Viagem & Gastronomia

A rainha e o rei dos camarotes: Monique e Pedro Benoliel arrasam como os chefs mais disputados entre os espaços poderosos da Sapucaí

A gente acompanha o trabalho da chef Monique Benoliel há anos. E em 2016, na folia momesca, ela comemora 24 anos de labuta criando e pilotando ao lado do filho e sócio, o chef Pedro Benoliel, as delícias servidas nos mais disputados camarotes do Sambódromo, no Rio. Este ano, mais de 3 mil refeições estão sendo […]

Publicado em 08/02/2016 | Por Heloisa Tolipan

A gente acompanha o trabalho da chef Monique Benoliel há anos. E em 2016, na folia momesca, ela comemora 24 anos de labuta criando e pilotando ao lado do filho e sócio, o chef Pedro Benoliel, as delícias servidas nos mais disputados camarotes do Sambódromo, no Rio. Este ano, mais de 3 mil refeições estão sendo preparadas para as noites de desfile no Sambódromo para a alegria dos convidados dos camarotes Rio, Global Marketing, do Boni, Camarote Accor e Itaipava. No ano passado, Monique e Pedro foram os responsáveis também por outra maratona no Rio: o Rock in Rio, como você pode relembrar aqui. Todos os astros internacionais provaram dos quitutes idealizados com a assinatura da dupla.

Monique e o filho Pedro entrando na Avenida para comandar um verdadeiro desfile de sabor e prazer nos camarotes (Foto: acervo pessoal)

Monique e o filho Pedro entrando na Avenida para comandar um verdadeiro desfile de sabor e prazer nos camarotes (Foto: acervo pessoal)

Garra e tino comercial sempre foram a tônica na vida de Monique.  Antes de entrar na Avenida com a sua mega equipe, ela escreveu: “Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conversamos com Monique segunda-feira no início da tarde, poucas horas depois de ela deixar a Sapucaí. Perguntamos como com a expertise adquirida durante anos de carnaval e ao lado do filho ela se sente ao alcançar o topo do ranking de maior número de pessoas na Avenida provando de gastronomia. “Foi o maior espetáculo da vida. Desafio em todos os sentidos. Esse ano, estamos fazendo a Global Marketing para 350 convidados, Accor para 60 foliões, o camarote do Boni com 40 integrantes, o da cervejaria Itaipava com 700 pessoas e o camarote Rio com 1.600 por noite!”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E Monique, o que mais enche os olhos dos foliões? “Esse ano, na Global Marketing, fizemos uma cozinha show de Tapas que os foliões foram ao delírio”, disparou. Além das Tapas, temos granapadano, ceviches, badejo ao molho do tucupi, vitela, massas. Na madrugada, entramos com creme de aspargos com caviar e um risoto. Em seguida, um café da manhã 5 estrelas”. E o que está por trás das engrenagens do carnaval em termos de compras? “Começamos nossa produção com um mês de antecedência. São 14 toneladas de alimentos, uma operação que exige muita estrutura, organização equilíbrio e disposição”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo Monique, o folião na Sapucaí adora um belo jantar. “O nosso é imbatível. Sempre temos duas saladas, duas proteínas, massas, risotos, sobremesas e, às 4h, entramos com nosso café da manhã 5 estrelas: waffle, pão de queijo, salmão, sucos, frutas, pães, ovos mexidos, queijos, frios. enfim, uma explosão de aromas e sabores”, contou. No nosso bate-papo, Monique disse que criou seus quatro filhos trabalhando com gastronomia. “Mas precisa ser sério, trabalhar comprometido com o que se vende para o cliente. A estrela é quem me contrata e não eu”, afirmou categórica.

Monique Benoliel, sempre de bom humor, criou seus filhos trabalhando sempre com gastronomia

Monique Benoliel, sempre de bom humor, criou seus filhos trabalhando sempre com gastronomia

E como driblar a alta dos preços em tempos de crise? “Diminuí muito minha margem de lucro, mas fiz questão de não demitir e passei a trabalhar dobrado. E estou feliz”, garantiu. Perguntamos a chef o que ela acha sobre a enxurrada de programas de culinária na televisão brasileira e ela foi direta: “Acho que alguns são maravilhosos e outros poderiam ser eliminados para sempre”. Como contamos acima, ela e Pedro foram os responsáveis pelos camarins dos maiores astros da música internacional em 2015 durante o Rock in Rio e no nosso papo, ela voltou a frisar que os artistas internacionais são mais fáceis do que os músicos brasileiros. E o astro Elton John foi o que menos deu trabalho sem aquelas listas de exigências mil.

Para encerrar a conversa, perguntamos quais os projetos que vamos ver pela frente assinados por Monique e Pedro Benoliel e ela nos contou sobre a inauguração de um salão de festas no clube da AABB, na Lagoa, para 1 mil pessoas. “Teremos o primeira salão de festas todo de frente para a Lagoa com uma decoração espetacular, ar condicionado e a gastronomia de Monique e Pedro Benoliel”. Um brinde à dupla!

 

Pesquisas relacionadas