Viagem & Gastronomia

Um paraíso batizado Vila D’este, em Búzios: uma experiência da “handmade hospitality” tendo a Orla Bardot e o infinito entre o mar e o céu como cenários

O hotel passou por uma reforma que aprimorou ainda mais alguns de seus espaços de convivência, como deck + duas piscinas, e ganhou suites com jacuzzi privativas ao ar livre. Lá, os dias são desfrutados com calma, harmonia e boa gastronomia, reflexo dos cuidados primorosos dedicados a cada cliente

Publicado em 08/09/2015 | Por Heloisa Tolipan

“Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz. Não tinha nada, nem mesmo eletricidade, mas paisagens sublimes e selvagens, e praias desertas, praias de sonho (…)”, escreveu, de próprio punho, a atriz francesa Brigitte Bardot sobre Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A carta foi enviada ao prefeito André Granado, no ano passado, e amplamente divulgada na ocasião da primeira Mostra Búzios-France, festival de cinema que homenageou a diva que deu seus rasantes pela orla que hoje leva seu nome e sobrenome durante os anos 1960. Algumas décadas separam “a cidade perdida e desconhecida” que habita o imaginário de La Bardot da atual Búzios – lugar badalado, festejado, bombado e frequentado. Búzios is busy. E a Orla Bardot poderia estar em qualquer balneário deluxe do mundo, com grifes poderosas pontuando a beira-mar e o bate-estaca de músicas eletrônicas embalando drinques refrescantes, feitos sob medida para varrer o estresse da urbe.

E eu estava em Búzios quando flagrei com exclusividade o momento histórico no qual a estátua do ícone do balneário fetiche voltou ao seu lugar de destaque depois de meses de restauração como você pode conferir aqui. Assisti a tudo de um camarote in do local: a piscina de borda infinita do Vila D’este – Handmade Hospitality Hotel. Apesar do fervo de Armação dos Búzios, ainda existe um lugar onde é possível vivenciar uma atmosfera slow buziana que encantou a estrela de grandeza do cinema internacional: o Vila D’este, hotel que preza pela hospitalidade exclusiva ou com um handmade, palavra que eu tenho tanto usado aqui no site que permeia não só a moda, mas todo um contexto. Ambiente no qual o tempo parece, definitivamente, dançar sob outros ritmos mais relaxantes e hedonistas. É a síntese do paraíso na terra. Disponibilizo aqui dois exemplos da importância do handmade como chancela do nosso país sob o ponto de vista da moda, que tanto é a minha praia: uma conversa com o estilista Walter Rodrigues sobre tendências 2016 e com o criador do Dragão Fashion Brasil, megaevento em Fortaleza, Cláudio Silveira.

Cravado no Alto do Humaitá, encosta leste de Búzios, a apenas 200 metros da emblemática Rua das Pedras, o hotel emoldura um dos sunsets mais emocionantes e nítidos do litoral brasileiro – sem exageros. O horizonte descortinado pelo deck acima da piscina aquecida – que tem formato de caracol – é um verdadeiro cartão-postal daqueles que você coleciona para toda a vida no material fotográfico e na mente. O “paraíso na terra”, como eu postei uma foto no Instragam com esta legenda, leva a assinatura de Bárbara Ronchi, herdeira de uma família apaixonada por Búzios desde o final da década de 70 e que semeia o “bem-receber de forma discreta e elegante”, como sintetizou minha amiga Érika Balbino.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E o que é o handmade que frisei com tanta ênfase no parágrafo acima? O hotel possui 19 quartos construídos em uma das primeiras grandes propriedades de Búzios, em estilo italiano, que, no passado, contava até com uma cocheira. Apaixonada por artes plásticas e colecionadora de antiguidades, Barbara idealizou, cuidadosamente, uma decoração para cada um dos quartos, mesclando o que há de mais lindo entre o passado e presente das artes brasileiras. Além da decoração com branding, o conceito é levado ao pé da letra na maneira de receber cada hóspede.

O hotel acaba de passar por uma super reforma para garantir conforto e privacidade extra aos seus hóspedes. Depois de reconfigurar e redecorar os 19 apartamentos, o local oferece uma nova categoria de acomodação: duas suítes pemium frente mar, ambas com vista privilegiada para a Orla Bardot e dotadas com jacuzzi privativa. Os quartos decorados individualmente contam com ar-condicionado, cofre eletrônico, frigobar, TV por satélite, secador de cabelo, amenities L’Occitane e roupas de cama e banho da grife Trosseau.

