Cinema & TV

Verão 90: Saiba tudo sobre a nova novela das 7, com elenco que vai de Claudia Raia a Isabelle Drummond

A nova novela das 7, que substitui O Tempo Não Para, vai estrear no próximo dia 29. A comédia romântica conta a história de um grupo infantil, que fez sucesso em meados dos anos 80, que se reencontra depois de anos de separação

Publicado em 18/01/2019 | Por Ana Clara Xavier

O sol estava brilhando com toda a sua potência na tarde desta quinta-feira enquanto grande parte da imprensa brasileira se reunia no na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, para conferir de pertinho o lançamento da nova novela das 7, Verão 90. Enquanto aguardávamos o horário de partida no ônibus temático da trama – com direito a Isabelle Drummond estampada nas laterais do veículo -, vimos bandeirinhas circulando pela praia além de um avião que sobrevoou a orla carregando um cartaz promocional de Verão 90. Enquanto íamos da zona sul até os Estúdios Globo, o site HT participou de um quiz de conhecimento gerais dos anos 90, que ia desde softwares mais usados na época até nomes de programas infantis. Já totalmente mergulhados neste clima colorido, praieiro e irreverente dos anos 90, foi até fácil dar start a uma coletiva de imprensa que contou com a presença de grandes estrelas como Isabelle Drummond, Rafa Vitti, Dira Paes, Totia Meireles, Claudia Raia, Camila Queiroz, Klebber Toledo e muito mais. No final, os próprios artistas ainda fizeram um flashmob insperado com direito a uma coreografia feita especialmente para o folhetim. Vem conferir todos os detalhes sobre a sua nova trama das 7!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com um enredo super divertido, Verão 90 tem o seu start a partir do declínio da carreira do grupo infantil Patotinha Mágica, que fez sucesso no meio dos anos 80. Alguns anos depois, com eles já adolescentes, os ex-astros mirins Manuzita (Isabelle Drummond), João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) se reencontram, o que acaba desenrolando um grande triângulo amoroso. De pornochanchada até canal de videoclipes, esta comédia romântica solar e musical irá relembrar os melhores momentos dos anos 90, sem deixar de mencionar acontecimentos históricos como o confisco da poupança feito pelo ex-presidente da República Fernando Collor.

Verão 90 começou a ser idealizada no final de 2016 e, desde então, passou por vários altos e baixos que culminou, inclusive, no adiamento da novela, em 2018. De acordo com a escritora Izabel de Oliveira, a decisão da emissora de postergar o lançamento da trama se deu por uma escolha puramente editorial. “A Globo achou melhor não colocar duas tramas de época seguidas, já que a penúltima foi Deus Salve o Rei. Por isso, colocaram O Tempo Não Para primeiro do que Verão 90”, contou. A mudança fez, inclusive, com que a equipe da atual trama das 7 corresse contra o tempo para colocar o produto no ar. “Na verdade, foi até positivo, porque conseguimos ter ainda mais segurança dentro da história. Apesar de não demarcarmos muito as datas, esta trama não deixa de se passar nos anos 90 o que, consequentemente, exige muita pesquisa. Isto acontece mais pelo clima do que qualquer outra coisa. Sendo assim, ter mais tempo é uma maravilha, afinal, novela é uma correria. Conseguimos ler mais livros e ver mais novelas da época para esta narrativa”, garantiu a autora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar de ser uma novela que não fala sobre o nosso tempo atual, Verão 90 não pode ser intitulada como uma trama de época. Não possui uma narrativa histórica. Na verdade, de acordo com a co-autora Paula Amaral, a narrativa deste trio infantil poderia se passar até mesmo em 2019. Mesmo o folhetim não sendo embalado pelos acontecimentos dos anos 90, o público verá diversas menções a fatos que realmente sucederam como o confisco do ex-presidente Collor. Além disso, ao relembrar estes costumes de quase 30 anos atrás, os espectadores ainda possuem uma chance única de discutir como nós evoluímos como sociedade desde então. “O jeitinho brasileiro e a nossa corrupção era muito mais intensa nos anos 90, porque ninguém nunca ia para a cadeia. Inclusive, a personagem da Totia Meireles mostra muito isto. Hoje em dia, estamos vendo o contrário, a nossa sociedade está se transformando”, pontuou Paula Amaral.

A autora Izabel de Oliveira é a responsável pela realização da trama (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

O jogo de poder e a busca por status serão temas super relevantes para Verão 90. De acordo com as autoras, a necessidade de falar sobre isso surgiu a partir das pesquisas feitas sobre a época. “No início daquela década, as pessoas estavam discutindo bastante os valores morais”, salientou Izabel de Oliveira. Isto pôde ser percebido inclusive a partir da observação do folhetim Vale Tudo (1988-1989), que questionava se valia a pena passar por cima dos outros para chegar ao seu objetivo final. “Com o tempo, nós achamos que já tínhamos lidado completamente com esta discussão, mas, agora, voltamos a enfrentar muitos problemas neste quesito. É interessante pensarmos o quanto ainda estamos engatinhando nestas questões de corrupção e privilégios. As semelhanças com os anos 90, neste sentido, nos impressionaram”, criticou a autora Izabel. Exatamente por isso, Verão 90 acaba sendo uma novela de estética moderna que simplesmente aborda os anos 90.

A autora Paula Amaral também é a responsável pela história (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Outro acontecimento histórico muito pontuado pelos artistas e pelas autoras foi a evolução tecnológica. Embora só tenha se passado 30 anos, estamos de frente a uma sociedade completamente diferente daquela que estávamos acostumados. “A tecnologia revolucionou para sempre a história da humanidade nos anos 90. Nós achávamos os softwares da época super modernos, mas se eu mostro para minha filha o que é um disquete, ela não vai nem mais entender o que é. Mesmo assim, a modernidade estava ali. Aquele era o embrião, porque já tinha a preocupação em falar sobre esta evolução”, analisou Izabel de Oliveira.

O casal Klebber Toledo e Camila Queiroz estão contracenando juntos em Verão 90 (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Com muita pesquisa por trás, Verão 90 carrega figurinos estonteantes e relembra hábitos de uma sociedade que já não existe mais. A trama foi bastante inspirada em folhetins de sucesso da própria emissora, como Vale Tudo (1988-1989) e Rainha da Sucata (1990). “Nós fazemos muitas homenagens à Globo”, confessou Paula Amaral. Além disso, a equipe fez uma grande pesquisa em torno de programas de televisão da MTV, em grupos infantis como Balão Mágico e Eliana, além do filme Caçadores de Emoção: Além do Limite (1991). Estamos falando de uma verdadeira torre de babel de menções a programas de sucesso que embalaram a época. Este carnaval de ilusões, amor, comédia e música estreia no dia 29 de janeiro.

 

Pesquisas relacionadas