Cinema & TV

O site HT teve acesso com exclusividade aos bastidores da casa do Show dos Famosos que vai receber Alessandra Maestrini, Naiara Azevedo, Sandra de Sá e muito mais nesta nova temporada

O quadro do Domingão do Faustão foi um sucesso no ano passado e, nesta edição, vai receber mais uma vez um time de gigantes como Alessandra Maestrini, Helga Nemeczyk, Mumuzinho, Naiara Azevedo, Paulo Ricardo, Sandra de Sá, Silvero Pereira e Tiago Abravanel. "Este é o momento onde os artistas podem mostrar a arte na sua plenitude, dançando, interpretando e cantando", afirmou Fausto Silva

Publicado em 16/03/2018 | Por Ana Clara Xavier

Depois do sucesso da primeira temporada, vem aí mais um Show dos Famosos. O quadro do Domingão do Faustão tem o objetivo de homenagear grandes nomes da música brasileira e internacional como, na edição passada, Ivete Sangalo, Luiz Gonzaga e Cher. Os responsáveis por encarnar estas personalidades são outros artistas do meio e, dessa vez, sobem ao palco Alessandra Maestrini, Helga Nemeczyk, Mumuzinho, Naiara Azevedo, Paulo Ricardo, Sandra de Sá, Silvero Pereira e Tiago Abravanel. “O Domingão está em constante processo de transformação e isto se mostra através da Show dos Famosos. Este é o momento onde os artistas podem mostrar a arte na sua plenitude, dançando, interpretando e cantando. Mais do que isto, as celebridades estão trazendo a personalidade de figuras extraordinárias, monstros sagrados da música nacional e internacional. O ano passado já foi um sucesso esplendoroso e agora temos uma responsabilidade ainda maior. Não importa se as críticas serão boas ou ruins, mas queremos que o público se interesse em conferir o padrão de excelência deste quadro. Além do mais, tenho certeza que será mais um divisor de águas para estes nomes da atualidade”, afirmou o apresentador do programa, Fausto Silva, em vídeo feito especialmente para apresentar o projeto para a imprensa. A pré-produção desta segunda temporada começou no dia 12 de dezembro e a estreia será no dia 25 de março.

Silvero Pereira, Naiara Azevedo, Sandra de Sá, Paulo Ricardo, Helga Nemeczyk, Mumuzinho, Cris Gomes, Tiago Abravanel e Alessandra Maestrini são as caras da nova temporada do Show dos Famosos

O diretor Cris Gomes está à frente do projeto desde o ano passado e garantiu que a produção pretende produzir espetáculos ainda mais emocionantes. O quadro está sendo realizado desde 2016 e é fruto de um formato importado da Espanha. “Mesmo vindo do exterior, nós queremos falar diretamente com o público e por isso colocamos um toque de brasilidade”, afirmou. Mesmo tendo como princípio básico a competição, o clima nos bastidores é muito descontraído. “O DNA do quadro é o show e a homenagem, não temos um compromisso grande com a competição, porque ela só está ali para compor uma embalagem. O que importa é mostrar a competência do famoso, coreografia, da voz, do figurino e de toda a estrutura”, afirmou.

Alessandra Maestrini explicou que não é fácil homenagear grandes nomes da música (Foto: Divulgação)

A cada semana, os artistas interpretarão grandes personalidades e todos tiveram a oportunidade de escolher cada um de seus homenageados. As celebridades enviaram à equipe do Show dos Famosos uma lista com várias possibilidades, baseados em motivações próprias e gostos pessoais. “Desde que eles nos chamaram para este negócio, já estou metendo a cara nos estudos e olhando para um personagem que vou fazer na última semana”, afirmou Tiago Abravanel. Nem sempre eles possuem um conhecimento profundo sobre a obra daquela pessoa, às vezes, selecionam apenas por admiração. A ideia é descobrir detalhes da vida de cada um que eles desconheciam, para compor da melhor forma o personagem. Ao todo, serão 72 homenageados. “Teremos artistas de todas as gerações, desde a década de 60 até os dias atuais. Teremos ícones pops, enfim, todos os gêneros e hits aparecerão no programa”, contou Cris Gomes.

Tiago Abravanel afirmou que não está em sua zona de conforto neste quadro (Foto: Divulgação)

Fazer pessoas tão conhecidas nacionalmente e internacionalmente acaba sendo um desafio ainda maior. Isto porque, na maioria das vezes, estas personalidades possuem uma base de fãs muito forte o que torna os artistas mais suscetíveis a críticas. “O pior é que todo mundo já viu a melhor versão desta apresentação. Como atores, nós fazemos personagens que nós construímos e aqui estamos tentando chegar o mais próximo possível de alguém que já existiu ou que existe”, exemplificou a atriz e cantora Alessandra Maestrini. De certa forma, este desafio acaba motivando os famosos a dar o melhor de si durante esta uma semana de treinamento. “Isto tem tudo a ver com a minha carreira de cantor, porque gosto de homenagear. Espero que os fãs consigam enxergar um pouco dos artistas em nós”, sugeriu o cantor e ator Mumuzinho. O mais legal, segundo Tiago Abravanel, será conseguir emocionar os fanáticos por cada cantor.

Paulo Ricardo afirmou que a participação no programa está sendo algo diferente na sua vida (Foto: Divulgação)

Os artistas que estão embarcando neste quadro já possuem uma carreira sólida e, de certa forma, acabam se expondo a julgamentos e críticas. Para fazer o Show dos Famosos, eles estão encarando diversas modalidades artísticas que não haviam explorado na sua plenitude. “Com tantos anos de carreira, estou achando uma experiência muito inusitada, principalmente por ter a oportunidade de me aprofundar em cada personalidade e estar do lado de grandes artistas como Sandra de Sá. É um trabalho de ator e de dançarino. Com 20 anos de estrada você acha que já viu tudo, mas o Show dos Famosos me provou que não”, garantiu o cantor Paulo Ricado. De acordo com eles, é preciso sair do papel de celebridade e se tornar uma tela em branco para homenagear quem escolheu.

Sandra de Sá garantiu que não possui uma carreira consolidada ainda e que continua aprendendo (Foto: Divulgação)

Assim como a interpretação será uma dificuldade a parte para Paulo Ricardo, a música é o desafio de Silvero Pereira. A sonoridade é um trabalho muito recente em sua carreira, tendo começado a explorar este lado nos últimos quatro anos. Desde então, o único local que exigiu um potencial vocal maior foi na novela Força do Querer. “Estou descobrindo um lado da melodia como um espaço de discurso e de dramaturgia, tendo noção do que podemos mostrar ao povo através das canções. É muito bom está aqui, poder usar a nossa voz e, principalmente, estando ao lado de pessoas que fizeram parte da minha vida, desde pequeno até agora. É um privilégio”, comentou.

Este trabalho pode parecer mais fácil para os atores Helga Nemeczyk e Tiago Abravanel, que já atuaram em alguns musicais, nos quais precisaram utilizar a voz e a expressão corporal ao mesmo tempo. No entanto, eles garantiram que não estão na sua zona de conforto. “Por ser uma artista de musical pode parecer mais fácil para mim, mas, no teatro, ensaiamos a peça durante três meses. Enquanto isto, no Show dos Famosos, nós temos uma semana para aprender um número, um corpo, um personagem diferente. É um desafio muito grande e tudo isso para representar apenas uma vez, ou seja, se errar improvisa”, comentou Helga.

Helga Nemeczyk é uma artista de musical mas afirmou que o Show não tem nada a ver com a experiência que tem nos palcos (Foto: Divulgação)

Para tentar entender melhor como funciona a dinâmica desta apresentação, os famosos se espelharam muito no que rolou na temporada anterior.  “Ver os nossos colegas na TV, na edição passada, criando e explorando novos horizontes acabou sendo uma inspiração para nós. Quando recebi o convite não tive dúvidas, porque eu queria participar deste projeto”, afirmou Tiago Abravanel, que já participou da Dança dos Famosos.

Apesar dos ensaios ainda não terem começado, o elenco e equipe já estão se preparando para os desafios e dificuldades que esta próxima etapa trará. Os artistas já estão construindo um trabalho de imersão na vida daquelas pessoas. A partir desta construção, muitos profissionais da temporada passada contaram que conseguiram sentir a presença das personalidades que estavam homenageando. “A partir do momento que nos envolvemos com aquele personagem, lendo a história, vendo entrevistas e documentários, inevitavelmente a energia daquela pessoa se aproxima de nós. Além do mais, a música é vibração, tocando em um sentimento e na memória do público. Quando assisti o Ícaro Silva, vencedor da primeira temporada, se apresentando, ele parecia ser outra pessoa”, garantiu Tiago Abravanel. Os treinos começam na semana que vem e vão de terça à sexta. No sábado acontece um passadão para, no domingo, os artistas se apresentarem.

