Dieta sem sofrimento! HT conversou com o sócio do salad-bar Jaeé, Fred Weissman: “Todo mundo devia ter acesso a uma comida gostosa e saudável”


Aliando saúde à comida saborosa, em um cardápio elaborado por um nutricionista, a casa oferece refeições no esquema “Pegue, pague e leve”.

Comida saudável, fresca, rápida e gostosa. Parece impossível, né? Pois essa é a promessa do Jaeé, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Projeto de Fred WeissmanMaria Emanuella Severiano Ribeiro – também responsáveis pelo Bar da Praia, pertinho dali –  o salad-bar serve receitas criativas, já embaladas e prontas para o consumo, com opções de saladas, wraps, sopas e sobremesas. Tudo explicadinho, com os ingredientes listados no rótulo e o tipo de dieta que o produto se adequa: vegana, sem glúten, mediterrânea, fit, entre outras.

Os produtos podem ser degustados lá mesmo, ou levados para casa. (Foto: divulgação).

Os produtos podem ser degustados lá mesmo, ou levados para casa (Foto: divulgação).

HT conversou com Fred Weissman, que idealizou o conceito quando foi almoçar na casa de uma amiga, onde um nutricionista preparava todas as refeições. O empresário gostou da ideia, mas achou inacessível para a maior parte do público. “Fiquei com isso na cabeça, e um dia pensei em fazer um lugar que todo mundo tivesse acesso a uma comida gostosa e saudável”, conta, e analisa o crescimento do mercado saudável:  “Todas as pessoas querem ter saúde e, cada vez mais, elas descobrem que alimentação é um caminho importante para conquistá-la”.

A casa busca investir em ingredientes de qualidade, parcerias com pequenos produtores e novas tendências da alimentação saudável. É o caso do Juçaí, fruto da Palmeira Juçara, similar ao Açaí. “Tentamos escolher os insumos que tenham o menor impacto ambiental. Quando trazem o Açaí da Amazônia, é gerado um gasto enorme, por isso trazemos um produto da Mata Atlântica, que é mais perto, e ainda ajuda as comunidades locais”, analisa.

A saborosa frutinha da Mata Atlântica vem batida com goiaba, banana e granola. (Foto: Divulgação)

A saborosa frutinha da Mata Atlântica vem batida com goiaba, banana e granola. (Foto: Divulgação)

Outra novidade por lá é o Kombucha, bebida de baixa caloria, feita com uma colônia de microorganismos bacterianos, através da fermentação de chás. O produto é rico em vitaminas, ácidos e açúcares simples, e traz benefícios à saúde, como a restauração da flora intestinal e a produção de agentes detox que eliminam gordura.

Kombucha é a novidade da casa, servida nos sabores gengibre com limão siciliano e mel, maçã com canela, maracujá e melancia com gengibre. (Foto: Divulgação)

Fred explica que é fundamental controlar os custos e descobrir formas de fazer o mesmo, com menos dinheiro para lidar com a crise econômica. Para isso, a casa tem a preocupação de trabalhar o máximo com produtores locais e orgânicos. “As nossas folhas são colhidas na Serra e trazidas para o Rio, no estilo ‘farm-to-table'”, explica.

Sobre as políticas ambientais, o empresário arrisca dizer que o mais sustentável seria estimular a diminuição do consumo de proteínas animais. “Quase todas as ações de sustentabilidade, como usar menos água ou andar de bicicleta, e não de carro, não chegam perto do impacto que parar de consumir carne animal conseguiria”, defende.