Viagem & Gastronomia

Monterrey, no México, por Dr. Gabriel Basílio: Gastronomia, natureza e história

Gabriel Basílio é médico e colunista do site HT. Recentemente, o cirurgião plástico viajou para a cidade de Monterrey para trabalhar temporariamente em uma missão da Operação Sorriso. Durante a sua estadia, ele contou para gente as melhores dicas de passeio na região. Vem ver!

Publicado em 10/08/2018 | Por Ana Clara Xavier

*Por Gabriel Basílio

Riqueza, natureza e gastronomia são alguns dos pontos chaves de uma das maiores cidades do México: Monterrey. O ambiente acolhedor relembra um pouco, em alguns lugares, os Estados Unidos, mas isso não deixa de imprimir o caráter clássico da cultura local. Estive na cidade há algumas semanas e, com certeza, saí com uma excelente impressão do país e de seu povo.

Gabriel Basílio é cirurgião plástico e colunista do site HT (Foto: Divulgação)

Localizada há cerca de uma hora e meia da fronteira dos Estados Unidos, Monterrey é a terceira maior região metropolitana do México e é o segundo maior polo industrial. A cidade faz parte da província de Nuevo Leon e tem cerca de quatro milhoes de habitantes. O local é conhecido por seu alto nível de qualidade de vida, sendo uma das regiões com maior Produto Interno Bruto. Este fenômeno pode ser percebido em San Pedro Garza García, um dos locais mais ricos com grandes shoppings, avenidas largas e excelentes restaurantes.

Natureza

O clima árido e quente da cidade é um contraste perfeito com as montanhas da Serra Madre Oriental, famosa por receber muitos fãs de trilhas. Lá, ainda é possível conhecer belas cachoeiras em passeios de algumas horas ou até dias. Outro passeio que recomendo é o monumento natural Cerro de la Silla que é uma serra em formato sela de montaria. O local é bem alto, tendo mais de 1820 metros e conta com um mirante de tirar o fôlego.

A cidade é rodeada por montanhas que atraem muitos turistas que gostam de uma experiência ao ar livre (Foto: Divulgação)

História e cultura

A cidade também é histórica por ter sido construído ali a primeira companhia siderúrgica da América Latina. No entanto, atualmente, os seus três fornos principais foram transformados em Museo Del Acero De Ciência E Tecnologia. O museu conta a história da cidade que se confunde com a da própria siderúrgica de Monterrey. Além da história da empresa e de seus funcionários, o prédio também é famoso por fornecer uma vista linda de cima da torre mais alta do terceiro forno inativado, de onde é possível avistar toda a cidade. Quem gosta de aventura pode também descer de uma tirolesa e um rapel. Para completar, a antiga fábrica está localizada dentro do Parque Fundidora, a maior maior área verde e de lazer da região com várias atrações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O passeio de Santa Luiza também é uma ótima pedida para completar este tour histórico da fábrica. A caminhada é ideal para conhecer o maior canal artificial do mundo, com cerca de dois quilômetros de extensão. A viagem se inicia no centro histórico e continua dentro do Parque. Pelas águas calmas e cristalinas do canal, deslizam balsas cheias de turistas ansiosos por experimentar um pouco mais da cidade através das narrações entusiasmadas dos guias que contam fatos, mostram monumentos e explicam um pouco da cultura local. A excursão termina perto do Museo del Acero.

Gastronomia 

Além das atrações naturais e museus, a comida é ótima e bem apimentada. Prato típico é o cabrito assado no fogo acompanhado de molhos fortes, que curiosamente os mexicanos consideram suaves. A carne, inclusive, é bem crocante. A rede de restaurantes San Carlos é uma das mais conhecidas por servir esta opção reginal. Neste estabelecimento, eles servem o cabrito de diferentes formas, com molhos e acompanhamento típicos. As opções são muito gostosas e ainda vêm acompanhado de tortilhas de milho típicas. Além disso, oferecem um buffet livre e uma carta de vinhos excelente. Eu sugiro se aventurar e experimentar um rótulo mexicano oferecido pela casa. Fiquei surpreso com alguns. No entanto, quem não aprova muito a culinária da região, há muitas e excelentes opções de comidas internacionais.

A culinária local conta com molhos bem apimentados (Foto: Divulgação)

Uma ótima opção gastronômica é o bar Botanero Moritas, em San Pedro Garza Garcia. O ambiente é bastante típico, com direito a música, pratos e drinks mexicanos. Um dos diferenciais é que eles fabricam a própria tequila. É uma ótima opção para quem quer se misturar com o povo local e aprender mais sobre a noite de Monterrey. Uma dica importante é aguardar na fila se não puder entrar, já que recomenda-se fazer a reserva de quinta a sábado.

Monterrey também tem boas opções de restaurantes internacionais (Foto: Divulgação)

Outra ótima opção é o restaurante Três Lunas. O estabelecimento segue a linha do slow e healthy food, mas existem muitas saborosas sugestões e os pratos ainda podem ser compartilhados por um preço aceitável. Assim como aconteceu no Brasil, o local baniu os canudos de plástico e ainda incentiva os clientes a levarem os seus próprios talheres. A proposta do espaço é ser ecológico e engajado as questões do meio ambiente.

 Ambiente internacional

O Fashion Drive é o maior e mais rico shopping da região metropolitana de San Pedro Garza Garcia. O espaço conta com várias lojas com marcas mundialmente famosas, uma praça de alimentação muito badalada e frequentada por gente descolada. É o local perfeito para um almoço executivo, um lanche da tarde ou uma esticada para o happy hour.

Uma boa opção de restaurante neste shopping é o La Corriente Cevicheria Nais. Os pratos são à base de frutos do mar frescos e contam com uma carta de drinks que impressiona. Além disso, há diversas marcas de gin e um aperol delicioso. O drink típico oferecido por eles também é sensacional. A bebida mistura liquor 43 e café expresso com uma casquinha de laranja e um pau de canela defumado aromatizado.

Drink típico da região (Foto: Divulgação)

O entra e sai da cidade também é um ponto positivo. Monterrey tem dois aeroportos internacionais muito bem equipados e com conexões para vários destinos. Fiquei muito impressionado e com vontade de voltar para aproveitar ainda mais o que o local e seus arredores tem a oferecer.

Pesquisas relacionadas