Viagem & Gastronomia

#GiroGastronômico: o restaurante do tataraneto de Tolstói em Ipanema, Mondial de la Bière e muito mais!

Tem ainda novos drinks na praia e a virada do cardápio do Bagatelle

Publicado em 05/09/2018 | Por Junior de Paula

Galeto russo

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Site HT foi conhecer o novo restaurante Le pulê, que fica na rua Jangadeiros, em Ipanema, do lado da praça General Osório, e que já se transformou em hotspot dos descolados da cidade. O casal Daniela e Vassia Tolstói, que mistura Rússia e Brasil, são os nomes por trás do empreendimento, que junta bistrô francês com tapas mediterrâneo e tem como carro-chefe um delicioso frango assado servido com batatas calabresas e farofa. Este, aliás, foi prato escolhido pelo site, que aprovou com louvor o tempero e a combinação de sabores e texturas. A decoração é linda, junta fotos antigas, com objetos vintage, com samambaias e ar retrô, que conversa super bem com a outra casa do casal: o Canastra Bar, que fica logo ali do lado. Ah, e repararam no sobrenome do dono do empreendimento? Pois sim: ele é tataraneto de um dos maiores escritores do planeta, o russo Leon Tolstói.

Pulê Restaurante & Bar Aberto todos os dias para almoço e de terça à domingo para jantar – Rua dos Jangadeiros, 10 – Praça General Osório, Ipanema – Telefone:  (21) 2523 2466 – Instagram: https://www.instagram.com/pule.restaurante/

Drinks com vista

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Pesqueiro, restaurante com ares de beach club na praia da Reserva, é destino certo para quem visita o Rio de Janeiro, com cardápio com foco em pescados frescos e frutos do mar. A novidade, agora, fica por conta da carta drinques de que passa a ser assinada por Alex Miranda e Lelo Forti. Receitas autorais e clássicas fazem parte do menu. Para acompanhar os drinques da casa, o Pesqueiro aposta em um importante diferencial – canudos biodegradáveis, totalmente sustentáveis. A Polinésia Francesa, a cultura “tiki” e a coquetelaria Mediterrânea serviram de inspiração. “Os coquetéis tiki são coloridos, fantasiosos, e apresentam sabores frutados e refrescantes. Criamos receitas com uma atmosfera tropical e com a cara do Pesqueiro.”, comenta Lelo. Entre as opções da nova carta, destaque para os spritz; jarras de Clericot; frozens e Gim tônicas. O Ula Ula, drinque preparado com tequila, xarope de romã, sour mix e espuma de gengibre, é servido em uma charmosa boia de flamingo.

Pesqueiro (@pesqueiro.rj) – Av. Lúcio Costa, s/n, Ilha 25, Praia da Reserva, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 200 lugares. Telefone: (21) 99626-3416 / 99336-7081 / 99061-1342. E-mail: sac@pesqueirogastrobeach.com.br. De domingo a quinta, de 8h às 2h, sexta e sábado, de 8h às 4h.

Copa do Mundo Cervejeira

Mais de 120 cervejarias estarão reunidas no Rio

O Mondial de la Bière Rio começa rolar nesta quarta0-feira e segue firme e forte nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro até domingo Com mais de 120 cervejarias, cerca de 35 expõem pela primeira vez, e mais de 90 marcas são conhecidas pelo público do Mondial de la Bière Rio. Já estão confirmadas cervejarias dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A sexta edição do festival é a mais completa até agora, um verdadeiro parque de diversões para maiores. Além dos estandes cervejeiros com cerca de 1200 rótulos para degustação, concurso, muitas opções gastronômicas, atrações musicais e festas, estúdio de tatuagem e até um espaço para games. “O Mondial de la Bière é a plataforma que une todas as pontas do mercado cervejeiro. É o grande encontro entre as cervejarias que produzem, os consumidores que apreciam, os empresários que investem e as escolas e instituições que promovem conhecimento”, comenta Luana Cloper, diretora do evento.

Nova estação de sabores

 

Comandando a cozinha do Bagatelle Rio desde o início de 2018, o chef Ignácio Peixoto assina novo menu de inverno com 15 receitas exclusivas e como ele mesmo definiu, trata-se de uma gastronomia comfort com uma roupagem moderna em técnicas clássicas da cozinha original francesa. “O novo cardápio traz opções com toques tradicionais, como os dos bistrôs encontrados na França, mas com a minha releitura”, explica. O jovem de 28 anos também passou pelo restaurante Pipo, do badalado Felipe Bronze. O amor pela gastronomia vem de berço. Seu pai era dono de um restaurante em Teresópolis, região serrana do Rio, e foi no negócio familiar que Ignácio trabalhou como cozinheiro profissional pela primeira vez.  Aberto em 2008 em Nova Iorque pelos sócios franceses Aymeric Clemente e Remi Laba, o Bagatelle surgiu com o objetivo de ser um restaurante autêntico francês e mediterrâneo, tanto no ambiente como na cozinha. Com um estilo único que engloba cardápio clássico, com decoração chique, música animada e elementos divertidos. Seguindo a mesma linha, a primeira casa no Brasil foi inaugurada com sucesso em 2012, em São Paulo, e está entre franquias como Miami, Nova Iorque, Monte Calro, Dubai, St. Barth, Saint-Tropez, Punta Del Leste e Ibiza.

 SERVIÇO:

Bagatelle – Praça Santos Dumont, 31, 2º andar, Gávea, Rio de Janeiro. Capacidade: 214 lugares. Funcionamento: terça e quarta das 19h à 1h. Quinta e sexta das 19h às 2h. Sábado das 19h às 2h. Domingo das 19h às 1h. Cc e Cd: Todos. Telefone: (21) 3435-0355. www.bagatelleriodejaneiro.com

 

 

 

Pesquisas relacionadas