Viagem & Gastronomia

Novo hotspot gastronômico de São Paulo, Jamile abre as portas e Alberto Hiar, Henrique Fogaça e Anuar Tacach recebem a nata de “Verdades Secretas”

O restaurante, uma homenagem a Jamile Hiar, mãe de Alberto, funciona no tradicional bairro do Bixiga, no Centro de São Paulo

Publicado em 17/09/2015 | Por Lucas Rezende

A aura italiana que paira sobre o tradicional bairro do Bixiga, no Centro de São Paulo, foi tomada, na última noite, por um perfume delicioso e cosmopolita. Foi quando a terra da garoa ganhou – com a inauguração oficial – um novo hotspot gastronômico: o Jamile. O restaurante, dos sócios Alberto Hiar, nome por trás da Cavalera e da Barbearia CavaleraAnuar Tacach, fundador da OFF – Out Of Office, e do chef Henrique Fogaça que já está à frente de casas como o Sal Gastronomia, Admiral’s Place e Cão Véio; funciona na Rua Treze de Maio, 647, em um prédio de três andares que ganhou uma reforma incrível.

Alberto Hiar, Anuar Tacach e Henrique Fogaça: a trinca que está dando o que falar em São Paulo com o restaurante Jamile (Foto: Eduardo

Alberto Hiar, Anuar Tacach e Henrique Fogaça: a trinca que está dando o que falar em São Paulo com o restaurante Jamile (Foto: Eduardo Viana/Divulgação)

O restaurante foi batizado Jamile em homenagem à mãe de Alberto Hiar, dona Jamile, 89 anos, e sua paixão pela culinária. O cardápio é sensacional. Entre as boas pedidas? A rabada com nhoque de batata e agrião, o peixe do dia ao molho de dill com purê de banana-da-terra e minilegumes, o camarão na manteiga de estragão servido com arroz negro e ervas, o cupim com mandioca e farofa de banana, lula e polvo ao molho bisque e um fettucine negro com camarão. Da cozinha, também saem sobremesas como uma verrine de banana com chocolate e chantili de doce de leite, um arroz-doce com calda quente de caramelo salgado e um suflê de milho verde. Isso sem contar com a cereja do bolo: um bolo feito com uma receita de dona Jamile, a estrela-mor, conferindo um ar de culinária caseira.

Clique do salão principal. No projeto de Rafic Farah, as paredes têm tijolos à mostra e poderão ser uma espécie de galeria de fotos (Eduardo Viana/Divulgação)

O salão principal do Jamile. No projeto de Rafic Farah, as paredes têm tijolos à mostra e poderão ser uma espécie de galeria de fotos com o passar do tempo (Eduardo Viana/Divulgação)

Para Alberto Hiar, “trata-se de um local acolhedor que oferece pratos maravilhosos e feitos com amor”. Palavra de filho, não é mesmo dona Jamile? Como HT já havia adiantado, o Jamile conta com 20 mesas no salão principal e o charme de uma cozinha aberta. O projeto leva a assinatura do designer, roteirista e fotógrafo Rafic Farah. Quem acompanhou in loco a inauguração e já pode corroborar com o que Hiar disse foi o casting de primeira de atores de “Verdades Secretas”, novela de Walcyr Carrasco na TV Globo. Por lá, estiveram Reynaldo Gianecchini, Rodrigo Lombardi, Agatha Moreira, Gabriel Leone e Rainer Cadete, entre outros tantos amigos e apreciadores de uma boa culinária, como Valeria Hiar e Luiza Tomé. Com os cliques de Eduardo Viana, HT mostra o clima no Jamile. Siga a seta!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas