Pode dar adeus ao “make nada” e tirar os cosméticos coloridos da gaveta. Se depender dos desfiles da New York Fashion Week, que estão rolando a todo vapor, como a gente contou aqui, os tempos de realçar apenas a pele ficaram para trás. A marca alternativa Hood by Air foi ousada e a beleza final era justamente uma crítica às técnicas de contorno marcadas estilo Kardashian. As modelos cruzaram a passarela com bases escuras no nariz e abaixo das maçãs do rosto sem esfumar ou espalhar e até mesmo os homens “aderiram” ao look, criado pela belga Inge Grognard, da MAC.
A época é dos “olhos tudo, boca nada”. O delineador ganhou uma versão especial no NYFW. No verão 2016, a moda é usá-lo na pálpebra inferior, substituindo o tradicional risco acima dos cílios. O que não falta são cores. Na apresentação de Derek Lam, Tom Pecheux abusou dos tons quentes, já Tracy Reese investiu no bronze metálico na parte de baixo dos olhos dos modelos. Na Ohne Titel o make up artist Kabuki usou quatro tons do Chromaline da MAC resultando em pink e azul vibrantes. Tadashi Shoji, por sua vez, surgiu com finas lâminas metálicas para o desfile inspirado em memórias antigas do Japão.
A maquiagem da Givenchy, um dos mais disputados e esperados desfiles da semana, foi especial. A top visagista Path Macgrath recomendou que as modelos chegassem seis horas antes do evento e, em um verdadeiro trabalho de arte, aplicou uma segunda pele, com tecidos e pedrarias em apenas alguns rostos.
Macgrath também foi responsável pela make do desfile de Diane von Furstenberg, inspirado nas noites da famosa Studio 54, com sombras cintilantes e cílios postiços. Pigmentos verde-água foram aplicados desde a pálpebra móvel até acima do côncavo e também abaixo dos cílios inferiores. A finalização ficou por conta de uma sombra metálica azul rende aos cílios enormes. As peles foram tratadas com iluminador nas têmporas e balm nos lábios, apenas.
O destaque na cartela de cores é, definitivamente, os tons de azul. Metalizados, em delineados grossos, esfumados, levemente esverdeados ou misturados em cores básicas, diversos tons como bebê, cobalto, celeste e royal realçaram os olhares na passarela e são a aposta do verão. As marcas Monique Lhuillier, Jill Stuart, Jenny Packham e Phillip Lim apostaram em diversos formatos, com delineados superiores, inferiores e cor única na pálpebra. A pele iluminada continua tendência e promete se manter por muitas estações, mesmo que em pontos de luz pelo rosto.
Artigos relacionados