A união dos bastidores do Show dos Famosos

Casa do Show dos Famosos (Foto: Divulgação)

Por trás deste quadro, existe uma equipe gigantesca de figurino, caracterização, coreografia, preparação gestual, preparação vocal e outros para fazer a magia acontecer. Para que o artista possa se apresentar, leva em torno de seis horas, começando pelo cabelo, passando pela caracterização, figurino e, no final, um pequeno aquecimento de voz. As danças continuam sendo feitas pelo diretor de coreografias do Domingão do Faustão, Sylvio Lemgruber, mas o trabalho do Show dos Famosos é completamente diferente do que é feito durante o ano, tanto no trabalho com as dançarinas como o na Dança dos Famosos. Esta distinção tem relação com o fato de toda a equipe trabalhar junta na criação dos passos, seja a galera do gestual como a da luz, do cenário e da orquestra. Além disso, as danças são mais restritas a uma figura, diferentemente da Dança dos Famosos, aonde existe uma liberdade maior. Apesar disso, tem espaço para criação. Sylvio preza pelo livre arbítrio, sendo assim ele acata as opções dadas pelas celebridades. “A coreografia começa pequena, com passos simples sugeridos até mesmo pelos artistas. No entanto, com a minha ajuda acaba se tornando aquele espetáculo grande que vemos na televisão. Para isso, as bailarinas precisam estar em sintonia com o famoso e toda a equipe precisa gostar do que faz”, afirmou.

O trabalho de Sylvio é feito em parceria com turma da preparação gestual. Nesta etapa, o artista aprende a identificar e reproduzir alguns movimentos que são clássicos de determinado cantor, seja uma jogada de cabelo, uma forma de colocar a mão, um gritinho ou uma piscada. “Normalmente, nós tentamos pegar as características mais fortes de cada homenageado, pegando referências de outras épocas e músicas. Simultaneamente, também procuramos observar gestos do próprio famoso que está fazendo a homenagem. A partir disto, precisamos montar ou desmontar aquele artista em relação ao novo”, explicou a preparadora gestual, Cris Moura.

Silvero Pereira possui um contato recente com a música profissionalmente(Foto: Divulgação)

Nesta homenagem, um dos objetivos da equipe é deixar o artista muito parecido fisicamente com a personalidade e isto inclui as roupas e objetos. “O nosso trabalho começa a partir de uma pesquisa e depois este projeto vai para a tecelagem, estamparia, design de jóias e outros. Caprichamos em muitos detalhes para que o figurino fique impecável. Recriar um vestuário de uma época, às vezes, é muito difícil, porque o tecido daquele ano não existe mais, o que nos obriga a mandar fazer”, explicou o figurinista Rogério Figueiredo. Na última temporada, a roupa mais trabalhosa foi a da Cher, porque o prazo era muito curto e foi preciso movimentar uma equipe de mais de 30 pessoas. A qualidade das peças é tão grande que elas acabam indo para um acervo exclusivo da TV Globo, não podendo ser usadas por nenhum outro ator. A eficiência dos bastidores é tamanha que as roupas e caracterização da primeira e da segunda semana já estão praticamente prontas, ou seja, são 18 figurinos montados.

Na caracterização, existe um trabalho ainda maior de pesquisa. A equipe seleciona mais de 300 imagens e destas seleciona apenas duas ou três para ser o espelho desta criação. “Às vezes, temos uma tela que não é tão próxima ao ícone e por isso tentamos aproximar ao máximo. O que os meus efeitos de sombra e luz da maquiagem não conseguem fazer, nós utilizamos o 2D e as próteses para suprir esta necessidade”, contou a caracterizadora titular do projeto, Fabíola Gomez. Para produzir cada artista é preciso de três a quatro horas de preparação com quatro pessoas em volta de cada famoso. Na última temporada, fazer o rosto da Alcione foi a maior dificuldade da galera de caracterização.

Naiara Azevedo vai ter que conciliar a agenda louca de shows com a das gravações (Foto: Divulgação)

A união de todos os profissionais do Show dos Famosos é bem clara e o próprio elenco conseguiu sentir esta atmosfera. “É um privilégio poder estar aqui com pessoas tão competentes e unidas. Cada um, com a sua função, têm uma importância muito grande com o que vamos fazer no palco. Não consigo imaginar a gente fazendo este trabalho sem qualquer uma das pessoas que estão aqui presentes. Se não tivéssemos a galera do gestual e as fonoaudiólogas seria muito difícil”, afirmou Helga e a cantora Naiara Azevedo logo completou: “É um carinho muito grande que esta equipe está dando. Não somos bobos, dá para saber quando realmente somos bem-vindos. Foi assim que me senti quando entrei na casa do Show dos Famosos. Todo mundo aqui é cheio de compromissos e, no meu caso, o meu final de semana é sempre impossível, estou com a agenda de shows fechada desde o ano passado, não tinha como cancelar. Quando falei isto para esta equipe, eles se disponibilizaram para ensaiar comigo em dias alternativos, seguindo o meu horário”.

Pesquisas relacionadas