Viagem & Gastronomia

Rio Othon Palace e a equação perfeita: Festival de Fondue + noites gostosas

A partir de sexta-feira, dia 12, Skylab - restaurante no 30º andar do hotel e com a vista mais bela do Oceano Atlântico - festeja a estação que apaixona os cariocas e turistas de Norte a Sul do país e do exterior

Publicado em 09/07/2019 | Por Heloisa Tolipan

Esta época de Inverno no Rio oferece um dos espetáculos mais lindos do mundo: o ar translúcido emoldura um céu azul e noites geladinhas. Tal qual cenas imortalizadas em romances e canções que celebram a alegria e a douceur de vivre. E quando a cidade capricha na estação e nada melhor que se reunir com o crush, a família ou a turma em torno de uma mesa bonita com comida gostosa e quente. Pois é chegada a hora de aproveitar o tradicional Festival de Fondue do Rio Othon Palace, que este ano rola nos finais de semana de julho, a partir de sexta-feira (dia 12).

Melhor ainda é degustar a iguaria com a vista deslumbrante do restaurante Skylab, localizado no 30º andar do hotel, com o Oceano Atlântico à disposição do olhar. No menu, duas das versões mais tradicionais de fondue: queijo (preparada com a elegante mistura de Emmental e Gruyère fundidos ao vinho e servida com pães diversos e frios) e chocolate (que chega à mesa acompanhada por frutas frescas, como morango, uva e banana). Cada opção custa R$ 160,00 + 10% (para duas pessoas). Em tempo: se quiser diga “a fondue”. Sim, a palavra é francesa e é feminina. Significa, literalmente, fundida (derretida). No entanto, no Brasil, alguns dicionários, como o Houaiss, por exemplo, dizem que a palavra pode ser substantivo de dois gêneros. Você tem a liberdade de escolha, claro!

Túnel do tempo: a receita mais antiga de fondue foi encontrada em um livro de cozinha escrito em Zurique em 1699. Durante os séculos 18 e 19, o prato teria sido uma iguaria desfrutada apenas pela classe mais rica e urbana, já que os queijos custavam caro e eram inacessíveis aos camponeses que viviam nas montanhas – o que derruba a lenda segundo a qual a fondue teria sido inventada pelos habitantes dos Alpes.

Na década de 1950, a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se conhecida dos soldados, que levaram a receita para suas casas. Até hoje, a preparação é considerada “coisa de homem” na Suíça.

A fama internacional veio ainda nos anos 1950, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse, em Nova York, passou a oferecer no cardápio fondue. Para complementar, ele lançou a receita de chocolate, que servia como sobremesa. A ideia “pegou” e hoje é considerada clássica.

Serviço | Festival de Fondue:
Data: 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de julho
Horário: das 19h às 23h
Endereço: Rio Othon Palace – Av. Atlântica, 3264/30º andar – Copacabana/RJ
Valor: R$ 160,00 + 10% (para duas pessoas)
Reservas: (21) 2106-1666/2106-1500 (ramal 8187)
www.restauranteskylab.com.br

 

Pesquisas relacionadas