Carnaval – Julianne Trevisol só quer saber de riscar a passarela do samba


Em ensaio sensual de carnaval, a atriz, que é destaque de chão na Acadêmicos do Grande Rio, fala do seu amor pela agremiação de Caxias. “Estava ouvindo o samba no carro. Tocou o refrão, meu olho encheu d’água. Não é só o momento do desfile, é o contato com a comunidade, o carinho pelos trabalhadores da escola, o talento artístico por trás de tudo”, conta

*Por Simone Gondim

Julianne Trevisol é daquelas com samba no pé. Desfilando pelo quinto ano na Acadêmicos do Grande Rio, a atriz, que também tem uma sólida formação em dança – balé, sapateado, jazz e dança de salão – conta que só existe um lugar para atravessar a Marquês de Sapucaí: a pista. “Não viria em carro, quero sambar. Só faz sentido se for assim”, diz ela, disposta a riscar a passarela. Destaque de chão da escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Julianne ainda fica nervosa todas as vezes que pisa no Sambódromo. “Entrar na Sapucaí é sempre uma estreia, dá aquele frio na barriga. Depois, é só curtição”, garante.

Julianne só desfila se for no chão (Foto: Reprodução Instagram)

Em paz com o próprio corpo – e que corpo! – a bela, de 36 anos, confessa que, no começo, não ficava à vontade para desfilar usando biquíni e preferia atravessar o Sambódromo de maiô. Mas, no ano passado, isso mudou. “Sentia um pouco de vergonha de mostrar muito. Depois, percebi que é tanto acessório, tanto brilho, que o foco é a fantasia. Tomei coragem e não doeu. Sairei de biquíni de novo este ano. A fantasia está linda, mas não posso dar detalhes”, afirma Julianne.

Em ensaio sensual exclusivo para o site HT, a atriz faz um jogo de mostra e esconde tendo o carnaval como tema. As fotos, tiradas pelo badalado Ita Mazzutti, têm stylist de Luiz Plinio e beleza de Pablo Félix. “Estou em uma fase ótima, mais leve. Com a maturidade, a vida foi ficando melhor. Deu vontade de fazer o ensaio. Suei para ficar com este corpo e quero mostrar que é possível ser assim, mas precisa de dedicação, não é de nascença”, revela. Segundo ela, o namorado, o músico Amon Lima, não fica enciumado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Julianne explica que se cuida o ano inteiro, mas o preparo para a folia é mais intenso. “Começo logo depois do réveillon. Não bebo e faço uma dietinha. A um mês do carnaval, acelero o ritmo de treinamento, faço dieta total e massagens. A preparação precisa ser física e estética, nada sozinho vai fazer milagre. Para me acostumar com o peso da fantasia e poder curtir o desfile, faço treino de resistência”, conta ela.

A atriz, que será a ambiciosa Nidana na novela “Gênesis”, da Record, aposta na simplicidade para tratar do rosto e do corpo. “Basicamente, não saio de casa sem protetor solar e evito muita maquiagem. Deixo a make para os momentos em que preciso dela”, diz. “A beleza tem que vir de dentro para fora: danço, faço yoga, medito e me alimento bem”, acrescenta.

“Com a maturidade, a vida foi ficando melhor”, revela Julianne (Foto: Reprodução Instagram)

Viver Nidana faz com que a atriz mergulhe em um universo completamente novo. Além de ter lido o livro bíblico do Gênesis, Julianne precisou abrir mão do cabelo curto, da tintura e até de fazer as unhas e a sobrancelha. Tudo para que a personagem, uma mulher do povo que vive fora dos muros da cidade, ficasse o mais fiel possível à época. “Sou dona de uma esmalteria e não posso fazer as unhas!”, diverte-se. “Mas, para o carnaval, vou fazer”, confessa.

Acostumada a entrar em diferentes personagens, Julianne garante que não é um problema deixar a vaidade um pouco de lado. “Faz parte do trabalho. O processo de preparação de elenco foi demais. Gosto da caracterização, de não ser reconhecida nas ruas, usar meu cabelo na cor natural. A novela está linda e sendo feita com muito cuidado para manter a naturalidade. No cenário, inclusive, temos bichos de verdade o tempo todo”, comenta. A lista de animais em cena inclui uma cobra. Será que a atriz já teve coragem de chegar perto da “colega” de gravação? “Chego perto e quero interagir, mas ainda não tive coragem de pegar no colo. Até o fim da novela ficaremos amigas”, aposta.