‘Niterói em fatos e fotos’: livro reúne as mais belas imagens da cidade assinadas pelo fotógrafo Antonio Schumacher


O livro tem registros em textos bilíngues e fotos em ângulos originais, inclusive aéreos, de monumentos arquitetônicos entre os mais antigos do país, e recantos naturais. São eles prédios centenários, museus, fortes militares, igrejas, hortos e parques ecológicos, equipamentos culturais e praias paradisíacas. Também estão entre os locais selecionados a lendária Pedra do Índio, o Theatro Municipal João Caetano – berço das artes cênicas brasileiras – e a Ponte Rio-Niterói, que já foi a segunda maior via suspensa do mundo

'Niterói em fatos e fotos': livro reúne as mais belas imagens da cidade assinadas pelo fotógrafo Antonio Schumacher

Amei as imagens que vi assinadas pelo fotógrafo Antonio Schumacher, um apaixonado por Niterói. Ele lançou o livro ‘Niterói Em Fatos e Fotos’ publicado pela DB Editora. A obra apresenta 50 dos principais pontos histórico-culturais de Niterói, a maioria patrimônios tombados.

Niterói Em Fatos e Fotos‘ tem, em sua composição, registros em textos bilíngues e fotos em ângulos originais, inclusive aéreos, de monumentos arquitetônicos entre os mais antigos do país, e recantos naturais. São eles prédios centenários, museus, fortes militares, igrejas, hortos e parques ecológicos, equipamentos culturais e praias paradisíacas. Também estão entre os locais selecionados a lendária Pedra do Índio, o Theatro Municipal João Caetano – berço das artes cênicas brasileiras – e a Ponte Rio-Niterói, que já foi a segunda maior via suspensa do mundo.

“Observando alguns registros fotográficos existentes das maravilhas de Niterói, percebi que faltava algo, geralmente apenas as fachadas eram retratadas. Daí veio a ideia de produzir um livro de fotos sobre a cidade sob um ponto de vista especial, que incluísse cliques aéreos de drone e ângulos internos, com foco na arquitetura de época, proporcionando ao público uma perspectiva diferente de cada local”, conta Schumacher.

Franciane Barbosa, sua irmã e sócia na DB Editora, que comemora 16 anos de fundação em 2021, abraçou a iniciativa e abrilhantou, ainda mais, a obra com a história resumida de cada ponto retratado, em português e inglês, o que torna o conteúdo do livro mais acessível aos visitantes estrangeiros.