Viagem & Gastronomia

Pharmacy 2: Damien Hirst lança restaurante em sua galeria de arte em Londres que remete à decoração de uma farmácia antiga

Segundo o artista, o empreendimento reúne dois de seus maiores prozeres: "Pharmacy 2 combina duas das minhas maiores paixões; arte e comida. Eu sempre amei Mark como um chef e sua abordagem à comida, por isso é ótimo estarmos trabalhando juntos sobre isso"

Publicado em 01/06/2016 | Por Leonardo Rocha

Arte e gastronomia se entrecruzam perfeitamente no mais novo empreendimento lançado pelo enfant terrible das artes plásticas Damien Hirst em parceria com o chefe inglês Mark Hix, em Londres. Apesar do nome e da decoração, Pharmacy 2 é um restaurante de comida tradicional européia e já se tornou um dos points mais frequentados da galeria do artista, a Newport Street Gallery, localizada em Vauxhall.  Além de matar o apetite, o estabelecimento ainda oferece aos visitantes a oportunidade de ver os trabalhos de Hirst que refletem seu interesse na ciência, através da medicina e produtos farmacêuticos. “Pharmacy 2 combina duas das minhas maiores paixões; arte e comida. Eu sempre amei Mark como um chef e sua abordagem à comida, por isso é ótimo estarmos trabalhando juntos sobre isso”, declarou.

Damien Hirst e o chefe inglês Mark Hix (Foto: Divulgação)

Damien Hirst e o chefe inglês Mark Hix (Foto: Divulgação)

Apesar do fascínio de Hirst pela morte e seu nome estar sempre envolvido em polêmicas, como quando exibiu animais mortos flutuando dentro de tanques com formol, a decoração do restaurante é composta por cores vibrantes e um tanto quanto “lúdica” para os padrões do artista.

Projetado por ele mesmo, o local exibe uma série especial de suas obras, incluindo os “Armários de Remédios” e pinturas de borboleta em Caleidoscópio. As referências cenográficas que vem do nome (Farmácia) vão das imagens estouradas e super coloridas de remédios até os bancos em formas de pílulas. Concebido para ser uma experiência, não deixa de ter um aspecto clínico e até pode confundir à primeira vista. As opiniões sobre o resultado tem se dividido entre gostar ou não, mas não deixa de ter a traço irônico e provocativo, marca registrada de Hirst.

Decoração do Pharmacy 2 (Foto: Divulgação)

Decoração do Pharmacy 2 (Foto: Divulgação)

Além do mais, gráficos multicoloridos foram impressos no chão de mármore, enquanto o bar, construído em aço inoxidável e vidro, é o destaque, claro. no restaurante. Mas não pense que acaba por aí, filamentos de DNA também estão presentes em janelas de vidro e desenhos coloridos foram bordado nas cabines. A Pharmacy 2 serve comida britânica e européia clássica para os visitantes durante todo o dia, inclusive à noite quando a galeria está fechada.

Pesquisas relacionadas