Viagem & Gastronomia

Exclusivo! Day Mesquita abre álbum de fotos e conta detalhes da viagem à Portugal, sua primeira vez na Europa

A atriz estreia na segunda parte do longa "Nada a perder" no próximo dia 15: "Procuro não pensar na repercussão porque acho que meu trabalho não pode mudar de acordo do tamanho da produção", explica

Publicado em 25/07/2019 | Por Heloisa Tolipan

Day Mesquita posa em Portugal (Foto: Stefano Rafael / Styling: Rômulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

*Por Karina Kuperman

A enorme repercussão de Maria Madalena em “Jesus”, da Rede Record, levou Day Mesquita a outro patamar como atriz. Colhendo os louros do sucesso, inclusive internacional, ela acaba de retornar de Portugal – onde a trama está sendo exibida. Nós, do site HT, acompanhamos os passos da bela por terras lusitanas, onde ela aproveitou para posar em um editorial repleto de história e estilo, divulgado em primeira mão aqui.

Day Mesquita posa em Portugal (Foto: Stefano Rafael / Styling: Rômulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

“Fui convidada para ir a Lisboa porque ‘Jesus’ está no ar na Europa. Tinha acabado de sair de Angola, onde assistimos o último capítulo da novela”, conta. “Em Portugal, consegui reencontrar amigos e fiz outros, como o nosso guia, doutor em História da Arte, o pessoal da Record também. Todos ficaram muito próximos. Reencontrei um grande amigo fotógrafo com quem já tinha trabalhado três vezes no Brasil. Ele estava morando no México e, agora, está em Portugal, então fizemos esse ensaio no centro de Lisboa, próximo ao elevador de Santa Justa, que é também um mirante. Vimos um pôr-do-sol incrível acabando as fotos”, lembra.

(Foto: Stefano Rafael / Styling: Rômulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

A passagem por Portugal marcou também a primeira viagem à Europa. “Era um sonho, então aproveitei para ficar mais uns dias para conhecer as cidades próximas. Levei minha mãe. Foi uma viagem especial que pudemos fazer juntas, que foi além de trabalho. Realizamos um desejo mesmo, já que meu bisavô, avô da minha mãe, era português. Estive em museus, exposições, consegui fazer um bom percusso cultural e gastronômico”, diz ela, que está mais do que embasada para apontar o caminho das pedras para curtir Portugal com tudo que o lugar merece.

(Foto: Stefano Rafael / Styling: Rômulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

“Vi Lisboa inteira de lá de cima do elevador Santa Justa, o Castelo de São Jorge… passei pelo bairro do Chiado, que tem muitas lojas, é bem movimentado para compras”, aponta. “Estive em Cascais, Belém, no Mosteiro de São Jorge, no Palácio de Queluz, que tem muita influência na nossa História do Brasil”, conta. “Também fui para o Cabo da Roca, que arrisco dizer que foi o lugar mais lindo… quer dizer: não dá para falar o mais bonito, foram tantos… mas lá fiquei minutos só olhando a paisagem. Parece que é a ponta mais próxima da Espanha, citada por Camões em ‘Os Lusíadas’“, afirma. “Estive em Setubal, no litoral. Para chegar lá, saindo de Lisboa, tem uma estradinha linda, o mar chegava a virar céu, tamanha imensidão”, lembra.

(Foto: Stefano Rafael / Styling: Romulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

Além dos passeios, muita comida e, claro, vinhos! “Consegui ir a uma vinícola, a Quinta de Bacalhoa, lá degustei muitos rótulos. Não podia passar por Portugal sem provar um legítimo vinho do porto”.  E acrecenta: “Provei, obviamente, o famoso pastel de bacalhau, que para gente é o bolinho mesmo, mas eles chamam de pastel. Comi bacalhau quase todos os dias, aliás. Ah! E o pastel de Belém, que eu descobri que é de nata. ‘Pastel de Belém’, na verdade, é uma marca. Outra marca de pasteis de nata de lá é a ‘Manteigaria’, que me indicaram e é realmente incrível. Também estive em Sintra, onde provei doces feitos nos conventos locais. Obviamente já tinham me falado que se come muito bem e… meu Deus! Demais mesmo”, garante.

(Foto: Stefano Rafael / Styling: Romulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

Outro lugarzinho especial de Lisboa ganhou o coração de Day: a LX Factory, pedaço mais criativo da cidade, com direito à lojas de decoração, oficinas criativas, vista para o rio Tejo e muitas opções para comer e beber. “Lá tem muito grafite. É um local rodeado de arte, com restaurantes incríveis. Eu amei tanto que fui de novo, até, e dei sorte, porque era domingo e estava tendo feirinha de produtores locais, que aconselho todo mundo a conhecer”, diz. “Tem um banheiro que teve instalação artística e cada cabine tem um estilo diferente. Uma delas é toda feita de páginas de livro. Olha, eu repeti e voltaria de novo. Agora quero ir para o Norte, para o Porto. Espero voltar em breve”.

(Foto: Stefano Rafael / Styling: Romulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

Mas, por ora, ela fica no Brasil. Isso porque a segunda parte do longa “Nada a perder“, que conta a história do bispo evangélico Edir Macedo, empresário, fundador e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record TV, estreia no próximo dia 15. No filme, Day vive a protagonista Ester, esposa de Edir. E, se a primeira parte do longa comoveu o país, com impressionantes 4 milhões de ingressos vendidos na pré-venda e um orçamento de R$ 40 milhões, a segunda parte não será diferente. “Agora faço a Ester entre os 35, 40, até 64 anos. Tem uma grande parte de incrível caracterização de envelhecimento. Terão cenas que gravamos em Jerusalém, no deserto de Israel, e também em Soweto, na África do Sul”, adianta ela, que não se assusta com a enorme repercussão da história.

(Foto: Stefano Rafael / Styling: Romulo Maduro / Beleza: Juliana Acácio)

“Não procuro pensar nisso porque acho que meu trabalho não pode mudar de acordo do tamanho da produção. Se eu aceito um convite, vou dar o melhor que eu posso. Claro que a repercussão nos deixa feliz e sou muito grata por me darem a oportunidade de estar em um projeto tão especial”, explica ela, que não chegou a assistir a versão final. “Fui gravar a dublagem de umas ceninhas só. Isso foi tudo que eu vi. Estou curiosa como vocês”, diz ela, que assistirá a pré-estreia em São Paulo, com convidados. “Estreamos oficialmente no Brasil e em outros países no mesmo dia”.

Pesquisas relacionadas