Gente & Comportamento

Dr. Gabriel Basílio aborda a questão da cirurgia facial. Qual a idade ideal para uma intervenção? Vem saber!

Cirurgião plástico com subespecialização em operações craniofaciais, o capixaba de coração carioca trilha um caminho baseado no lado humano da Medicina. No consultório, na sala de cirurgia ou nas salas de aula da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde se especializou e hoje divide seus conhecimentos com os residentes da instituição, dr. Gabriel acredita em uma profissão que atenda a estética como também o trabalho de reconstrução. Por isso, além dos procedimentos em prol do belo, ele também se dedica a cirurgias como as operações de lábio leporino e fenda palatina, suas paixões da profissão

Publicado em 25/02/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Dr. Gabriel Basílio

Cirurgia de face ou lifiting facial para as pessoas com mais de 60 anos. É claro que todos nós sempre queremos nos manter renovados, com um ar fresh e aparência jovial, principalmente no rosto, que é nosso cartão de visita.

Então, manter a pele com bom tônus, bem tratada, sem aquelas manchinhas e rugas que incomodam, sem aquele bigodinho chinês ou aquela “aparência chamada de bulldog”, quando se perde a definição do ângulo da mandíbula, é sonho de muitas pessoas. O rosto é muito bonito em suas diversas angulações, inclusive nessa época de selfies em redes sociais nas quais todos treinam o melhor lado.

No meu consultório, algumas pessoas perguntam qual a idade indicada para se fazer um lifiting facial. Na realidade, não existe uma idade pré-determinada. Depende de várias análises. Por exemplo: o tipo de exposição aos fatores de envelhecimento facial, a genética, a atividade que a pessoa exerce, o quanto ela se incomoda ou se tolera. É claro que as pessoas começam a ter mais sinais de envelhecimento a partir dos 50 anos. Portanto, para você fazer um lifiting leve ou mini lifiting pode ser a partir de 50 ou 55 anos. Mas isso não significa que você tem que sair correndo em busca de um cirurgião plástico se não estiver incomodado.

A partir dos 60 anos, as pessoas têm certamente mais algumas evidências do passar dos anos com fatores como a perda do ângulo da mandíbula, do bigodinho chinês mais pesado, os sulcos que saem na altura do nariz e vão até o ângulo da boca, as bolsas que aparecem debaixo dos olhos e até mesmo com as gordurinhas que marcavam as bochechas, as maçãs do rosto, mais pesadas sobre a face.

A partir da constatação desses pontos, o médico pode com a cirurgia de face devolver o ar de jovialidade aos rostos das pessoas. Falo para mulheres e homens. Para eles, o cirurgião plástico faz adaptações e tipos de incisões em função do cabelo mais curto ou de a pele ser mais grossa com barba.

Com certeza, os profissionais querem oferecer um resultado que, de maneira segura, será um refresh para as pessoas com mais de 60 anos e que fará bem para a auto-estima.

Dr. Gabriel Basílio (Foto: Marcio Farias)

O cirurgião plástico consegue fazer incisões escondidas atrás ou na frente da orelha e tratar bem o pescoço. E o terço médio dos rostos, que são as maçãs, as incisões são nas regiões temporal e frontal. E podemos completar com uma blefaroplastia, que é a cirurgia das pálpebras.

Atualmente, o que se fala muito e é considerada up to date em todos os congressos de cirurgia plástica é a lipoenxertia. Você tira um pouco de gordura de alguma região do corpo e insere no rosto para trazer células novas. Ou seja: células gordurosas que ajudam na regeneração ou origem à novas células da pele, proporcionando mais volume e ajudando na harmonização facial.

Mas é muito importante ressaltar que essas intervenções devem ser feitas em ambiente hospitalar, com toda segurança para o (a) paciente, e o médico ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Contato: Dr. Gabriel Basílio

Telefone: (21) 2286-1692
Facebook: 
clique aqui
Instagram: @drgabrielbasilio

Conheça mais a trajetória de Dr. Gabriel Basílio, clicando aqui

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,