Modelo trans pede mais espaço e faz apelo à Victoria’s Secret e Sports Illustrated: ‘contrate-nos’


Em entrevista à Elle americana, Geena Rocero diz que sonha estampar a capa da Sports Illustrated e pede mais espaço para modelos trans

Este ano ainda não chegou ao fim, mas podemos dizer com toda certeza que os transexuais e transgêneros foram uma das pautas mais importantes de 2015 – em parte graças aos holofotes atraídos por Caitlyn Jenner. Mas ainda há muito a ser conquistado, que o diga a modelo Geena Rocero. Em entrevista à Elle americana, a modelo trans falou sobre seu sonho de ser angel da Victoria’s Secret e estampar a capa da revista Sports Illustrated, que, anualmente, tem uma importante edição de moda praia, cobiçada por mulheres de todo o mundo.

Geena Rocero só se assumiu trans no ano passado - até então, ela afirmava ser cisgênero para não perder trabalhos (Foto: Reprodução/ Instagram)

Geena Rocero só se assumiu trans no ano passado – até então, ela afirmava ser cisgênero para não perder trabalhos (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Contratem-nos! Dêem-nos mais plataformas! Espero que diretores de casting e as pessoas possam nos ver além da condição de transgênero e nos contratem pelo o que somos. Contratem pessoas trans como diretores de casting, como editores de revistas ou nos dêem oportunidades de fazer a curadoria de um editorial. Nós poderíamos indicar nuances que precisam ser mostradas nestas histórias”, defendeu Geena, de 31 anos, que foi descoberta aos 21, em Nova York. No início da carreira, ela chegou a afirmar que era uma mulher cisgênera (cujo gênero é o mesmo que o designado no nascimento) para evitar preconceitos e não perder trabalhos. Só no ano passado que ela admitiu ser transgênero, durante uma palestra no TED.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além de seus trabalhos no universo fashion, a modelo filipina é muito engajada nas causas LGBT e é tida como grande exemplo para Caitlyn Jenner. “Estamos debatendo se somos ‘modelos trans’ ou apenas ‘modelos’. Na minha opinião, sou uma modelo trans. Quero representação por isso, porque representação política neste assunto é importante. Sou apaixonada por isso”, disse Geena, que é fundadora e uma das dirigentes do GenderProud, movimento que luta para mudar a percepção mundial das pessoas trans.