Às vésperas de dar à luz a primeira filha, Débora Nascimento faz ensaio com barrigão e posa em cachoeira: “Um ensaio livre com meu ventre cheio”


A atriz está gravida de Bella, sua primeira filha do casamento com José Loreto. As fotos são de Alex Santanna e fazem parte do projeto Ritos do Nascer ao Parir de Mana Bernardes

Agora falta pouco! Na reta final de sua gravidez, Débora Nascimento posou para as lentes do fotógrafo Alex Santanna exibindo o barrigão de nove meses. A fotos, que foram do estúdio a uma cachoeira, fazem parte do projeto Ritos do Nascer ao Parir, da artista Mana Bernardes, e eternizam o momento mágico da atriz. Casada com José Loreto há três anos, o casal aguarda a chegada de Bella, primeira filha dos atores.

Débora Nascimento para o projeto Ritos do Nascer ao Parir, de Mana Bernardes (Foto: Alex Santanna)

As fotos de Débora fazem parte do projeto de Mana Bernardes de transformar “Ritos do Nascer ao Parir” em um livro. Até 18 de abril, a artista está recebendo ajuda em um crowdfunding que, no momento, tem 55% do valor necessário arrecadado. Na descrição, Mana apresenta seu projeto autoral como uma biografia-ficcional e explica que o objetivo da obra é trazer mulheres para o protagonismo. Neste caso, a partir da relação materna. “Meu trabalho tem fixação em tornar protagonistas mulheres que, por um excesso da vida, não conseguiram disponibilizar a força total de sua expressão ao mundo. Nesse projeto, escolhi minha mãe, Rute Casoy, e sua trajetória profunda que passa pela ditadura, tortura, exílio, casamentos, filhos, trabalhos e uma enorme luta filosófica para preencher de sentido a sua e a nossa existência”, detalhou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O livro, segundo a artista, terá cerca de 300 páginas, será em preto e branco e terá manuscritos originais abrindo os capítulos. Mana Bernardes, que começou a trabalhar com artes fazendo joias usando materiais do lixo, foi professora de adolescentes desassistidos e ex-infratores e depois também se descobriu poeta, afirmou que este deverá ser um livro com valor acessível, fácil de ler e de levar.

Para ajudar o projeto “Ritos do Nascer ao Parir”, de Mana Bernardes, clique aqui.