Fotos

“Mobilize” reúne parceiros e colaboradores da Rede Globo para relembrar as campanhas sociais da emissora ao longo de 2015

O evento, apresentado por Odilon Wagner e Paulo Mathias, contou com a presença de Fernanda Torres, Flávio Canto e dos jornalistas Zeca Camargo, Sandra Annenberg, Mônica Waldvogel e Sônia Bridi

Publicado em 26/11/2015 | Por Karina Kuperman

Compromisso com a educação, campanha de valorização ao idoso, Menos é Mais, HIV, campanha dos 1000 dias, conscientização contra a violência a mulher, Criança Esperança. Foram muitas as ações sociais que a Rede Globo promoveu ao longo de 2015. Para comemorar o sucesso de tantas iniciativas que promoveram a reflexão em torno de temas importantes, a emissora organizou o “Mobilize”, evento que reuniu, nessa quarta-feira, 25, parceiros, colaboradores e convidados no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. A noite, apresentada por Odilon Wagner e Paulo Mathias, contou com diálogos divertidos e conversas sérias. Além disso, volta e meia um grande nome do jornalismo da Globo subia ao palco com convidados para debater os temas em formato de talk show. Zeca Camargo, Sandra Annenberg, Mônica Waldvogel e Sônia Bridi foram alguns dos presentes.

Evento Mobilize - retrospectiva social 2015. Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico

Odilon Wagner e Paulo Mathias fizeram do evento um momento lúdico e divertido (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

O primeiro grande tema relembrado foi o compromisso da empresa com a educação, que tem como objetivo mobilizar a sociedade em torno de escolas públicas de qualidade. Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro apareceram na grande tela montada no palco para lembrar as campanhas de retorno às aulas e, em seguida, Mônica Wadvogel subiu ao palco com Emanuel Jacobina, autor da atual temporada de “Malhação”, para falar sobre a escolha de ambientar a história em duas escolas públicas. “Eu queria falar de educação sem opor a escola privada e a pública. Na rede federal também existe ensino de qualidade. Nessa ‘Malhação’ eu também coloquei famílias compostas por profissionais que lecionam nas escolas, mostrando a vida real de pais que trabalham onde os filhos estudam. Quis humanizar a questão da educação”, explicou o autor.

Evento Mobilize - retrospectiva social 2015. Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico

Mônica Wadvogel e Emanuel Jacobina falaram sobre a importância da educação (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

Depois, as iniciativas de protagonismo jovem através da plataforma Menos30 foram relembradas e Sandra Annenberg subiu ao palco com Jéssica Tauane, idealizadora do Canal das Bee no Youtube, Eduardo Lyra, da Gerando Falcões e Felipe Junquilho, da Movpak. Cada um dos jovens, com suas ideias à flor da pele, falou sobre a importância de seu projeto. Jéssica, que faz vídeos sobre igualdade de gêneros, comentou a importância das edições do Papus organizado pela Rede Globo, já Felipe, empreendedor, mostrou a sua invenção: uma mochila que serve como meio de transporte, ou seja, vira um skate elétrico que chega a 30 quilômetros por hora. Já Eduardo comentou sobre o seu projeto que atua nas escolas públicas do país, provando aos jovens de classes menos favorecidas que todos, independente de condição social ou histórico familiar, podem brilhar.

juventude

Sandra Annenberg entrevistou os jovens Jéssica Tauane, Eduardo Lyra e Felipe Junquilho (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

Em seguida, foi a vez de relembrar as campanhas “Menos é mais”, sobre sustentabilidade e uso consciente de recursos e, para isso, Sônia Bridi subiu ao palco com Márcia Hirota, responsável pela ONG SOS Mata Atlântica e Rodrigo Medeiros, da Conservation Internacional. Depois de o público assistir o vídeo “Oceano”, da campanha “A natureza está falando”, Márcia ressaltou a importância da conscientização. “Muitas vezes as pessoas querem agir e nem sabem por onde começar. Levar a causa ao grande público orienta através de educação e conhecimento”, explicou.

meioambiente

Sônia Bridi subiu ao palco com Márcia Hirota e Rodrigo Medeiros para falar da importância do meio ambiente(Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

As ações de cidadania e contato direto com os espectadores ao longo de 2015 foram relembradas por Zeca Camargo, que subiu ao palco ao lado da roteirista Antonia Pellegrino e do educador físico Márcio Atalla, a frente do quadro “Medida Certa” do “Fantástico”. Antonia destacou a importância de se discutir os direitos das mulheres. “Está tendo uma primavera feminista no país. Elas estão dizendo chega, indo às ruas. A campanha ‘meu primeiro assédio’ foi linda, fez um debate florescer”, relembrou. Márcio, que comanda diversas caminhadas conjuntas em várias cidades do Brasil, disse que gosta de incentivar as pessoas. “É muito bom levar ações mobilizadoras. Tem gente que tem acesso a conteúdo de qualidade pela primeira vez por causa do ‘Medida Certa’, é a chance de fazer o primeiro check-up da vida, descobrir o que é índice de massa corporal. É um papel educativo muito forte”, contou.

Evento Mobilize - retrospectiva social 2015. Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico

Zeca Camargo, Antonia Pellegrino e Marcio Atalla falaram sobre projetos como o “Ação Global” e o “Medida Certa” (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

Os três relembraram também a 22ª edição da Ação Global. Só no ano que passou, 27 cidades do Brasil, ou seja: mais de 400 mil pessoas, tiveram acesso a atendimento médico seguro e de qualidade.

Por último, foi a vez de relembrar o sucesso do Criança Esperança, que, em ano de crise, bateu recordes de arrecadação. Fernanda Torres e Flávio Canto, um dos mobilizadores da campanha, falaram um pouco sobre os 30 anos de Criança Esperança, as doações ao longo de três décadas e relembraram o “Diálogos da Esperança”, uma das novidades desse ano que celebrou os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. “O projeto dá voz às pessoas. Saímos dos lugares com esperança de que o país pode dar certo e de que todo mundo pode mudar o mundo”, ressaltou Flávio. Em seguida, os quatro jovens da Ciranda em Cordas, um dos milhões de beneficiados do Criança Esperança, subiram ao palco para tocar seus instrumentos.

Evento Mobilize - retrospectiva social 2015. Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico

Flávio Canto e Fernanda Torres ressaltaram que, nesse ano, a campanha Criança Esperança arrecadou o recorde de doações (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

A emocionante noite foi coroada com uma apresentação da música “Tempos Modernos” na voz de Negra Li. E a gente vê a vida melhor no futuro. Veja mais fotos na galeria abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas