Nada de aviões. A pista do aeroporto Santos Dumont vai ver novas engrenagens nesta quarta-feira (dia 14). A revista Elle Brasil levará Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Patrícia Viera, Osklen, Ellus, Helo Rocha e outros grandes estilistas e marcas brasileiras para um desfile-preview antes da São Paulo Fashion Week. Com direção criativa de Paulo Borges – a gente bateu um papo com ele aqui – e curadoria e coordenação de Susana Barbosa, diretora de redação da publicação, o fashion show receberá cerca de 800 convidados e apresentará as tendências para a temporada Outono-Inverno 2016. Carol Bertelli, diretora de marketing das publicações femininas da Editora Abril, disse que realizar o evento na capital carioca tem um gostinho especial: “Acho que para o Rio, em um momento em que a cidade está carente de eventos de moda, significa um fôlego. Estamos aqui para dizer que a moda carioca não está esquecida. Ao contrário, está bem representada por três de seus nomes mais talentosos: Osklen, Lenny e Patricia Viera. Como é um formato inovador e inédito, atrai bastante interesse do mercado anunciante”.
Realmente, a quarta edição do evento em nada se parece com o que os cariocas estão acostumados a ver. Carol revelou que a locação foi uma das partes mais complicadas do processo. “Como se trata de um evento inédito, afinal é a primeira vez que algo desse porte acontece na pista de pouso, foi uma negociação demorada. Mas já estamos habituados a conseguir o que beira o impossível. Basta lembrar que fechamos por duas vezes a Ponte Estaiada, em São Paulo, para realizar as primeiras edições do evento”, disse. E não é só nos shows que a publicação gosta de ousar. Em tempos de crise, Carol garantiu, é preciso ser diferente. “Esse ano já causamos bastante barulho com a capa da edição de aniversário, que era espelhada e refletia a imagem de todas as mulheres que nela se olhassem. Fez tanto sucesso que foi replicada por outras edições internacionais da revista, como a australiana e chinesa. O Elle Fashion Preview é mais um exemplo de que não podemos nos deixar abater pelas adversidades do país”, garantiu.
Direto da linha de frente do evento, Susana Barbosa. “Tenho 20 anos de carreira, então posso dizer que mudou tudo. A começar quando a fotografia se tornou digital. De lá para cá, com as redes sociais, as demandas são outras. Temos que nos reinventar a cada dia, porque as coisas acontecem na velocidade da luz. Acho importante não ter preconceito e dizer sim às mudanças”, declarou ela, que acredita que o Rio de Janeiro é capaz de ditar tendências: “Acho que a carioca usa bem as cores, as estampas e os acessórios. Diferentemente da paulistana, que vai nos tons neutros e se arrisca menos. Todo ano, o Rio dita rumos e orienta a moda, seja nos modismos das areias ou nas novelas. Elas podem até não dialogar com o high fashion, mas falam diretamente com o grande público. Se voltarmos no tempo, Leila Diniz pode ser um bom exemplo. Depois dela, exibir a gravidez deixou de ser um tabu”, exemplificou. Ainda assim, ela deu sua opinião sobre o esgotamento da fórmula Fashion Rio. “Acho que o Brasil não comporta duas semanas de moda. O Fashion Rio já estava perdendo fôlego. Talvez mostrar o resort e o beachwear seja o formato ideal para uma cidade solar”, analisou.
Mesmo sem semana de moda, a cidade maravilhosa continua em alta e tanto Susana como Carol destacam isso. “Fala-se muito da moda carioca com um certo ar nostálgico, como se depois da geração Casa Canadá, Georges Henri e Yes, Brazil! não tivesse surgido mais nada. No entanto, o Rio tem nomes sólidos, como Osklen e Lenny, que já trabalham há tempos esse conceito de lifestyle aliado à moda que tantas marcas buscam desesperadamente nos dias de hoje. Além desses, há outras marcas que se consolidaram sem sequer participar de uma semana de moda, como a Farm e a Ateen, por exemplo”, afirmou Susana.
Logo após os desfiles, a cantora Anitta e os DJs belgas Richard Colburn & Chris Geddes (da banda Belle & Sebastian) vão subir ao palco para animar ainda mais o evento. O Elle Preview será uma festa para ficar na memória. É o que garantiu Susana: “É um desfile como há muito tempo não vemos, de cenário grandioso e 64 top models reunidas para mostrar antes o que oito dos melhores estilistas brasileiros criaram para o inverno. Além disso, teremos uma festa reunindo artistas nacionais e internacionais de peso”. Carol Bertelli foi além e se declarou para a cidade: “É o momento do Rio brilhar. A cidade acaba de fazer 450 anos e será sede dos Jogos Olímpicos. Além disso é o cenário perfeito para um evento grandioso como este. Nenhum aeroporto brasileiro tem a vista que o Santos Dumont tem”, opinou, convicta. Quem somos nós para discordar?
Veja mais croquis abaixo:
Artigos relacionados