Viagem & Gastronomia

Feijoada de Carnaval do Rio Othon Palace: entre marchinhas, máscaras e gastronomia de primeira, HT adianta o clima da festa momesca em Copacabana

A Feijoada de Carnaval do Rio Othon Palace será realizada no dia 6, no Bossa Café. Por lá, o grupo Samba do Meira comandado pelo baterista Wilson Meireles, um dos precursores do movimento instrumental no país, e degustações de uma especialíssima seleção de cachaças artesanais e da cerveja super premium neozelandesa MOA, apresentada por integrantes da Associação Carioca de Bartenders

Publicado em 20/01/2016 | Por Lucas Rezende

Reza a lenda do carnaval carioca que a primeira marchinha a existir data de 1899 e foi composta por Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a célebre “Ó Abre Alas”. De lá para cá, marcando terreno mesmo com os sambas-enredos, os trios elétricos e todas as modernidades que a festa ganhou, as marchinhas de carnaval resistiram. A história comprova que intérpretes até como Carmen Miranda (1909-1955) ganharam os holofotes, e compositores do nível de Noel Rosa (1910-1937) conquistaram fama na urbe maravilha. Até um concurso nacional do gênero a cidade ganhou. A moral da história é que as marchinhas mais tradicionais e os sambas mais populares ainda têm grande valor e espaço garantido no melhor do circuito durante a festa momesca – principalmente para os foliões de gosto apurado. Pensando exatamente nisso, o Rio Othon Palace, em Copacabana, decidiu convidar o grupo Samba do Meira, comandado pelo baterista Wilson Meireles, para relembrar os clássicos das marchas e dos sambas históricos no sábado de carnaval, dia 6 de fevereiro, na famosa Feijoada de Carnaval do Rio Othon Palace.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O batuque bom acontecerá no Bossa Café, o mais novo restaurante do hotel inaugurado no segundo semestre do ano passado. Com o movimento da bossa nova como inspiração, a área tem capacidade para recepcionar mais de mil hóspedes por dia, sendo o lugar ideal para a realização da Feijoada de Carnaval do Rio Othon Palace. Enquanto Samba do Meira e Wilson Meireles dão o tom do agito, o chef Jean Yves Poirey pilotará os fogões para servir uma brasileiríssima feijoada. Logo, combinação perfeita não há melhor para o sábado de folia: o mais tradicional ritmo do carnaval, no bar mais estiloso de Copacabana, a queridinha dos turistas, com o prato que é a cara do país: a feijoada. O chef Poirey, que também está no comando do restaurante Skylab – no topo do Othon – desde o início de 2008, fez escola na gastronomia clássica francesa e, não por isso, deixa de ser um mago na cozinha quando o assunto é grande dose de criatividade que o paladar brasileiro pede. No cardápio, HT adianta: nove variedades de carnes como paio, lombo, costelinha de porco e carne seca. Para democratizar, cada caldeirão terá um único ingrediente da receita tradicional.

A Feijoada inclui nove variedades de carnes como paio, lombo, costelinha de porco e carne seca e tem como principal diferencial a forma como é servida: cada caldeirão tem um único ingrediente da receita tradicional (Foto: Divulgação)

A feijoada inclui nove variedades de carnes como paio, lombo, costelinha de porco e carne seca e tem como principal diferencial a forma como é servida: cada caldeirão tem um único ingrediente da receita tradicional (Foto: Divulgação)

E não só. Além de cada cliente poder optar por consumir uma variedade de carne a seu critério, o bufê também contará com entradas do tipo linguiça, torradas com alho e salsa, torresmo e caldinho de feijão. Nos acompanhamentos, banana à milanesa, batata doce, couve mineira, farofa de ovos, aipim frito, arroz branco e laranja. Isso sem contar com as saladas (abóbora com carne-seca, repolho roxo com manga e nozes e folhas de rúcula com parmesão e chips de bresaola) e a grande disposição de grelhados (peito de frango, lombinho de porco, costelinha, linguiça e pernil defumado). A feijoada de Carnaval do Rio Othon Palace ainda contempla um pacote de bebidas com cerveja nacional (o Grupo Petrópolis Itaipava apóia), caipirinha, caipivodka nacional e batidas de frutas tropicais. E, por fim, o chef Jean Yves Poirey ainda prepará sobremesas como quindim, cocada e pudim de leite.

Leia também – “Só a ti, Copacabana, eu hei de amar” – Na princesinha do mar, Rio Othon Palace continua palco do que há de melhor na bossa nova, jazz e MPB 

completo buffet de sobremesas inclui, entre outras, quindim, cocada e pudim de leite (Foto: Divulgação)

Completo buffet de sobremesas inclui, entre outras, quindim, cocada e pudim de leite (Foto: Divulgação)

Enquanto os caldeirões com feijoada vão dando o aroma perfeito, os presentes, que estarão vestindo as camisetas que funcionarão como convites oficiais, terão a oportunidade de customizar as peças com os alunos do curso de design de moda da Universidade Veiga de Almeida. Quer mais? O visual dos convidados será arrematado com colares, máscaras e tiaras, afinal…é carnaval, babies! A Rio Máscaras também estará presente no Bossa Café para ajudar nessa montagem. Ah, e para acompanhar a agitação de Wilson Meireles (bateria, percussão e voz) e seus companheiros Mayra Couto (percussão e voz), Marcela Terrry (tamborim), Clarisse Magalhães (pandeiro), Rockenberg (sanfona) e André Luis (violão de sete cordas). a Associação Carioca de Bartenders estará promovendo degustações de uma especialíssima seleção de cachaças artesanais e da cerveja super premium neozelandesa MOA.

A essa altura do campeonato, no maior estilo “ó abre alas que eu quero passar” os salões do Bossa Café estarão animados pelas famosas marchinhas que deram início a essa conversa, por sambas populares e sambas-enredos (afinal, o maior espetáculo da Terra é nosso!). Ah, e nada como um repertório variado. Mesmo em clima de confete e serpentina, haverá espaço para aqueles clássicos animadíssimos de cantores da MPB como Tim Maia (1942-1998) e Jorge Ben Jor. Tudo no maior clima de tamborim, lógico. Esse mix todo, aliás, é facilmente explicado na formação de Wilson Meireles, o comandante do batuque, formado pela Escola de Música Villa Lobos e também por seu currículo preenchido com participações com Gilberto Gil, Alceu Valença, Erasmo Carlos, Martinho da Vila, Zizi Possi e Nana Caymmi. We are carnaval!

Serviço

Feijoada de Carnaval do Rio Othon Palace Hotel

Data e horário: 6 de fevereiro de 2016 / Das 13h às 19h

Valor por pessoa: R$ 220,00 + 10% de taxas (bebidas incluídas)

Endereço: Restaurante Bossa Café (Avenida Atlântica, 3264 – 3º andar, em Copacabana)

Informações e reservas: (21) 2106.1670 e 2106.1672 / festasrio@othon.com.br

Condições de pagamento: dinheiro ou cartões (crédito ou débito)

Reserva mediante pagamento

Pesquisas relacionadas