Viagem & Gastronomia

Hotelaria e história: Prefeitura da Cidade de São Paulo homenageia a Rede Othon em cerimônia de inauguração da nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda

O novo prédio governamental é o mesmo edifício onde funcionou por mais de 50 anos o São Paulo Othon Palace. Sendo assim, o ponto alto da celebração contou com a abertura da exposição permanente, Othon: Um Olhar Através da História. O astronauta soviético Yuri Gagarin e Rainha Elisabeth II são algumas das personalidades que ficaram hospedadas no local

Publicado em 01/03/2018 | Por Ana Clara Xavier

Na esquina da Praça do Patriarca com a rua Líbero Badaró, região central da cidade paulistana, existe o Edifício Othon. O nome foi dado em virtude do antigo hotel do São Paulo Othon Palace que funcionou naquele mesmo prédio durante 54 anos. Nesta segunda-feira, neste mesmo local, foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda, com a presença do prefeito, João Dória, do secretário da Fazenda, Caio Megale, e de outras autoridades. Durante a cerimônia, a Prefeitura da Cidade de São Paulo prestou uma homenagem à Rede Othon, que contou até mesmo com a exposição Othon: Um Olhar Através da História, com fotos e documentos que relembram a trajetória do grupo. Martha Bezerra de Mello, neta do fundador Othon Lynch Bezerra de Mello, e Bruno Heleno, gerente Geral Corporativo de Vendas e Marketing, prestigiaram o evento. “Somos uma rede pioneira, que hoje consolidada como uma das principais administradoras de hotel do País continua olhando para o futuro. São 4 hotéis no Estado de São Paulo. Além do The Time Othon Suítes, na capital, estamos em São Carlos, Araraquara e Matão. E continuamos em negociações, ainda que embrionárias, para novas unidades em solo paulista”, afirmou Bruno.

Martha Bezerra de Mello, neta do fundador Othon Lynch Bezerra de Mello, o prefeito João Dória e Bruno Heleno, gerente Geral Corporativo de Vendas e Marketing, marcaram presença no evento (Foto: Divulgação)

A exposição sobre a rede hoteleira será permanente e tem a curadoria de Ana Karina Machado e Júlia Aranã. A ideia é divulgar ao público que frequentará a secretaria um pouco da história do Edifício Othon, que até hoje é um importante marco da cidade de São Paulo. “Tanto nós da família, como os nossos colaboradores, ficamos extremamente lisonjeados quando a Prefeitura manifestou interesse em transformar o prédio na nova sede da Secretaria da Fazenda. O resultado da obra e sua destinação não poderiam ser melhores! Devolveram ao edifico o brilho de seu passado e resgataram a memória do meu avô, um dos grandes empreendedores do nosso país”, garantiu Martha. O prédio é histórico era utilizado pela rede desde 1954 até 2008.

Martha Bezerra de Mello e Bruno Heleno com a foto de Othon Lynch Bezerra de Mello atrás (Foto: Divulgação)

Othon Lynch Bezerra de Mello nasceu em 1880, em Pernambuco, e abriu a sua primeira loja há 113 anos. Desde então, ergueu um império tendo se dedicado a vender e fabricar tecidos, a trabalhar com usinas de açúcar, produzir energia, investir na agropecuária e em seguros. O pontapé para a criação da rede hoteleira foi a necessidade que viu de hospedar compradores e por isso fundou o Recife Hotel, em 1917. Mas foi com o sucesso da inauguração, em 1944, do Hotel Aeroporto Othon, no centro do Rio de Janeiro, que começou a abrir outras unidades.

Antiga suíte presidencial do São Paulo Othon Palace (Foto: Divulgação)

Dez anos depois, quando São Paulo comemorava 400 anos, a rede fundou o Othon Palace, com o plano de 25 andares do arquiteto Philipp Lohbauer. “Foi o melhor hotel de São Paulo e chegou a ser um dos 300 melhores do mundo. No último andar funcionava o Chalet Suisse, que foi considerado o melhor restaurante de cozinha francesa do Brasil. Eu mesmo cheguei a frequentá-lo, com meu pai. Reis, príncipes, chefes de estado e figuras importantes que visitavam São Paulo nas décadas de 1940 e 1950 e até o início da década de 1960 se hospedaram aqui. É uma história muito importante e, com obra cuidadosamente planejada, sua tradição, sua beleza e arquitetura estão sendo resgatadas pela Prefeitura”, afirmou o prefeito João Dória. O astronauta soviético Yuri Gagarin chegou a se hospedar no local em 1961, quatro meses antes de viajar pelo espaço. Sete anos depois, foi a vez de Rainha Elisabeth II selecionar o São Paulo Othon Palace.

Imagem antiga do Sâo Paulo Othon Palace (Foto: Divulgação)

Atualmente a Rede Othon opera 12 unidades no Brasil nas cidades do Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo, Araraquara, São Carlos, Matão, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Natal.

Pesquisas relacionadas