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Othon: Convenção celebra resultados 2019 e Skylab, no rooftop do Rio Othon Palace, é palco da premiação Top Clients

Segundo o gerente-geral Corporativo de Operações de Othon, Jorge Chaves, a convenção marcou o início de um novo ciclo. “Além de comemorar o grande time que reunimos, destaco o excelente resultado de 2019. Nós não só conseguimos subir em receita, mas também evoluímos muito no desempenho das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Aqui no Rio, por exemplo, conseguimos superar cerca de 70% em relação ao ano anterior. Estamos cada vez mais capacitados e com resultados ainda melhores para superar não só o desafio atual, mas os próximos que virão”, pontou

Publicado em 04/11/2019 | Por Heloisa Tolipan

Quando conversei com a gerente-geral de Vendas e Marketing de Othon, Anna Christina de Andrade, na primeira quinzena de outubro, estávamos a dois meses da alta temporada e publicamos aqui os ótimos resultados em relação ao mesmo período de 2018. O Rio Othon Palace, na Avenida Atlântica, por exemplo, havia batido 75% de ocupação acumulado. Vale ressaltar que a procedência de hóspedes foi de 60% Brasil, 25% mercado latino e restante demais países. Nesse período, a Rede registrou um aumento de receita no comparativo ao ano passado em seus hotéis próprios e uma média excelente se falarmos apenas nos dois hotéis do Rio de Janeiro – Rio Othon e Savoy, ambos em Copacabana. Anna Christina de Andrade havia frisado: “Ninguém é nada sem o time de colaboradores”. Pois bem: no final do mês foi realizada a Convenção Anual de Hotéis Othon, reunindo no Rio Othon cerca de 120 pessoas, incluindo as equipes de marketing, operacional e vendas dos nove hotéis do grupo e foram apresentados os planos para 2020.

Segundo o gerente-geral Corporativo de Operações de Othon, Jorge Chaves, a convenção marcou o início de um novo ciclo para a Rede. “Além de comemorar o grande time que reunimos, destaco o excelente resultado de 2019. Nós não só conseguimos subir em receita, mas também evoluímos muito no desempenho das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Aqui no Rio, por exemplo, conseguimos superar cerca de 70% em relação ao ano anterior. Estamos cada vez mais capacitados e com resultados ainda melhores para superar não só o desafio atual, mas os próximos que virão”, pontou.

Integrante do Conselho de Hotéis Othon, Lars Berggren disse que o encontro consolidou o renascimento do grupo. “Passamos por muitas dificuldades nos últimos anos, assim como outras diversas empresas no Brasil, mas conseguimos fazer uma grande reestruturação em toda a rede para, agora, podermos novamente olhar para frente”.

A convenção contou com a participação de convidados, como o secretário estadual de Turismo do Rio, Otávio Leite. Ele frisou que os ventos têm soprado positivamente para o setor no Rio de Janeiro. Já Anna Cristina de Andrade, gerente-geral de Vendas e Marketing de Othon destacou: “A convenção foi importantíssima, porque foi a primeira vez em que conseguimos reunir pessoas de todas as unidades da Rede. Essa integração foi fundamental para montarmos em conjunto os planejamentos e orçamentos para o próximo ano. Além do Secretário Otávio Leite, tivemos a participação dos principais clientes, que ajudaram a motivar a equipe para resultados ainda mais expressivos”.

Gerente-geral de Vendas e Marketing da Rede Othon, Anna Christina de Andrade (Foto: Prema Surya)

Hotéis Othon vêm se modernizando para acompanhar o zeitgeist. Criada no Rio de Janeiro em 1944, a Rede tem hoje nove unidades no país: além dos dois endereços cariocas, conta com o The Time (São Paulo) e com hotéis em Araraquara, Matão e São Carlos (interior de SP), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Recife (PE). O padrão internacional de atendimento pode ser atestado pelos dois Adrian Awards, considerado o Oscar da hotelaria, que leva na bagagem pela excelência digital no website e no Mobile Marketing. A cerimônia, organizada pela Hospitality & Marketing Association International (HSMAI), uma associação internacional sem fins lucrativos que visa o aprimoramento de executivos da indústria, foi realizada ano passado, em Nova York. Isso sem falar nos diversos Top Of Mind, prêmio entregue às marcas mais lembradas espontaneamente pela população do país.

A tríade do DNA de Othon é pautada pela hospitalidade, gastronomia e programação cultural e o olhar para frente significa abraçar cada vez mais tanto os hóspedes quanto quem colabora full time com a empresa. Para isso, um jantar foi oferecido aos Top Clients e realizado no restaurante Skylab, no rooftop do Rio Othon Palace, com linda vista para a Praia de Copacabana e menu degustação assinado pelo chef Rubens Diniz. Os principais parceiros do ano – Bancobrás, Be Brasil, Blumar, Booking, CVC Corp, Decolar, Expedia, Flytour, Hotelbeds, Infinitas, Journeys, Kontik, Meta, Método, Montreal, Nyty Eventos, RDC Férias e Tourmed – foram premiados com um troféu personalizado.

