Cinema & TV

Susan Sarandon compra a briga das feministas por uma nota de US$ 20 ilustrada com uma personalidade feminina. Vem conferir!

A ideia da ONG é tirar o controverso ex-presidente Andrew Jackson da nota e, em seu lugar, colocar uma mulher escolhida a partir de 15 nomes

Publicado em 26/03/2015 | Por Junior de Paula

A atriz Susan Sarandon levou os Estados Unidos a levantar uma bandeira sobre uma questão feminista nesta semana ao postar uma foto segurando uma nota de US 20 dólares. O site HT explica a questão: Susan virou a porta voz de uma campanha batizada “Women on 20s” que tem como objetivo reunir 100 mil assinaturas para um projeto a ser apresentado ao presidente Barack Obama propondo a substituição da imagem do ex-presidente Andrew Jackson por o de uma mulher.

Susan Sarandon é a estrela de uma campanha feminista nos EUA (Foto: Divulgação)

Susan Sarandon é a estrela de uma campanha feminista nos EUA (Foto: Divulgação)

Na lista das 15 possíveis candidatas a estrela da nova nota estão nomes como os da ex-primeira dama Eleanor Roosevelt, que redefiniu o papel das mulheres dos presidentes na história, com forte atuação política e na defesa dos direitos das mulheres, Patsy Mink, a primeira asiática a ser eleita para o Congresso Americano e responsável pela lei que proibia a discriminação sexual na educação pública, a ativista civil Rosa Parks, e a líder feminista Betty Friedman, entre outras.

E por que trocar logo a nota de US$ 20? De acordo com o movimento, Andrew Jackson tinha um forte apreço pelo militarismo e seu ato de remoção dos povos indígenas de 1830 foi responsável por dizimar milhares de índios à época. E mais, de acordo com os responsáveis pelo Women on 20s é, no mínimo, irônico ter em uma nota de papel um político que era totalmente contra a criação de um Banco Central e que pregava que o dinheiro tinha que ser em ouro ou prata e não em papel moeda.

Pesquisas relacionadas