Viagem & Gastronomia

Paraty é logo ali: Helen Pomposelli faz um roteiro de bem-estar especial para o site HT

Nossa colunista visitou por um final de semana lugares que mostraram por que tantas pessoas estão trocando a cidade por um cantinho em Paraty. Sigam as dicas!

Publicado em 10/12/2018 | Por Junior de Paula

* Por Helen Pomposelli

Do centro histórico aos passeios de barco e roteiros gastronômicos, Paraty é um charme que todo mundo já conhece, mas poucos sabem o que a cidade tem a oferecer para você relaxar, curtir a natureza e principalmente recarregar suas energias. Visitei por um final de semana lugares que mostraram por que tantas pessoas estão trocando a cidade por um cantinho em Paraty. Sigam as dicas!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Escondidinho e no meio das montanhas da Costa Verde, o Green Cottage B&B, situado dentro de um condomínio exclusivo, é um verdadeiro refúgio de bem-estar de qualidade a quatro quilômetros do centro histórico de Paraty próximo às charmosas igrejas coloniais e cachoeiras. Tudo de bom para quem curte uma boa pedalada, a linda casa de dois andares conta com uma suíte privativa no segundo andar, onde funciona o “Bed and Breakfast”. Vale a pena acordar cedo e curtir o visual ao redor da casa, aproveitar para tomar um bom café da manhã, que é super bem servido. Um mimo delicado é o vasinho de plantas pintado à mão que você ganha de presente quando se hospeda lá.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para os que curtem momentos de bem-estar em alto-mar ou próximo, a minha dica é o Gastromar situado no Marina Porto Imperial. O restaurante, que mantém também uma loja gourmet com produtos importados e da região, banheiro privativo com chuveiro e um ambiente decorado “ a la Provence” oferece alta gastronomia com menu assinado pela chef e empresária Gisela Schmitt. A idéia é oferecer frutos do mar e ingredientes orgânicos e sazonais. Uma das sugestões do menu é o Pastel Ike recheado com camarão, cebolinha e pupunha cremosa, Lulas frescas na chapa com azeite de ervas, Carpaccio de caju, Bolinho assado de siri e Atum com gergelim e purê de abóbora. De sobremesa, não esqueça de degustar a Palha italiana da casa. Delícia!
A carta de drinks do Gastromar também é um destaque e oferece sugestões à base de gim preparadas com ingredientes sazonais e técnicas artesanais de infusão. Outra curiosidade é o carrinho Gastromar, ponto de vendas de queijos, vinhos e antepastos gourmets, que conta com um serviço para quem prefere caminhar pelo Centro Histórico de Paraty levando sua taça e petiscos em mãos, enquanto aprecia toda a história da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aos adeptos à uma hospedagem no meio da Mata Atlântica e bem perto do barulho do rio, a Vila Bendita Vida é um estilo de pousada mais rústica nem um pouco convencional mas que mantém o charme de estar no meio da natureza. O ponto alto é o rio que corre ao redor e os chalés de tratamento como massagem, reiki , banheira de hidromassagem e o espaço da sauna seca de vidro. Tudo incrível. Apesar de ser no meio do “mato” a hospedagem oferece em seus chalés WiFi, TV a Cabo e estacionamento privativo. O local oferece apenas o café da manhã com pães, frutas, suco e frios.

Empório Fazenda Aracatu

Para quem pensa que acabaram as dicas, se enganou! Para completar o roteiro de bem-estar, eu dei uma escapadinha em Cunha, cidade a uma hora de Paraty e fiquei maravilhada com o local que é super mágico. A dica é contratar o guia altamente especializado da região, João Carlos Tobias, que leva você aos recantos secretos da região. Quase chegando na cidade, faça uma pausa no Empório Fazenda Aracatu, misto de antiquário com gastronomia da região, e experimente o caldinho de feijão, os pães artesanais da casa, queijos minas padrão feito na própria fazenda e, ainda, o sorvete artesanal feito de leite da vaca Jersey. O local, além de ser um charme, também comercializa coalhadas e iogurte, shiitake, verduras orgânicas, ovos caipira e o tradicional pinhão. Super comprinhas!

Lavandário

O tour pelo Lavandário em Cunha é uma experiência de todos os sentidos. Além da beleza das lavandas, canteiros especiais para ver o pôr-do-sol e ainda produtos desenvolvidos com as lavandas e outras ervas aromáticas de cultivo orgânico. O espaço oferece um bistrô com quitutes feitos de lavanda e a dica é experimentar o sorvete. Irresistível! Pensando em beleza e bem–estar, vale a pena levar para casa os óleos essenciais feitos no próprio Lavandário. A cidade de Cunha é famosa por sua tradição nas cerâmicas Noborigama, cerâmica de alta temperatura feita em forno a lenha, vale uma visita nos ateliers como o Kamabiraki e o Suenaga & Jardineiro. Mas são tantos os ateliers que antes navegue no www.ateliesj.com.br para saber qual o atelier que combina mais com seu estilo. Em Cunha, no finalzinho do dia, vale a pena passear na Praça Cônego Siqueira, ver o tempo passar saboreando o tradicional e famoso brigadeiro da Doceria da Cidinha e agradecer a tudo na Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição. Boa Viagem!

Fazenda Aracatu
Estrada Cunha-Paraty, Km 56 (à beira do asfalto). Cunha, SP.
Tel.: (12) 9604-4796/ 9976-9186.
Lavandário
Rodovia SP 171 (Guaratinguetá-Paraty) – km 54,7.

Página inicial


PONTOS DE REFERERÊNCIA E ACESSO

Gastromar Restaurante
Telefone (24) 3372-1313
Endereço Marina Porto Imperial, BR101 Km 578,5, Paraty, RJ
Instagram: @gastromar / Site: www.gastromarparaty.com
BR101 km578,5, R. Boa Vista, Paraty – RJ, 23970-000

Green Cottage B&B
Rua das Castanheiras 279 – Vila Princesa Isabel, Paraty – RJ, 23970-000
Telefone: (21) 2540-6960 / 21 98842 4820

Bendita Vida

Home

João Carlos Tobias
Guia de Cunha
Tel: ( 12 ) 99778 1626
jcarlostobias@gmail.com

Pesquisas relacionadas