Fotos

Em terra de feed novo, você ativa notificação? O Instagram vai mudar e HT foi atrás das celebs e ouviu até perito forense. Aos fatos…e likes!

Regina Casé, Gio Antonelli e Luan Santana correram para não perder visibilidade, enquanto Bruno Gagliasso seguiu a trilha do "muito barulho por nada"

Publicado em 28/03/2016 | Por Lucas Rezende

A turma do Instagram acordou em polvorosa – e segue assim até o presente momento desta segunda-feira (28). O motivo? É que, em breve, as fotos que vão surgir nas timelines seguirão um critério diferente do atual. Desde sempre, cada clique aparece em ordem cronológica: quem posta primeiro aparece primeiro e assim vai seguindo por quem postou nos segundos sequenciais, de forma uniforme e perene. Mas por pouco tempo. Segundo o especialista em tecnologia ouvido por HT, Gilberto Sudré, perito em computação forense e especialista em segurança da informação, “o Instagram vai filtrar o que aparece na linha de tempo dos usuários priorizando as publicações daquelas pessoas que você curte mais frequentemente, ou que curte e comenta suas próprias fotos”.

O Instagram anunciou uma grande reformulação no feed que causou polêmica (Foto: Reprodução)

O Instagram anunciou uma grande reformulação no feed que causou polêmica (Foto: Reprodução)

Ele explica melhor: “A ideia é que aquelas pessoas que você interage com mais frequência também aparecerão de forma mais recorrente na sua linha de tempo, assim como já acontece no Facebook – e, pelos rumores, vai acontecer também no Twitter”. Sudré está no time que torceu o nariz para a mudança. “É muito ruim pois pode ‘esconder’ postagens interessantes de pessoas que você segue só por você não curtir tão frequentemente suas fotos, por exemplo. O algoritmo usado só vai aumentar as curtidas de quem já é conhecido e reitero: pode fazer com que publicações interessantes de seus amigos não sejam vistas por você”, opina. Quem pensa como Sudré é a apresentadora Regina Casé, que acumula quase um milhão de seguidores.

Gilberto Sudré, perito em computação forense e especialista em segurança da informação, não gostou da mudança

Gilberto Sudré, perito em computação forense e especialista em segurança da informação, não gostou da mudança

Ela usou até a empregada doméstica Val, que interpreta no premiado longa “Que horas ela volta?”, para tentar não cair no limbo do Instagram com a chegada de algoritmos. “Pode ser que você nem veja mais os meus posts por causa de um troço chamado algoritmo. Vai agora lá em cima e notifica pelo amor de Deus! Não quero te perder de vista! Não se perca de mim!”, pediu Casé aos seus seguidores. A tática dela , aliás, foi usada durante todo o dia por grandes perfis: eles estão solicitando que os seguidores ativem notificações de publicação para que, a cada foto postada, surgir um aviso na tela do celular. Assim, nada se perderá, não importando o crivo do algoritmo.

Regina Casé apelou para a bem-humorada personagem Val para alertar seus seguidores (Foto: Reprodução)

Regina Casé apelou para a bem-humorada personagem Val para alertar seus seguidores (Foto: Reprodução)

E a lista foi grande, mesmo com a turma que é crème de la crème do Instagram: o sertanejo Luan Santana (quase 9 milhões de seguidores), a apresentadora Adriane Galisteu (um milhão e meio), o cantor e ator Lucas Lucco (mais de 8 milhões) e os globais Giovanna Antonelli (quase quatro milhões) e Alexandre Nero (mais de um milhão) foram alguns dos nomes que passaram o dia já tentando garantir suas visualizações tradicionais. Por outro lado, há quem não veja nada demais na mudança. Um texto viral também correu a rede social hoje tentando deixar claro de que “100% do seu feed estará lá para ser visto curtido, ignorado…o que muda é só ordem: de cronológica passa a ser por relevância”. Ou seja: muito barulho por nada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os atores Bruno Gagliasso (mais de três milhões de seguidores) e José Loreto (quase um milhão acompanhando suas postagens) são da turma do “deixa disso”. Para Loreto, a movimentação diária pelo ativamento de notificações foi uma “parada chata para cace!@#$te”. Gagliasso, por sua vez, recorreu ao mestre Caetano Veloso e remou contra a maré: “Ative! Ou não….”, acompanhando de duas postagens destoando dos pedidos do dia. E você, de qual lado está?

"Ou seria melhor essa foto, q acham?", questionou Gagliasso (Foto: Reprodução)

“Ou seria melhor essa foto, q acham?”, questionou Gagliasso (Foto: Reprodução)

Pesquisas relacionadas