E, em sintonia com as normas de sustentabilidade da associação Roteiros de Charme, todas as unidades ganharam economizadores de energia. Outras medidas adotadas permitem, agora, a captação da água de chuvas para rega de jardins e uma melhor utilização dos painéis solares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Presenciei o quão cuidadosa Bárbara é nos mínimos detalhes. Vi quando ela chegou do Rio para receber o grupo de jornalistas que estava degustando do prazer de vivenciar os primeiros dias pós-reforma do hotel. Trouxe, no carro, uma série de mimos de decoração, incluindo duas esculturas em pedra e porta-retratos comprados em antiquários. Os olhos dela brilhavam enquanto escolhia os locais para deixar os objetos à mostra na confortável sala de estar. Para você ter uma ideia, a história funciona assim: ao entrar na recepção do Vila d’este, que está inserida nesta sala – que mais parece a nossa casa de tão aconchegante – é quase impossível se concentrar que temos de ir ao balcão preencher a ficha de cadastro como em qualquer hotel no mundo. Você é impulsionado a passar direto e seguir instintivamente até a varanda. Ah, que varanda! Não, varanda apenas, não! Um deck panorâmico deslumbrante, que avançou 1,5 metro em direção ao mar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A sensação é que você está flutuando com aquele infinito de mar e céu ao redor. A piscina retangular, situada ao lado do deck, mudou de formato, recebeu novos jatos de hidromassagem e, assim como a emblemática piscina em forma de caracol debruçada sobre o mar e localizada um piso abaixo, passa a receber água ionizada. E ver o pôr-do-sol naquele deck embalado pelo som do DJ Marvin Mattos, que arrasa por lá, só conferindo para sentir o prazer.

Para quem adora dados sobre sustentabilidade, tamanho investimento em benfeitorias se reflete em mais um reconhecimento: o hotel acaba de ser agraciado TripAdvisor com o prêmio de Ecolíder Nível Platina (o mais alto selo que pode ser alcançado por um hotel). O Vila d’este já havia recebido, também neste ano, o Traveller’s Choice Award 2015 do TripAdvisor. O hotel conta com serviços de concierge para agendar sessões de massagem, passeios de escuna, lancha, traineiras, pesca, scuba diving, surfe, kitesurfe, windsurfe e reservas em restaurantes (como o disputado Bar do Zé) e clubes noturnos. O restaurante Egeo, que fica dentro do hotel Vila D’este, em Búzios (RJ), oferece tudo que um comensal busca: serviço pontual, preços acessíveis, comida de primeira qualidade e, claro, cozinha cob comando de um chef absolutamente carismático e talentoso – Abilio Baker da Cunha. A dica a seguir é do meu amigo e jornalista André Rodrigues: comece essa saga gastronômica com o suave polvo com batatas cozidas e azeite, abrindo alas ao inventivo ceviche de camarão, aqui servido com pompa e circunstância sobre duas camas de mamão papaya – tuíste tropical no prato tipicamente peruano, resultando em um mix de sabores que casam perfeitamente, sem pesar na balança. O ponto alto? A Grillatta di mare per due com insalatta, prato que serve generosamente duas pessoas com um festival de cherne, lula e polvos grelhadinhos, temperados com extrema elegância. Se você não curte os frutos que brotam do mar, então se jogue em uma das massas artesanais de Abilio, que estudou o ofício em Milão, caso do gnocchi do chef com molho de tomates adocicados. Para adoçar o bico, um infalível strudel de maçã com sorvete que, embora seja uma sobremesa típica de lugares mais frios e montanhosos, vai bem no litoral escaldante com massa delicada e maçãs finíssimas para uma acidez ideal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

* Colaborou André Rodrigues

VILA D’ESTE “HANDMADE HOSPITALITY HOTEL”
Endereço: Alto do Humaitá, 11, Búzios (RJ)
Site: http://www.viladeste.com.br

Reservas: pelos tels: (22) 2623 1049 (segunda a sexta, 9h às 17h) e (22) 2623-1546 (demais horários), pelo site, reservas@viladeste.com.br
Diárias para casal: a partir de R$ 697
Número de apartamentos: 19
Facilidades: restaurante, bar & bar de piscina, lounge, solarium, piscina, piscinas climatizadas e ionizadas, sauna a vapor, área de massagem, Business Center, wireless gratuito, serviço de lavanderia, informações locais & tours.

Pesquisas relacionadas