Do nome do bebê ao tipo de parto, Dira Paes conversou com HT sobre a gravidez: “queria antes, mas o destino quis assim e está perfeito”


A atriz, que já é mãe de Inácio, nos contou que o bebê deve nascer no dia 29 de outubro, mas que ainda não sabe qual será o tipo de parto: “Eu quero parto normal, só que depende do encaixe do neném”

Dira Paes acredita que a esperança move o mundo. E não poderia haver crença melhor para uma mobilizadora do Criança Esperança”. No ensaio geral do projeto, que terá seu ápice com show ao vivo na noite deste sábado (15), a atriz conversou com HT sobre esse sentimento que a inspira. “A esperança é a mola motor que nos faz acordar com disposição e ver o mundo melhor. Sem ela, nós perdemos todos os sentidos”, compartilhou.  Nascida no interior do Pará, Dira contou que os cinco meses dedicados ao projeto da Rede Globo com a UNESCO foram fundamentais para aprender mais sobre iniciativas sociais e educação. “A educação tem muito poder. Temos que fazer valer o que foi escrito no estatuto da criança e do adolescente, que é um dos melhores do mundo”, pediu.

Lázaro Ramos, Leandra Leal, Diraa Paes e Lázaro Ramos são os mobilizadores do Criança Esperança e representam a diversidade cultural do Brasil (Foto: AgNews)

Dira Paes entre Lázaro Ramos, Leandra Leal e Flávio Canto. Eles são mobilizadores do “Criança Esperança 2015” porque  representam a diversidade cultural do Brasil (Foto: AgNews)

Essa áurea esperançosa, por dias melhores, cai perfeitamente para quem irá gerar uma nova vida em breve. Com uma barriga de sete meses de gestação, Dira, que já é mãe de Inácio, de sete anos, contou que a gravidez tardia, aos 46 anos, não foi uma opção pessoal. “É um movimento natural do mundo, as mulheres têm engravidado mais tarde. No meu caso foi diferente, eu queria engravidar antes, mas o destino quis assim e está perfeito”, disse. A atriz, que é casada com o fotógrafo Pablo Baião, nos adiantou que o bebê deve nascer no dia 29 de outubro, quando os dois completam 10 anos de casamento. Por outro lado, quando questionada, ela disse ainda não saber qual será o tipo de parto. “Eu quero parto normal, só que depende do encaixe do neném”, explicou.

Na reta final da gravidez, Dira Paes esteve no ensaio do Criança Esperança, que vai ao ar nesse sábado (15) (Foto: AgNews)

Na reta final da gravidez, Dira Paes esteve no ensaio do Criança Esperança, que vai ao ar nesse sábado (15) (Foto: AgNews)

Sobre o filho mais velho, Dira disse que Inácio é pura expectativa. Apesar de inicialmente querer uma irmãzinha, o primogênito já está animado e deu o apelido de “segundinho” ao caçula. “Ele queria uma menina, mas quando soubemos que era menino ele já amou. Eu falei que ele ia doar as blusas, ensinar as coisas e ele ficou superfeliz. E todo dia ele chega com uma ideia de nome para o irmão”. Herdeirinho esse que ainda não tem nome, mas já com uma lista de sugestões. Papo vai, papo vem, a atriz contou que toda experiência repetida é fruto de uma mulher muito maternal que ela carrega consigo. “Eu já nasci mãe, aquela coisa bem canceriana, sabe? Quando eu fiz o filme ‘Dois Filhos de Francisco’, passaram várias crianças pelo meu colo e cada uma delas eu adotava um pouco”.

Dira foi flagrada recentemente dando uma volta na areia. Ela só se despedirá do barrigão por volta do dia 29 de outubro (Foto: AgNews/Dilson Silva)

Dira foi flagrada recentemente dando uma volta na areia. Ela só se despedirá do barrigão por volta do dia 29 de outubro (Foto: AgNews/Dilson Silva)

Emocional à parte, até agora Dira engordou apenas sete quilos, o que ela atribui a uma dieta balanceada. “Eu estou me cuidando para depois voltar logo à forma. Faço uma alimentação equilibrada, mas não me privo dos prazeres da vida. Eu como pequenas porções, muitas vezes ao dia. Não consigo mais comer tanto de uma vez porque o bebê já está apertando o estômago”, disse, para logo emendar que caminha sempre que pode. Enérgica, garante que a segunda gestação tem sido mais fácil do que a primeira. Durante a gravidez de Inácio, ela teve risco de parto prematuro pelo fato de ter uma placenta pequena. O bebê nasceu de cesariana aos sete meses de gestação. “Essa gravidez é bem diferente da outra. Tudo mudou. Nessa eu estou mais saudável, na primeira eu fiquei mais quieta porque era arriscada”, lembrou. A nova gravidez trouxe também uma nova oportunidade de aprender sobre o mundo e seu papel de mãe. “Cada filho nos proporciona um aprendizado diferente. A maternidade nunca é igual”.

A disposição que Dira compartilha nos momentos de gestação reflete também em seu trabalho. Ela pretende bater ponto até o último mês, ainda que de casa, lendo textos teatrais e roteiros. “Quero trabalhar até quando der, porque o estudo faz parte da profissão do ator também”, finalizou.