Pelas mãos de LC Barreto e Mauro Lima, a história do músico João Carlos Martins vira longa e tem previsão de estreia no ano que vem!


No elenco, Alexandre Nero e Rodrigo Pandolfo dividem o papel do pianista – na fase adulta e jovem – enquanto Alinne Moraes vive Carmen, mulher dele

O maestro João Carlos Martins foi um dos maiores pianistas do mundo e fez história como um dos poucos músicos a gravar a obra completa de Bach. Só por isso, ele já merecia ter sua história compartilhada pelo mundo, mas o lado pessoal também merece atenção: desde a infância, ele teve sérios problemas de saúde – que o fizeram ser recluso e aprender a tocar piano. Pois bem: foi pensando nessa vida tão recheada de grandes acontecimentos que LC Barreto (de “Dona Flor e seus dois maridos”, “Flores raras” e outros sucessos), começou a produção de “João”. Com roteiro e direção de Mauro Lima, o longa reúne grandes nomes como Alexandre Nero, Alinne Moraes, Rodrigo Pandolfo, Caco Ciocler e Fernanda Nobre.

LC Barreto - João - Alexandre Nero (3) - Foto Fernando Mucci

Alexandre Nero vive João Carlos Martins (Foto: Fernando Mucci)

João Carlos Martins iniciou sua carreira no Carnegie Hall, em Nova York – local, aliás, que já foi set de filmagem para o longa -, e, aos 20 anos, já esgotava todos os ingressos da casa. Logo tornou-se uma das maiores promessas da música erudita mundial, e, no momento que passou a ser reconhecido pela comunidade artística internacional, João sofreu um acidente que afetou o nervo de seu braço e interrompeu sua carreira. Ainda assim, ele não desistiu de tocar – mas a paralisia avançou e ele teve de encerrar a carreira, pelo menos por ora, quando resolveu lançar sua energia na vida política. Nesse meio tempo, foi acusado de fraude fiscal e, quando tudo parecia perdido, resolveu voltar à se dedicar à música. Foi aí que ainda mais sucesso, mas, logo depois, por uma ironia do destino, João foi assaltado e sofreu uma lesão cerebral que afetou todo o lado direito do seu corpo. Com dores insuportáveis, teve o nervo da mão direita cortada. Ainda assim, usando apenas a esquerda, o músico realizou inúmeros concertos pelo mundo – que sobrecarregou sua mão e causou-lhe um câncer que obrigou-lhe a parar de tocar em 2012. Mas ele não desistiu de sua paixão: tornou-se maestro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para contar essa história tão inspiradora, cerca de 100 profissionais atuam na produção do longa-metragem que é uma coprodução com a Globo Filmes, a Rio Filmes e tem distribuição pela Europa Filmes. A previsão é que o longa chegue ao mercado logo no primeiro semestre de 2017. Nós, de HT, aguardamos ansiosos.