“Criamos essa premiação porque a gente precisa reconhecer, valorizar e agradecer a todos os clientes que nos apoiam e nos priorizam como produto”, afirmou Anna Cristina. Segundo Aldemir Cavalcanti, Gerente de Produto da CVC Corp, é muito gratificante esse reconhecimento. “O prêmio não é só um troféu para gente. Ele simboliza todo o trabalho e empenho da equipe durante todos esses anos de parceria”, comemorou. E Lara Siqueira, uma das diretoras da Journeys Special Travels, afirmou: “O prêmio é o reconhecimento e a parceria pelos anos de trabalho em conjunto com a Rede. Aqui no Rio, o Rio Othon Palace é uma referência para o estado”.

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 Anna Cristina contou que a equipe está eficiente e com “a integração de sistemas, teremos mais tempo ainda para realizar o trabalho de CRM (Customer Relationship Management) em reservas”, disse. O segredo de tanto sucesso? “O hóspede encontra uma equipe bastante familiarizada com os hotéis e com muitos anos de trabalho. As pessoas ‘se sentem em casa’. E deu como exemplo também detalhes interessantíssimos de práticas que mexem com a “alma” de um lugar. Pode ser até algo que aguce os sentidos dos hóspedes. A Rede, que tem como missão “encantar” os clientes, oferecendo serviços hoteleiros com excelência no atendimento e no produto, promover benefícios à comunidade e gerar resultados, desenvolveu um aroma que o visitante sente em todos os hotéis do grupo. E, subliminarmente, ele ficará na memória de quem usufruiu dos serviços e contou com atendimento repleto de empatia. “Estamos buscando fornecer uma experiência única para o hóspede. Testamos uma série de novas ações que estão, aos poucos, passando uma imagem diferenciada. Por exemplo, criamos um aroma exclusivo by Othon. É o perfume dos hotéis da rede e está no lobby, nos corredores, nos quartos. Com isso, o hóspede cria uma memória que o liga afetiva e olfativamente aos nossos hotéis”.

Anna Cristina de Andrade (Foto: Prema Surya)

O jantar exclusivíssimo para os Top Clients, equipe e parceiros contou com um menu degustação repleto de identidade, unindo as cozinhas francesa e brasileira, assinado pelo chef Rubens Diniz, que já passou por Barcelona, Chile, Bolívia, Colômbia, México e Peru, é especialista em culinária francesa e tem pós-graduação em cozinha autoral. A entrada foi composta por ostra, maçã verde e vinagrete de ciboulette, seguida por steak tartar, maionese de togarashi e caviar da terra, ravioli de pupunha, cordeiro, porcine e castanha do pará, vieiras grelhadas, vinagrete de alga, pinoles e caviar, bife de chorizo, creme de aipim e aipim seco. Sobremesa? Pera, creme inglês e curcuma, além de mousse de chocolate. O chef nos contou que todo o menu do hotel será reformulado para comemorar a chegada do novo ano.

Rodrigo Godoy, Martha Bezerra de Mello, Lars Berggren, Julia Lessa, Eduardo Castelo Branco, Anna Cristina de Andrade e Jorge Chaves (Foto: Divulgação)

Durante o jantar, a nova identidade visual do Othon foi apresentada. Agora, a logo é composta pela grife “Othon” e foi elaborada nas cores verde e amarela, para ressaltar o espírito brasileiro. “Essa logo representa a virada e os novos tempos. Já tínhamos feito um estudo prévio e com base em pesquisas realizadas junto aos nossos clientes e também à população que circula no entorno dos hotéis. A imagem do Othon é comparada com o jeito brasileiro de acolher. As cores verde e amarelo são a cara de uma rede brasileira como a nossa, que está operando no mercado desde 1940”, disse Anna Cristina.

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“O conceito de luxo mudou. Buscamos melhorar a experiência do hóspede em nossos hotéis através de uma navegação mais confortável em nosso site, gerar uma entrega de acordo com a expectativa do hóspede e de um atendimento personalizado. Também buscamos atender as mudanças e as necessidades de nosso hóspede, lançando alguns novos produtos, dentre eles o programa pet friendly, que tem um apelo emocional, além de ser bastante atual”, comentou Anna Cristina, acrescentando: “Inauguramos o serviço pet friendly nesse ano no Rio de Janeiro. Aos poucos, está começando a dar resultado, aumentando o número de pets, tanto no Savoy como no Rio Othon. Já estamos começando a pensar em também implantar em outras cidades”.

Jogo de imagens: o Skylab e o colar de pérolas da orla da praia de Copacabana (Foto: Divulgação)

Para o Réveillon, o Rio Othon Palace vai promover três festas na noite da virada. Todas elas terão serviço all inclusive, com menu criado pelo chef Rubens e vista privilegiada para a tradicional queima de fogos. As comemorações serão realizadas no foyer (1º andar), no Bossa Café (3º andar) e no restaurante Skylab (30º andar). O Rio Othon tem uma localização espetacular, porque está no meio da praia e a vista é de camarote. As festas vão acontecer nos três andares com música ao vivo. Linhas diferentes de festas: a Luxury 20’, a Celebrate, na qual os convidados vão voltar ao tempo na pista de dança ao som de clássicos dos anos 70, 80 e 90, e a Exclusive Skylab. Mal podemos esperar.

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