Fotos

Odoyá, Rainha do Mar! De Camila Pitanga a Regina Casé, passando por Astrid Fontenelle, devotos homenageiam Iemanjá. Aos fatos e fotos!

A Festa de Iemanjá atraiu devotos ao Rio Vermelho em Salvador. "Que dia é esse que parece um mês?! Comecei 7 da manhã em São Lázaro, dei a volta no mundo, aconteceu de tudo e uma hora dessa tô chegando aqui no Rio Vermelho! Que que é isso Bahia!?", chegou a brincar Regina Casé

Publicado em 02/02/2016 | Por Lucas Rezende

A terça-feira (02) ainda estava começando, a lua brilhava no céu e o sol estava longe de raiar quando o bairro do Rio Vermelho já estava abarrotado em Salvador, na Bahia de Todos os Santos. É lá que fica a Casa de Yemanjá, epicentro das celebrações pelo dia da Rainha da Mor na capital baiana. E assim será até o anoitecer, mesmo com a chuva que caiu no começo do dia e ameaça voltar. O motivo é nobre: comemora-se o dia de Iemanjá e a entrega de oferendas e presentes da Rainha do Mar é tradicional desde 1923 na capital baiana, quando a falta de peixes fez os pescadores saírem com oferendas para Janaína fazendo nascer assim uma das festas mais emblemáticas do país.

Ontem, no começo da madrugada, via-se pais, mães e filhos de santo misturados a turistas de todos os cantos do planeta, celebs como Camila Pitanga, Regina Casé, Estevão Ciavatta, Felipe Veloso, Paulo Borges e Carlinhos Brown caminhando e carregando suas oferendas pela – nova – orla do Rio Vermelho. Estevão, marido de Casé, Camila e Felipe Veloso foram alguns dos que pegaram um barco de pescador e foram mar adentro carregando seus balaios de presentes para a homenageada.

Antes disso, aliás, a turma de Regina não combinou o encontro com Brown. Acaso soteropolitano, já que se esbarraram quando passavam pelo Dique do Tororó, onde se faz, também, oferendas a Oxum, o protetor da água doce. Diz por aqui, inclusive, que é de bom tom para que ele não fique com ciúmes de Iemanjá. A apresentadora, depois dos rituais, seguiu para sua casa na cidade e fez as vezes de anfitriã para amigos – incluindo Camila Pitanga. No mais, Astrid Fontenellle levou seu filho Gabriel para reverenciar a Rainha do Mar, enquanto Lea Cerezo foi à beira-mar. A cereja do bolo dos festejos será em grande estilo. Mais de 500 mil pessoas são esperadas no show que Carlinhos Brown vai fazer na Praia da Paciência, às 14h.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas