Viagem & Gastronomia

No restaurante Bossa Café, sábado é dia de celebrar a culinária brasileira com a tradicional Feijoada do Othon e um menu de dar água na boca

Com a assinatura do premiado chef Jean Yves Poirey, a festa gastronômica conta ainda com caipirinhas, entradas que vão da linguicinha ao torresmo, sobremesas tipicamente brazucas e bufê de saladas para balancear a refeição, que é servida ao som de samba, chorinho e Bossa Nova

Publicado em 01/10/2015 | Por João Ker

Pode perguntar a qualquer estrangeiro em qualquer parte do mundo, a qualquer brasileiro dos quatro cantos do país sobre qual o prato mais representa o nosso Brasil. A resposta vai ser unânime: a feijoada. Não é de hoje. Essa iguaria faz a nossa cabeça desde o século 19 e, se depender dos apaixonados pela boa mesa, não vai sair de moda nunca. E se for servida ao som de samba, chorinho e Bossa Nova, enquanto a vista da Praia de Copacabana tira o fôlego dos clientes, então, melhor ainda. É esta a proposta do Bossa Café, novo restaurante localizado no terceiro andar do Rio Othon Palace, na Avenida Atlântica, ao oferecer sempre aos sábados um dia regado à cultura brasileiríssima. O prato principal da cozinha comandada pelo chef Jean Yves Poirey é a tradicional feijoada, um clássico no menu do restaurante, que vem acompanhada de entradas, saladas, sobremesas e drinques, agradando os paladares mais exigente que não resistem a um tempero brazuca. E tudo isso por apenas R$ 80,00 por pessoa (incluindo uma caipirinha e batidinhas incluídas).

O restaurante Bossa Café fica no 3º andar do Rio Othon Palace e, todos os sábados, oferece sua tradicional feijoada (Foto: Divulgação)

O restaurante Bossa Café fica no 3º andar do Rio Othon Palace e, todos os sábados, oferece sua tradicional feijoada (Foto: Divulgação)

Conhecida como uma das mais tradicionais da capital fluminense, a Feijoada do Othon tem um gostinho todo especial e que traz consigo aquela precisão técnica da gastronomia criada por Jean Yves. O clássico prato que ganhou seu tempero brasileiro ainda lá pelo século XIX, chega pelas mãos do chef com nove opções diferentes de carnes (dentre as quais destacam-se paio, carne seca, lombo e costelinha de porco) e a possibilidade de consumi-las separadamente. Sabe aquela sensação de olhar para uma feijoada e não fazer a menor ideia do que está sendo servido? No Bossa Café esse problema não existe, uma vez que cada ingrediente chega à mesa separadamente, em seu próprio caldeirão.

A Feijoada do Othon traz nove tipos de carnes, como paio, carne seca, lombo e costelinha de porco, e todos os ingredientes são servidos separadamente (Foto: Divulgação)

A Feijoada do Othon traz nove tipos de carnes, como paio, carne seca, lombo e costelinha de porco, e todos os ingredientes são servidos separadamente (Foto: Divulgação)

Já ficou com água na boca? Então calma, que HT ainda nem contou os acompanhamentos: banana à milanesa, farofa de ovos, couve mineira, batata doce, aipim frito, arroz branco e, o que não poderia faltar, a tradicional laranja. Para quem gosta de balancear o prato com opções mais leves, o buffet de saladas chega variado, com abóbora acompanhada de carne-seca, repolho roxo com nozes e manga, e ainda folhas de rúcula com parmesão e chips de bresaola, uma espécie de presunto italiano altamente nutritivo e perfeito para dietas.

A celebração da brasilidade, claro, se espalha ainda pelos pratos de entrada. Dentre as opções, pratos clássicos da nossa culinária como linguicinha, torradas com alho e salsa, torresmo e o caldinho de feijão, para dar uma prévia do carro-chefe ao paladar. E, para quem ainda sentir necessidade de um grelhado, é possível incrementar a refeição com frango, costelinha, linguiça, pernil defumado ou lombinho de porco. E já que a intenção é mostrar como se faz um almoço à brasileira, o restaurante ainda oferece um carta de caipirinhas e batidas de frutas, com sabores que vão do maracujá e abacaxi ao limão e caju.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Coroando o sábado de vez, Jean Yves Poirey não mediu esforços para oferecer uma amostra completa da culinária brasileira, apostando até em uma variedade de doces típicos do nosso país, como quindim, cocada, pudim de leite e várias opções de tortas. HT sugere que você aproveite a disponibilidade de o Bossa Café oferecer reservas para até 172 pessoas, e garanta já o seu lugar no restaurante e comece outubro com o pé direito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:

Feijoada / Rio Othon Palace
Endereço: Av. Atlântica, 3264 – 3º andar – Copacabana.
Todos os sábados, 12h30 às 16h
Valor por pessoa: R$ 80,00 (uma caipirinha e batidinhas incluídas)
Informações: 21 2106.1666 – contato@restauranteskylab.com.br
Condições de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito.

Pesquisas relacionadas