista afirma que os óculos são parte integrante da moda masculina. “Tudo conversa. Alfaiataria é um mercado amplo – não se baseia apenas em terno, calça, colete e paletó. Óculos é um acessório que conversa muito com a moda masculina e com a parte de vestimenta em si”, comenta. Bruno traz para o Brasil a marca italiana Heliophilia, e sua primeira coleção em terras brasileiras conta com seis modelos – cinco deles unissex. “A ideia é trazer algo nessa pegada genderless. É um óculos que atende bem tanto o mercado feminino quanto o masculino”. Moderno e clássico, tudo junto e misturado.
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