De passagem pelo Brasil, o ator americano Danny Glover tratou de mergulhar de cabeça e entender os problemas político-sociais que os brasileiros vêm enfrentando. Após um encontro “muito importante e maravilhoso” com a presidente afastada Dilma Rousseff na capital federal, o ator de “Máquina Mortífera” e “A Cor Púrpura” se manifestou pela atual crise política do nosso país. “Viemos apoiar o povo brasileiro e o direito de ela (Dilma Rousseff) ser a presidente e governar o Brasil. Nós lamentamos o que está acontecendo aqui, a frustração e a perda de direitos dos brasileiros. E muitos de nós nos Estados Unidos estamos escandalizados e chateados como muitos brasileiros”, declarou.
Danny Glover, que também é ativista dos direitos humanos nos Estados Unidos, ainda fez um apelo a seus conterrâneos norte-americanos para que apoiem a “democracia extraordinária” brasileira. “Trata-se de uma democracia participativa com pessoas engajadas que promovem mudanças no Brasil, nos menos favorecidos e nos que foram excluídos do processo político. Eu estou aqui para apoiar o esforço e a tentativa constantes desse movimento extraordinário que acontece com o Partido dos Trabalhadores”, completou.
Essa não foi a primeira vez que o ator se posicionou em relação ao panorama político brasileiro. Em março desse ano, Glover já havia gravado e compartilhado um vídeo nas redes sociais em apoio a presidente Dilma. “Democracia de, por e para cidadãos honestos e comuns é uma conquista preciosa e sagrada que deve ser defendida. (…) Hoje, a democracia brasileira está mais uma vez ameaçada. Dessa vez, por setores da sociedade que se recusam a aceitar que foram eleitoralmente derrotados e buscam lacunas legais que possam leva-los à presidência”, disse.
Além do encontro político com a presidente afastada, Danny Glover também foi conhecer um terreiro de candomblé em Brasília. Por lá, o ator, que é filho do orixá da caça e prosperidade, recebeu um colar personalizado do pai de santo, participou das tradicionais celebrações religiosas e fechou a visita experimentando um acarajé.
Artigos relacionados