Viagem & Gastronomia

Rota Cervejeira RJ vai levar cerveja colaborativa para o Mondial de La Bière Rio

FlorAPA promete fazer bonito no festival e conhecer a Rota Cervejeira RJ é uma ótima opção para quem pretende passar o final de semana no Rio

Publicado em 01/09/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Andreia Constâncio

Já que estamos na semana da 7ª edição do Mondial de La Bière Rio, que acontece no Píer Mauá, de 4 a 8 de setembro, nada melhor que falar da Rota Cervejeira RJ que reúne atrações turísticas, cervejeiras e gastronômicas em quatro cidades da Serra Fluminense – Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim – e que conseguiu reunir suas 19 cervejarias associadas para levar ao evento uma cerveja colaborativa que promete fazer bonito no concurso: uma New England Apa, que ganhou o nome de “FlorAPA”.

A FlorAPA, cerveja colaborativa da Rota Cervejeira RJ, promete fazer sucesso no Mondial de la Bière. É uma Cerveja New England APA, com 35 de IBU (amargor) e teor Alcoólico de 4,9%

A FlorAPA foi produzida pelos integrantes da Rota no Centro Cervejeiro da Serra, em Teresópolis, em julho deste ano. A levedura foi fornecida pela Agrária; todos os ingredientes disponibilizados pelo Centro Cervejeiro da Serra; e usado lúpulos fresco do Viveiro Ninkasi. Além disso, a Kromos Rótulos fez questão de doar os rótulos para esta colaborativa. Vale ressaltar, ainda, que a receita da colaborativa ficou por conta dos cervejeiros da Kanton Bier, Rota Imperial, Colarinho da Serra, Mad Brew e Grupo Petrópolis. Um exemplo da força do associativismo da Rota Cervejeira RJ neste mundo cervejeiro altamente competitivo!

Além do chope da FlorAPA, que será comercializado no estande da Rota Cervejeira RJ e nos estandes das cervejarias Alpendorf e Dr. Duranz nos pavilhões do Mondial, foram produzidas 250 garrafas desta colaborativa para serem presenteadas e sorteadas ao público durante o evento. No estande da Rota também serão divulgados os lindos tours cervejeiros pelas agências 9.9, Serra Brasilis e Guapimirim Tur.

Um dos lançamentos da Doutor Duranz é a cerveja Nigredo, uma Russian Imperial Stout, com 12% de teor alcóolico e corpo alto, bem equilibrada em razão da elevada carga de lúpulos de amargor adicionados na cerveja

“Sempre levamos novidades das cervejarias da serra para o Mondial. O público já procura essa nossa colaborativa, pois sabe que ela é única e só pode ser degustada durante o evento. Quem quiser saber como a FlorAPA ficou vai ter que passar por lá!”, ressalta Gustavo Ranzato, presidente da Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro (ACCERJ-Tur).

A cerveja 7 Encantos que a cervejaria Guapa vai lançar é de estilo Sour, com teor Alcoólico de 7% e amargor 7 (IBU)

Para a coordenadora da Rota, Ana Cláudia Pampillon, o uso de lúpulos frescos é a grande novidade desta colaborativa. “Como todos os anos, procuramos trazer uma cerveja inédita com um ingrediente da Serra. Esse ano não será diferente e sim surpreendente, pois estamos fazendo uma cerveja com lúpulo fresco, brasileiro e principalmente cultivado na serra. Esse lúpulo em especial tem um aroma peculiar de manga carlotinha, destacando o terroir da região. Esse foi o principal motivo para escolhermos esse estilo de cerveja, para destacar os aromas delegados por esses lúpulos”, ressalta.

A Rota Cervejeira RJ estará representada neste Mondial por 10 cervejarias associadas: Alpendorf; Odin; Bohemia; Pontal; Dr. Duranz, Mad Brew (no estand da Beer Underground); Therezópolis; Guapa, Da Corte e Grupo Petrópolis, que estará no evento com quatro estandes: Black Princess, Brassaria Ampolis, Weltenburger Kloster e Cerveja Petra.

A New England IPA da ODIN é uma cerveja de amargor suave e frescor. Com aroma cítrico e frutado, e presença marcante de frutas tropicais. A cerveja tem ABV: 7,0% e IBU: 38

Pré-lançamentos da FlorAPA no RIO:

Para quem não quiser esperar a abertura do Mondial de la Bière nesta quarta-feira (4/09) para conhecer a cerveja colaborativa da Rota Cervejeira RJ será possível degustá-la neste domingo, dia 1º de setembro, na festa de 3 anos da Overhop Experience; ou no dia 3 de setembro, véspera do Mondial, na Down Jones Market Beer, ambas em Botafogo.


Dados da FlorAPA

*Colaborativa da Rota cervejeira RJ para o Mondial de la Bière Rio – 2019
Tipo: Cerveja New England APA
Ingredientes: água, malte de cevada, malte de trigo, aveia e lúpulo
IBU (amargor): 35
Teor Alcoólico: 4,9%
Temperatura ideal para consumo: 5º a 8ºc

A ROTA CERVEJEIRA RJ

Pra você que pensa em saborear a imensa diversidade de estilos de cerveja e contemplar todas as belezas da Serra do Rio, a Rota Cervejeira RJ reúne atrações turísticas, cervejeiras e gastronômicas nas cidades de Petrópolis (Capital Estadual da Cerveja), Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim.

Em cada uma delas, o turista encontra uma experiência marcante, além do convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região. São 19 grandes e pequenos produtores (Bohemia, Grupo Petrópolis, Odin, Brewpoint, Doutor Duranz, Therezópolis, Ranz Bier, Alpendorf, Pontal, Barão Bier, Soul Terê, Favre Baun, Rota Imperial, Kanton Beer, Tortuga Craft Bier, Madame Machado, Guapa, Colonus e Mad Brew ) e que oferece pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de beer experiences nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza na Serra do Rio.

A Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado tem parceria com várias agências de viagens, que colocaram em sua prateleira de circuitos nacionais a Rota Cervejeira RJ como destino que pode ser visitado em viagens de dois a três dias.

Vale conferir as agências parceiras nas redes sociais da Rota ou fazer este tour com amigos e família de carro mesmo! Antes, porém, consulte o site da Rota Cervejeira RJ (www.rotacervejeirarj.com.br) ou das 19 cervejarias associadas para verificar horários de visita às fábricas!

Conhecer a Rota Cervejeira RJ é uma ótima sugestão para quem estiver no Rio de Janeiro para esta 7ª edição do Mondial de La Bière e quiser esticar o final de semana para conhecer as belezas de nosso estado!

 

Pesquisas relacionadas