Donos do Refeitório RJ botam a mão na massa e reúnem ambiente agradável e comida boa na correria do Centro do Rio de Janeiro


A preocupação com o bom atendimento e a rapidez conquistaram os trabalhadores da região transformando o restaurante em um point local das grandes empresas

O dia a dia de um trabalhador pode ser estressante. Todos estão sempre à procura de um oásis para respirar e poder desligar suas cabeças das rotinas agitadas nem que seja por meia hora. Um público fiel encontrou esse espaço no restaurante Refeitório RJ, no Centro do Rio de Janeiro. Localizado na Avenida Gomes Freire, o ambiente agrega valores arquitetônicos e decoração modernos com um atendimento amigável e intimista. O casamento ideológico entre os sócios não poderia ser mais perfeito: Rodrigo Sant’Anna assina o cardápio e assume os fogões, já Lígia Moraes cuida do salão e garante que o atendimento esteja sempre impecável.

Foto: Luanda Fattoruso

“Sempre tive vontade montar algo na zona central por causa dessa energia antiga e de pessoas e moradores espirituais. Além disso, encontramos tudo aqui perto: mão de obra, material de cozinha e de construção, muitos amigos próximos também.  Nós escolhemos o ponto da Gomes Freira com o objetivo de pegar uma área que não tivesse uma clientela maçante e criar esse desejo” contou Rodrigo. Lígia completou falando sobre as vantagens do serviço em relação à região: “Nós oferecemos um atendimento rápido, com cardápio e comida rápidos sem ser self service. É o ideal para a região. As pessoas vêm aqui durante o horário de almoço disponível de trabalho. Nosso maior público vem da Petrobras, do BNDES e da FINEP. Precisamos ser ágeis porque ninguém está com muito tempo. ”

Inicialmente, Rodrigo comandava a parte administrativa do restaurante e estava afastado das cozinhas há 5 anos. Trabalhando como consultor gastronômico na DuoChefs, empresa própria, ele formulou cardápios para restaurantes no Rio e em São Paulo. Depois de algumas tentativas com outros chefs, Sant’Anna decidiu botar a mão na massa – literalmente – e há 3 semanas assumiu as panelas do local. Sua parceira não poupa elogios e agrade a mudança no local: “Conseguimos otimizar mais o serviço desde que ele entrou para a cozinha. Nossos produtos são mais bem aproveitados e evitamos maiores desperdícios também. Estávamos satisfeitos antes, mas agora demos um passo ainda maior e estamos mais felizes com o resultado atual. Acredito que os nossos clientes também. ”

Rodrigo Sant’Anna Foto: Luanda Fattoruso

Nessa nova etapa, o Refeitório RJ deixa de englobar apenas a cozinha brasileira e passa a introduzir elementos orientais e de outras partes do mundo como México. Mesmo essa nova variedade tendo agradado ao público, Rodrigo credita o sucesso do ambiente ao excelente controle de Lígia com o salão: “O nosso diferencial é o atendimento. A Lígia consegue criar um ambiente muito agradável onde todos se sentem confortáveis e bem recebidos. É raro encontrarmos isso por aqui, principalmente na correria da hora do almoço em dia de semana. Acho que é uma das nossas prioridades e talvez o nosso segredo. ” A jovem trabalhou em lugares dos mais variados estilos, tendo adquirido grande parte da sua experiência em Paris.

Para garantir qualidade e frescor nos alimentos utilizados na produção dos pratos, o menu é definido com novos pratos todo dia. Esse fator é um dos que anima a clientela fiel que costuma ir de 2 a 4 vezes por semana no Refeitório e sabe que ainda poderá encontrar novidades. Todo dia o cardápio fica disponível na página do Facebook, no Instagram e, para aqueles que não querem ter o trabalho de procurar, em um grupo do WhatsApp onde é enviado para todos que desejam fazer parte dessa comunidade de fãs e fiéis do Refeitório. O preço? Nada que não caiba no bolso! O menu executivo com entrada, prato principal, sobremesa e café custa R$45.

Foto: Luanda Fattoruso

Toda grande performance merece um gran finale! E é com um happy hour toda sexta-feira que o Refeitório RJ encerra as suas atividades toda semana. Levando DJ’s, músicos e chefs convidados, eles estimulam a integração e o entretenimento naquele mesmo espaço onde você pode ter passado correndo durante a sua rotina agitada. A todos que visitam e frequentam o local, fica bem claro que Rodrigo e Lígia entenderam a cabeça do seu público e criaram um sistema que funciona de maneira excepcional, prática e intimista atendendo as necessidades e desejos de uma região inteira carente de bom atendimento e boa comida em pouco tempo.  Para quem ficou curioso, o espaço funciona de segunda a sexta das 11:30h às 15:30h na Avenida Gomes Freire, 226, Lapa.

Este slideshow necessita de JavaScript.